Ovelhas macho castradas vivem mais tempo. Pode o mesmo acontecer com os homens?

Um novo estudo mostra que as hormonas masculinas representam um papel no envelhecimento de ovinos, o que significa que os animais castrados vivem mais tempo. Agora, cientistas querem perceber se o mesmo aconteceria com os humanos.

Tal como acontece nos humanos, a esperança média de vida dos machos da maioria das espécies tende a ser menor do que a das fêmeas.

As hipóteses para que isso aconteça, pelo menos nos seres humanos, variam desde o estilo de vida — por norma, os homens fumam e bebem mais do que as mulheres — até à teoria de que o estrogénio protege contra certas condições, diminuindo o risco de desenvolver AVC e doenças cardíacas. Mas há ainda a teoria do “cromossoma X não vigiado”, que diz que o menor cromossoma Y masculino é incapaz de “esconder” um cromossoma X que carrega mutações que podem levar a ameaças à saúde.

Agora, um novo estudo, publicado no início do mês de julho na eLife, sugere que pode haver uma forma de diminuir essa diferença na esperança média de vida entre homens e mulheres. Mas terá um preço.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, decidiu investigar um fenómeno há muito conhecido nos ovinos machos, que faz com que vivam mais tempo.

“Tanto agricultores como cientistas sabem, há algum tempo, que os ovinos machos castrados vivem em média muito mais tempo do que os não castrados; no entanto, esta é a primeira vez que alguém analisou o ADN para ver se também envelhece mais lentamente”, disse a principal autora do estudo, Victoria Sugrue, estudante de doutoramento em Anatomia, num comunicado.

Segundo relata o IFL Science, os investigadores começaram por criar um “relógio epigenético”, testando os níveis de metilação do ADN — que é um bom indicador da idade biológica e preditor de mortalidade — de um grande número de ovinos.

De seguida, compararam os níveis de metilação em machos castrados e não castrados e descobriram que o relógio epigenético dos machos castrados é diferente dos não castrados.

“Verificámos que os machos e as fêmeas têm padrões muito diferentes de envelhecimento de ADN nas ovelhas; e que, independentemente de serem machos, os animais castrados tinham características muito femininas em locais específicos do ADN”, disse o coautor do artigo, Tom Hore.

“Curiosamente, os locais mais afetados pela castração também se ligam a recetores de hormonas masculinas em humanos a um ritmo muito maior do que seria de esperar. Isto proporciona uma ligação clara entre castração, hormonas masculinas e diferenças específicas de sexo no envelhecimento do ADN“, explicou.

Posteriormente, a equipa estudou os níveis hormonais e os padrões de ADN nos tecidos de ratos e descobriu que, em locais onde se encontram recetores hormonais masculinos — tais como a pele, rins e cérebro —, havia grandes diferenças nos padrões de envelhecimento do ADN, que não estavam presentes nos tecidos sem recetores hormonais masculinos.

“A maioria dos investigadores utiliza o sangue para medir a idade biológica e nós também o fizemos para as ovelhas. Contudo, não foi no sangue, mas sim na pele, que encontrámos efeitos de envelhecimento específicos do sexo no ADN das ovelhas”, disse Hore.

Embora esta investigação seja interessante e aumente a nossa compreensão do efeito das hormonas masculinas no envelhecimento, ainda são necessárias mais investigações para determinar se o mesmo efeito pode ser visto nos seres humanos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …