As ovelhas conseguem reconhecer e distinguir rostos humanos

Cientistas da Universidade de Cambridge descobriram que as ovelhas têm uma capacidade muito desenvolvida para reconhecer rostos humanos e até podem ser treinadas para reconhecer celebridades.

Não era desconhecido que as ovelhas conseguiam reconhecer as caras de quem as trata. No entanto, um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, vai mais longe e mostra que mostra que esta capacidade é comparável à dos macacos e dos humanos, podendo estes animais ser treinados para reconhecer outros rostos.

A equipa de cientistas, liderada pela investigadora Jennifer Morton, conseguiu treinar oito ovelhas para reconhecerem a cara de quatro celebridades.

A jornalista Fiona Bruce, os atores Jake Gyllenhaal e Emma Watson e o ex-presidente dos EUA, Barack Obama foram as caras escolhidas. “Escolhemos essas pessoas porque havia muitas imagens delas disponíveis on-line, de frente e em diferentes ângulos”, explicou Jennifer Morton à AFP.

“Também as escolhemos porque tínhamos a certeza de que as nossas ovelhas nunca tinham conhecido pessoalmente nenhuma destas personalidades”, explicou, em tom de brincadeira, a investigadora.

Inicialmente, sempre que as ovelhas escolhiam um painel com a cara de um figura pública, em vez de um painel sem qualquer imagem, era-lhes dada uma recompensa alimentar.

Depois, a cada animal eram mostrados dois rostos, sendo um deles o da figura pública. Se escolhessem, aproximando-se, a imagem correta, recebiam também uma recompensa. Mais tarde, mesmo sem recompensa, acertaram na figura conhecida 80% das vezes.

Sem qualquer treino prévio, as ovelhas mostraram ainda ser capazes de reconhecer a cara de qualquer pessoa que passasse com elas mais do que duas horas, com a particularidade de observarem duas vezes a imagem do rosto não familiar antes de se decidirem pelo familiar.

E se, inicialmente, a fotografia mostrava os sujeitos de frente, numa outra fase o desafio era ver se as ovelhas reconheciam o mesmo rosto mas de outro ângulo. Como era de esperar, a taxa de sucesso caiu, mas apenas 15 por cento.

O estudo, publicado no jornal Royal Society: Open Science, faz parte de uma investigação mais alargada sobre as capacidades cognitivas das ovelhas, cujo tamanho do cérebro e longevidade as torna num bom modelo para estudar doenças neurodegenerativas.

Entre estas, inclui-se a doença de Huntington, que afeta a coordenação motora, o humor, a personalidade e a memória, além de outros sintomas como a dificuldade de reconhecer expressões faciais de emoção. A doença é incurável, leva frequentemente à morte prematura, e provoca dificuldades de discurso, deglutição e locomoção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

João Almeida segura camisola rosa (e ganha tempo à concorrência)

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) reforçou esta terça-feira a camisola rosa, numa 16.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta ganha pelo esloveno Jan Tratnik (Bahrain-McLaren), resistente da fuga do dia. Tratnik, de 30 anos, cortou …

Trump refere-se a Fauci como "um desastre" e acusa-o de ser "idiota"

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que o principal rosto do combate à pandemia no governo, o imunologista Anthony Fauci, é um "desastre" e possivelmente um "idiota", numa altura em que o …

Estado condenado a indemnizar cidadão romeno por tratamento desumano

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado português ao pagamento de 14 mil euros por tratamento desumano do cidadão romeno Lonuţ-Marian Bădulescu, durante a detenção deste na cadeia do Porto. Numa decisão esta …

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …