Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Daniil Nenashev / World Bank

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia.

Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria pecuária. No entanto, nos casos em que isso não acontece, as fêmeas acasalam com vários parceiros durante o período fértil, e muito mais frequentemente com os carneiros dominantes.

De acordo com o site IFLScience, uma equipa de cientistas tentou perceber o que fariam as ovelhas se fossem livres para fazer as suas próprias escolhas. Para isso, os investigadores amarraram carneiros dominantes e subordinados em extremidades opostas de um campo.

Os animais tinham corda suficiente para não impedir o acasalamento com as fêmeas que se aproximavam deles, mas não o suficiente para afirmar a sua influência sobre todo o campo.

De seguida, os cientistas induziram o ciclo estral em 28 ovelhas, usando esponjas impregnadas de progestagénio, e soltaram-nas no campo, sete de cada vez, dando-lhes a liberdade de passar o seu tempo como bem entendessem.

Segundo o mesmo site, as ovelhas em questão preferiram sempre os carneiros subordinados e um quarto delas evitava deixar o macho dominante acasalar-se inteiramente com elas.

Estudos anteriores tinham produzido resultados totalmente opostos, embora estes tivessem sido feitos com carneiros que não estavam presos, ou seja, o que levanta a possibilidade de terem coagido as fêmeas.

Se a dominância for hereditária, ter crias do macho dominante deverá ser a forma mais eficaz de garantir netos fora das raras circunstâncias do estudo. Isso, no entanto, ignora a importância da saúde do rebanho.

Se as ovelhas desenvolveram uma preferência por carneiros subordinados, de forma a que acasalem com eles quando surja a oportunidade, isso deverá aumentar a diversidade genética do rebanho e, portanto, a sobrevivência de todos, explica o IFLScience.

Os machos subordinados também têm menos probabilidade de esgotar o seu esperma, tal como acontece quase sempre com os machos dominantes, o que poderá torná-los um melhor partido quando se trata de reproduzir.

O estudo foi publicado, a 23 de março, na revista científica Applied Animal Behavioral Science.

ZAP ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e Johnson & Johnson (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …

O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá lugar acesso direto à Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na …

"Crise de saúde global". Biden apoia levantamento das patentes das vacinas (e UE segue o exemplo)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou a proposta da Organização Mundial do Comércio (OMC) para renunciar às proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a covid-19. "Esta é uma crise de saúde global …

-

Confrontos entre polícia e adeptos em Alvalade. PSP avança com participação ao MP

A chegada da equipa do Sporting ao estádio de Alvalade ficou marcada por confrontos entre vários adeptos e a polícia. A PSP já anunciou que vai fazer uma participação ao Ministério Público. Depois da vitória por …

Centeno pressiona Costa: 6 mil milhões de medidas temporárias devem ser revertidos

Esta quinta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, avisou que "não podemos querer manter no futuro medidas que foram criadas para serem temporárias". As medidas cíclicas e temporárias adotadas no ano passado para responder …

Apoio ao aumento do salário mínimo "vale 84,5 euros por posto de trabalho"

O ministro da Economia explicou que o apoio ao aumento do salário mínimo, que só vai acontecer em 2021 e que custará cerca de 60 milhões de euros ao Estado, corresponde a 84,5 euros por …

Estádio Sp. Braga

Afinal, o Sporting de Braga é mais antigo do que se pensava

Uma investigação de dois sócios do Sporting de Braga descobriu documentos que os levam a concluir que o clube, a comemorar este ano o seu centenário, foi fundado em 1919 e não em 1921. A polémica …

"Espetáculo deplorável". Imigrantes realojados no Zmar de madrugada com forte efetivo policial

Cerca de 50 imigrantes que trabalham na agricultura em Odemira foram realojados durante a noite no complexo turístico Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo o …