Ouvir esta música tem o mesmo efeito do que tomar um calmante

Um estudo demonstrou que ouvir a “música mais relaxante do mundo” antes de uma operação tem o mesmo efeito que tomar um ansiolítico – drogas usadas para diminuir a ansiedade e a tensão, com um efeito calmante.

Os pacientes submetidos à investigação na Universidade da Pensilvânia dividiram-se em dois grupos. Enquanto recebiam anestesia para adormecer uma parte do corpo antes de uma cirurgia, uns tomaram midazolam – uma benzodiazepina usada como ansiolítico -, e os outros ouviram durante três minutos o tema musical “Weightless“, de Marconi Union.

O estudo, que foi publicado a semana passada na revista BMJ Journal, mostra que a música reduz a ansiedade em 65% e os níveis fisiológicos habituais em repouso em 53% – percentagens semelhantes aos obtidos após a toma de um ansiolítico. A música funcionou como um bom sedativo no estudo de 157 pessoas, embora os pacientes tenham dito que prefeririam escolher a sua própria música.

O grupo britânico escreveu o tema em 2012 especificamente para reduzir a ansiedade, a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Para completar a missão de criar esta música com êxito, incorporaram várias teorias científicas e trabalharam com terapeutas durante o seu processo de gravação.

“Tem sido fascinante trabalhar com terapeutas para saber como e por que certos sons afetam o estado de ânimo das pessoas. Sempre acreditei no poder da música”, disse Richard Talbot, membro da banda, ao The Independent.

A música é tão eficaz que é até considerado perigoso ouvi-la enquanto se conduz. De acordo com Mindlab International, o grupo que realizou a investigação, o poder da melodia do grupo britânico é muito maior que todas as canções que experimentaram até hoje, e em 2016, foi considerada a música mais relaxante do mundo.

Em “Weightless”, aparecem melodias suaves criadas por sintetizador, assim como partes instrumentais compostas com piano, guitarra e mostras eletrónica de paisagens sonoras musicais.

Agora, os investigadores da Universidade da Pensilvânia querem verificar se o tipo de música e se a forma como é tocada faz diferença nos resultados dos pacientes.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Caro leitor,
      O propósito do ZAP é dar noticias, não passar playlists 🙂
      Há um link para a música na palavra “Weightless” – no segundo parágrafo.

      • Teria piada o Eu! partilhar aqui em notícia redigida pelo ZAP a sua playlist. Ia ouvi-la com algum receio. Poderá ser da música que ele ficou assim?!

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …