Neurocientista descobriu as 10 músicas mais relaxantes do mundo

Um estudo de um laboratório de neurociência britânico revelou 10 músicas que reduzem em até 65% os níveis de stress e a ansiedade.

Que a música possui poder de relaxar, aumentar o bem estar e até de curar algumas maleitas, não há dúvida. A musicoterapia e outros tratamentos envolvendo música e som já mostraram a sua eficácia e são cada vez mais utilizados.

É claro que tal efeito está directamente ligado ao gosto pessoal de quem ouve – ou, ao menos, era o que se pensava até agora.

Segundo um novo estudo, é possível identificar músicas que tenham o mesmo efeito relaxante independentemente do gosto de quem as ouve.

O estudo, desenvolvido pelo laboratório de neurociência MindLab e liderado por David Lewis-Hodgson, psicólogo britânico especialista em stress, identificou mesmo “a música mais relaxante de todas”, que reduziu em até 65% o nível de ansiedade dos envolvidos.

O teste foi conduzido com participantes, durante e após tentativas de resolver puzzles difíceis, problemas matemáticos ou enigmas, concebidos  para elevar o nível de stress e ansiedade.

O efeito da música sobre esse estado foi medido através da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório.

“Uma música em particular, Weightless, conseguiu induzir um estado de relaxamento muito maior do que qualquer outra música”, diz Lewis-Hodgson, citado pela Inc.

O resultado pode parecer falível, mas curiosamente a melodia eleita como a mais relaxante do mundo foi criada pelos Marconi Union, em parceria precisamente com terapeutas sonoros, para suscitar esse efeito de relaxamento –  informação que não tinha sido previamente partilhada com os participantes do estudo.

Ainda assim, talvez os mais aguerridos fãs de música considerem a lista seja questionável. Na realidade, as “10 musicas mais relaxantes do mundo” são tão suavezinhas que podem levar um amante de rock, por exemplo, a um intenso estado de ansiedade.

Ouça as músicas no Spotify, ou veja-as no YouTube seguindo a lista abaixo, e avalie por si.

  1. Weightless, de Marconi Union
  2. Electra, de Airstream
  3. Mellomaniac (Chill Out Mix), de DJ Shah
  4. Watermark, de Enya
  5. Strawberry Swing, de Coldplay
  6. Please Don’t Go, de Barcelona
  7. Pure Shores, de All Saints
  8. Someone Like You, de Adele
  9. Canzonetta Sull’aria, de Mozart
  10. We Can Fly, de Rue du Soleil (Café Del Mar)

Um aviso: não é recomendável conduzir a ouvir estas músicas – que são muito bem capazes de deixar o condutor a dormir.

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …