Neurocientista descobriu as 10 músicas mais relaxantes do mundo

Um estudo de um laboratório de neurociência britânico revelou 10 músicas que reduzem em até 65% os níveis de stress e a ansiedade.

Que a música possui poder de relaxar, aumentar o bem estar e até de curar algumas maleitas, não há dúvida. A musicoterapia e outros tratamentos envolvendo música e som já mostraram a sua eficácia e são cada vez mais utilizados.

É claro que tal efeito está directamente ligado ao gosto pessoal de quem ouve – ou, ao menos, era o que se pensava até agora.

Segundo um novo estudo, é possível identificar músicas que tenham o mesmo efeito relaxante independentemente do gosto de quem as ouve.

O estudo, desenvolvido pelo laboratório de neurociência MindLab e liderado por David Lewis-Hodgson, psicólogo britânico especialista em stress, identificou mesmo “a música mais relaxante de todas”, que reduziu em até 65% o nível de ansiedade dos envolvidos.

O teste foi conduzido com participantes, durante e após tentativas de resolver puzzles difíceis, problemas matemáticos ou enigmas, concebidos  para elevar o nível de stress e ansiedade.

O efeito da música sobre esse estado foi medido através da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório.

“Uma música em particular, Weightless, conseguiu induzir um estado de relaxamento muito maior do que qualquer outra música”, diz Lewis-Hodgson, citado pela Inc.

O resultado pode parecer falível, mas curiosamente a melodia eleita como a mais relaxante do mundo foi criada pelos Marconi Union, em parceria precisamente com terapeutas sonoros, para suscitar esse efeito de relaxamento –  informação que não tinha sido previamente partilhada com os participantes do estudo.

Ainda assim, talvez os mais aguerridos fãs de música considerem a lista seja questionável. Na realidade, as “10 musicas mais relaxantes do mundo” são tão suavezinhas que podem levar um amante de rock, por exemplo, a um intenso estado de ansiedade.

Ouça as músicas no Spotify, ou veja-as no YouTube seguindo a lista abaixo, e avalie por si.

  1. Weightless, de Marconi Union
  2. Electra, de Airstream
  3. Mellomaniac (Chill Out Mix), de DJ Shah
  4. Watermark, de Enya
  5. Strawberry Swing, de Coldplay
  6. Please Don’t Go, de Barcelona
  7. Pure Shores, de All Saints
  8. Someone Like You, de Adele
  9. Canzonetta Sull’aria, de Mozart
  10. We Can Fly, de Rue du Soleil (Café Del Mar)

Um aviso: não é recomendável conduzir a ouvir estas músicas – que são muito bem capazes de deixar o condutor a dormir.

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …