Neurocientista descobriu as 10 músicas mais relaxantes do mundo

Um estudo de um laboratório de neurociência britânico revelou 10 músicas que reduzem em até 65% os níveis de stress e a ansiedade.

Que a música possui poder de relaxar, aumentar o bem estar e até de curar algumas maleitas, não há dúvida. A musicoterapia e outros tratamentos envolvendo música e som já mostraram a sua eficácia e são cada vez mais utilizados.

É claro que tal efeito está directamente ligado ao gosto pessoal de quem ouve – ou, ao menos, era o que se pensava até agora.

Segundo um novo estudo, é possível identificar músicas que tenham o mesmo efeito relaxante independentemente do gosto de quem as ouve.

O estudo, desenvolvido pelo laboratório de neurociência MindLab e liderado por David Lewis-Hodgson, psicólogo britânico especialista em stress, identificou mesmo “a música mais relaxante de todas”, que reduziu em até 65% o nível de ansiedade dos envolvidos.

O teste foi conduzido com participantes, durante e após tentativas de resolver puzzles difíceis, problemas matemáticos ou enigmas, concebidos  para elevar o nível de stress e ansiedade.

O efeito da música sobre esse estado foi medido através da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório.

“Uma música em particular, Weightless, conseguiu induzir um estado de relaxamento muito maior do que qualquer outra música”, diz Lewis-Hodgson, citado pela Inc.

O resultado pode parecer falível, mas curiosamente a melodia eleita como a mais relaxante do mundo foi criada pelos Marconi Union, em parceria precisamente com terapeutas sonoros, para suscitar esse efeito de relaxamento –  informação que não tinha sido previamente partilhada com os participantes do estudo.

Ainda assim, talvez os mais aguerridos fãs de música considerem a lista seja questionável. Na realidade, as “10 musicas mais relaxantes do mundo” são tão suavezinhas que podem levar um amante de rock, por exemplo, a um intenso estado de ansiedade.

Ouça as músicas no Spotify, ou veja-as no YouTube seguindo a lista abaixo, e avalie por si.

  1. Weightless, de Marconi Union
  2. Electra, de Airstream
  3. Mellomaniac (Chill Out Mix), de DJ Shah
  4. Watermark, de Enya
  5. Strawberry Swing, de Coldplay
  6. Please Don’t Go, de Barcelona
  7. Pure Shores, de All Saints
  8. Someone Like You, de Adele
  9. Canzonetta Sull’aria, de Mozart
  10. We Can Fly, de Rue du Soleil (Café Del Mar)

Um aviso: não é recomendável conduzir a ouvir estas músicas – que são muito bem capazes de deixar o condutor a dormir.

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …