Neurocientista descobriu as 10 músicas mais relaxantes do mundo

Um estudo de um laboratório de neurociência britânico revelou 10 músicas que reduzem em até 65% os níveis de stress e a ansiedade.

Que a música possui poder de relaxar, aumentar o bem estar e até de curar algumas maleitas, não há dúvida. A musicoterapia e outros tratamentos envolvendo música e som já mostraram a sua eficácia e são cada vez mais utilizados.

É claro que tal efeito está directamente ligado ao gosto pessoal de quem ouve – ou, ao menos, era o que se pensava até agora.

Segundo um novo estudo, é possível identificar músicas que tenham o mesmo efeito relaxante independentemente do gosto de quem as ouve.

O estudo, desenvolvido pelo laboratório de neurociência MindLab e liderado por David Lewis-Hodgson, psicólogo britânico especialista em stress, identificou mesmo “a música mais relaxante de todas”, que reduziu em até 65% o nível de ansiedade dos envolvidos.

O teste foi conduzido com participantes, durante e após tentativas de resolver puzzles difíceis, problemas matemáticos ou enigmas, concebidos  para elevar o nível de stress e ansiedade.

O efeito da música sobre esse estado foi medido através da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório.

“Uma música em particular, Weightless, conseguiu induzir um estado de relaxamento muito maior do que qualquer outra música”, diz Lewis-Hodgson, citado pela Inc.

O resultado pode parecer falível, mas curiosamente a melodia eleita como a mais relaxante do mundo foi criada pelos Marconi Union, em parceria precisamente com terapeutas sonoros, para suscitar esse efeito de relaxamento –  informação que não tinha sido previamente partilhada com os participantes do estudo.

Ainda assim, talvez os mais aguerridos fãs de música considerem a lista seja questionável. Na realidade, as “10 musicas mais relaxantes do mundo” são tão suavezinhas que podem levar um amante de rock, por exemplo, a um intenso estado de ansiedade.

Ouça as músicas no Spotify, ou veja-as no YouTube seguindo a lista abaixo, e avalie por si.

  1. Weightless, de Marconi Union
  2. Electra, de Airstream
  3. Mellomaniac (Chill Out Mix), de DJ Shah
  4. Watermark, de Enya
  5. Strawberry Swing, de Coldplay
  6. Please Don’t Go, de Barcelona
  7. Pure Shores, de All Saints
  8. Someone Like You, de Adele
  9. Canzonetta Sull’aria, de Mozart
  10. We Can Fly, de Rue du Soleil (Café Del Mar)

Um aviso: não é recomendável conduzir a ouvir estas músicas – que são muito bem capazes de deixar o condutor a dormir.

PARTILHAR

RESPONDER

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …