Neurocientista descobriu as 10 músicas mais relaxantes do mundo

Um estudo de um laboratório de neurociência britânico revelou 10 músicas que reduzem em até 65% os níveis de stress e a ansiedade.

Que a música possui poder de relaxar, aumentar o bem estar e até de curar algumas maleitas, não há dúvida. A musicoterapia e outros tratamentos envolvendo música e som já mostraram a sua eficácia e são cada vez mais utilizados.

É claro que tal efeito está directamente ligado ao gosto pessoal de quem ouve – ou, ao menos, era o que se pensava até agora.

Segundo um novo estudo, é possível identificar músicas que tenham o mesmo efeito relaxante independentemente do gosto de quem as ouve.

O estudo, desenvolvido pelo laboratório de neurociência MindLab e liderado por David Lewis-Hodgson, psicólogo britânico especialista em stress, identificou mesmo “a música mais relaxante de todas”, que reduziu em até 65% o nível de ansiedade dos envolvidos.

O teste foi conduzido com participantes, durante e após tentativas de resolver puzzles difíceis, problemas matemáticos ou enigmas, concebidos  para elevar o nível de stress e ansiedade.

O efeito da música sobre esse estado foi medido através da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório.

“Uma música em particular, Weightless, conseguiu induzir um estado de relaxamento muito maior do que qualquer outra música”, diz Lewis-Hodgson, citado pela Inc.

O resultado pode parecer falível, mas curiosamente a melodia eleita como a mais relaxante do mundo foi criada pelos Marconi Union, em parceria precisamente com terapeutas sonoros, para suscitar esse efeito de relaxamento –  informação que não tinha sido previamente partilhada com os participantes do estudo.

Ainda assim, talvez os mais aguerridos fãs de música considerem a lista seja questionável. Na realidade, as “10 musicas mais relaxantes do mundo” são tão suavezinhas que podem levar um amante de rock, por exemplo, a um intenso estado de ansiedade.

Ouça as músicas no Spotify, ou veja-as no YouTube seguindo a lista abaixo, e avalie por si.

  1. Weightless, de Marconi Union
  2. Electra, de Airstream
  3. Mellomaniac (Chill Out Mix), de DJ Shah
  4. Watermark, de Enya
  5. Strawberry Swing, de Coldplay
  6. Please Don’t Go, de Barcelona
  7. Pure Shores, de All Saints
  8. Someone Like You, de Adele
  9. Canzonetta Sull’aria, de Mozart
  10. We Can Fly, de Rue du Soleil (Café Del Mar)

Um aviso: não é recomendável conduzir a ouvir estas músicas – que são muito bem capazes de deixar o condutor a dormir.

PARTILHAR

RESPONDER

SPD vence legislativas na Alemanha com pequena margem - mas a CDU quer liderar o governo

Depois das projecções iniciais apontarem um empate, os sociais-democratas do SPD conseguiram garantir a vitória nas legislativas enquanto que a CDU obteve o seu pior resultado de sempre. Arranca agora um processo de negociações que …

Treinador de Florentino Luís: "7 jogos, 7 derrotas. Mas não sei se somos tão maus"

Michel admite insegurança e nervos, num Getafe que ocupa o último lugar no campeonato espanhol. Florentino acha que é "uma questão de tempo". Valência, Sevilha, Barcelona, Elche, Rayo Vallecano, Atlético de Madrid e Betis: os sete …

Cancela Moura demite-se da concelhia do PSD após derrota em Gaia

O candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM Cancela Moura à Câmara de Gaia, conquistada no domingo pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, apresentou a renúncia ao mandato na concelhia do PSD e vai propor eleições “para dar a …

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …