Ricardo tirou as luvas para ser herói (mas não foi o que estão a pensar)

Varzim SC / Facebook

Ricardo Nunes, Varzim SC

O guarda-redes Ricardo Nunes pôs, este domingo, fim à carreira, para tentar “salvar” o seu Varzim SC, candidatando-se à presidência do clube. Serão as redes de Ricardo suficientes para resgatar os Lobos do Mar do naufrágio?

Quando se ouve falar em “Ricardo”, “herói” e “tirar luvas” o pensamento é um: Euro 2004. Só que, desta vez, não é desse Ricardo que se fala.

outro Ricardo herói que acaba de tirar as luvas para “defender” os seus.

Neste artigo, o herói é Ricardo Nunes.

Dentro de campo, foi um dos protagonistas da histórica Taça de Portugal conquistada pela Académica, em 2012; mas foi fora dele que alcançou a melhor defesa da sua vida, ao travar um cancro, em 2019.

Ricardo – àquela data no GD Chaves – foi forçado a interromper a carreira.

Sem desistir e sempre com a bravura e resiliência que caracterizam um poveiro, o guardião conseguiu voltar aos relvados; e, passado uns meses, voltou mesmo à Póvoa, para representar o clube de coração.

O naufrágio dos Lobos do Mar

Lobos do Mar… “quem vos vê não vai acreditar”… Haverá “redes” que vos salvem?

O histórico Varzim Sport Clube atravessa um dos momentos mais delicados da sua história. Após largos anos na Segunda Liga, o clube foi despromovido para a Liga 3, em 2021/22.

Fustigado por dificuldades financeiras e muita instabilidade no “leme”, os Lobos do Mar veem-se com muitas dificuldades em “voltar à tona”.

Este domingo, em jogo a contar para a 8.ª jornada da fase de subida da Liga 3, frente ao Lusitânia de Lourosa, os jogadores do Varzim protestaram devido aos salários em atraso, tendo ficado imobilizados no primeiro minuto de jogo.

Os poveiros acabaram por vencer 4-3, mas o que marcou o jogo foi a “última dança” do capitão Ricardo Nunes, aos 41 anos.

O guarda-redes, natural da Póvoa de Varzim, “tirou as luvas”, ao fim de mais de 30 anos, para se candidatar à presidência do clube e tentar resgatá-lo.

No final do encontro, os Alvi-Negros homenagearam aquela que é uma das maiores figuras da história do clube.

No discurso, ainda antes de anunciar que iria ser candidato à presidência, Ricardo disse, entre-linhas, que “o Varzim é governável…” e forma grandes homens e jogadores: “Foi aqui que eu cresci, foi aqui que eu me fiz homem, foi aqui que eu aprendi tudo o que sei (…) o meu muito obrigado”.

“Serei eternamente grato a este clube (…) Agradeço muito ao Varzim e ao Varzim eu devo muito. Por isso, hoje é dia de anunciar aqui que me vou candidatar à presidência do Varzim”, disse Ricardo, para euforia dos apetos varzinistas.

“Isto é difícil, é para duros, mas nós conseguimos!“, garantiu o candidato, apelando a que nenhum adepto desista do Varzim, antes de terminar o discurso com um grito de ordem: Viva o Varzim, viva!

Ricardo Nunes jogou, ao longo da sua carreira, no GD Fradelos, na União de Leiria, na Académica, no FC Porto, no Vitória “de Setúbal”, no Desportivo de Chaves, e – claro – no seu Varzim onde fez 166 jogos e… marcou dois golos.

O Varzim é, neste momento, o sexto classificado da “liguilha de subida” da Liga 3. A seis jornadas do fim, os Lobos do Mar estão a sete pontos dos lugares que lhe permitem disputar a subida ao segundo escalão do futebol português

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Liga 3 (@liga3fpf)

O histórico da Póvoa tem 21 presenças na Primeira Liga – a última em 2002/03.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.