O outono chegou e traz aguaceiros. Mas o calor ainda pode aparecer em outubro

O outono começou oficialmente às 8h50 desta segunda-feira. Este é o dia do equinócio, a data em que, segundo o saber popular, o dia e a noite têm a mesma duração.

A data que assinala o início do outono costuma ser sinal de que é preciso tirar os casacos dos armários e ir buscar os guarda-chuvas, mas este ano pode não ser exatamente assim.

Para esta segunda-feira, as previsões dão conta de que o céu estará muito nublado todo o dia, em todo o país. Mas chuva chegará apenas à região do Minho. Já na terça-feira, dia 24, os aguaceiros atingirão o resto do país.

“Para amanhã [terça-feira] temos a passagem de uma superfície frontal com períodos de chuva nas regiões do norte e centro mais frequente e intensa no Minho e Douro litoral, passando depois a regime de aguaceiros fracos a partir do meio da manhã e pouco frequentes durante a tarde”, explicou à agência Lusa o meteorologista do IPMA Bruno Café. No sul também deverá chover, mas apenas a norte do Baixo Alentejo, passando depois a “aguaceiros fracos pouco frequentes”.

Mas apesar de serem esperados alguns aguaceiros, o IPMA explica que os valores de precipitação esperados para esta semana são “abaixo do normal, praticamente para todo o território”. E o mesmo se aplica à semana seguinte.

“Em relação às temperaturas, está prevista para hoje [segunda-feira] uma descida da temperatura mínima. As mínimas vão rondar os 10 a 16 graus, sendo mais baixas no interior, onde deverão rondar os 8 a 10 graus”, afirmou o meteorologista Bruno Café. “Vamos ter temperaturas entre os 20 e os 27 graus (as mais elevadas no Alentejo e Santarém). Para amanhã [terça-feira] descem um bocadinho”, disse.

Embora as regiões do litoral oeste tenham temperaturas “abaixo do normal” ao longo deste semana, o interior contrariará esta tendência. De acordo com o IPMA, esperam-se temperaturas “acima do normal para alguns locais do interior do Baixo Alentejo e sotavento Algarvio”, bem como “para as regiões do interior” no geral, até 13 de outubro.

O mês de outubro deverá ser “ligeiramente mais seco e mais quente do que a média”, como explicou a meteorologista Ângela Lourenço ao Diário de Notícias.

Ao Público, a cientista do IPMA, Vanda Pires, aponta que a tendência dos outonos em Portugal tem sido a de “valores elevados de temperatura com ocorrências de ondas de calor”, numa espécie de “prolongamento do verão” que toma conta do outono.

O outono prolongar-se-á até ao dia 22 de dezembro, altura em que ocorrerá o solstício de inverno.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …