Ouro vermelho. A especiaria mais cara do mundo vale mais que o verdadeiro

O título de “especiaria mais cara do mundo” vai para o açafrão, uma substância tão valiosa que é frequentemente chamada de “ouro vermelho”.

Extraído do estigma da flor de açafrão, ou Crocus sativus, o açafrão é conhecido pelo seu sabor, aroma e cor únicos.

O seu elevado custo, que lhe valeu o nome de “ouro vermelho”, deve-se ao processo de colheita intensivo em mão-de-obra: cada flor de açafrão produz apenas três estigmas, que têm que ser colhidos à mão.

Um único quilo de açafrão requer até 75 000 flores — um enorme desafio, explica o IFLS, dado que o apenas floresce durante algumas semanas por ano e em regiões específicas.

Os estigmas colhidos são delicados e requerem um manuseamento meticuloso durante o processo de secagem. São colocados em tabuleiros e secos sobre fogueiras de carvão em combustão lenta, aumentando o custo global devido ao tempo e cuidado envolvidos.

O açafrão tem um valor de mercado entre os 4.200 e os 21.000 euros por quilo — um valor tão apetecível que abre caminho à produção de versões contrafeitas que chegam ao mercado bastante mais baratas — mas sem o sabor mágico do original.

O açafrão contrafeito pode ser na realidade quase tudo: de seda de milho tingida até fibras de beterraba. É também frequentemente adulterado com substâncias como açafrão-da-índia, casca ou pimentão.

O açafrão autêntico distingue-se pelo seu aroma inconfundível, uma característica rigorosamente mantida durante todo o processo de produção. Os estigmas abaixo do padrão mínimo de qualidade são filtrados para garantir que apenas a mais alta qualidade chegue ao mercado.

Devido ao seu aroma e sabor únicos, o açafrão é um ingrediente muito procurado em inúmeros pratos, de receitas à base de arroz até a sobremesas. Apesar do seu elevado preço, uma pequena quantidade dá normalmente um sabor especial a qualquer prato, o que o torna um ingrediente versátil e eficaz.

Embora caro, o sabor rico e terroso do açafrão e as suas qualidades estéticas — que melhoram o apelo visual de qualquer prato — tornam-no um elemento valorizado nas cozinhas de todo o mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.