Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Idade do Gelo

Jacek Bednarczyk / PAP

Falanges da criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polónia. Análises posteriores revelaram pertencerem a uma criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante.

Apesar de as ossadas terem sido recuperadas há já alguns anos, somente agora é que os cientistas perceberam que se tratavam de ossadas humanas. A dúvida persistia entre os investigadores pois este conjunto de ossos humanos tinha sido encontrado junto de ossos de animais.

A equipa de investigadores encontrava-se a realizar uma análise laboratorial ao conjunto de ossos quando se deparou com duas pequenas falanges  – ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados.

Neste caso as falanges correspondiam aos dedos das mãos e tinham cerca de 1 centímetro de comprimento, pertencendo a uma criança que teria entre cinco e sete anos de idade. As falanges da criança foram encontradas na caverna Ciemna, onde existem escavações em estudo há décadas.

Os investigadores determinaram ainda que as ossadas encontradas na Polónia tinham cerca de 115 mil anos de idade, tornando-as nas ossadas mais antigas alguma vez encontradas na Polónia.

A investigação foi liderada pelos antropólogos Anita Szczepanek, da Universidade Jagiellonian, na Polónia, e Erik Trinkaus, da Universidade de Washington, nos EUA.

De acordo com a CNN, durante os exames a dupla detetou que os ossos encontrados estavam cobertos com dezenas de buracos o que criava uma superfície muito porosa – detalhe muito revelador para a investigação.

“As análises mostram que este é o resultado da passagem pelo sistema digestivo de uma ave grande, o primeiro exemplo conhecido da Idade do Gelo”, explicou o arqueólogo  Pawell Valde-Nowak, um dos membros da equipa que conduziu o estudo e professor no Instituto de Arqueologia da Universidade Jagiellonian.

Segundo presumem os investigadores, a ave poderá ter atacado e consumido parcialmente a criança ou apenas ter-se alimentado dela depois de a criança ter morrido. Apesar da tentativa, a análise ao ADN das falanges será impossível de realizar pois os ossos encontram-se mal preservados.

O trabalho de investigação criado à volta das ossos será publicado no final deste ano no Jornal de Arqueologia Paleolítica.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “a ave poderá ter atacado e consumido parcialmente a criança ou apenas ter-se alimentado dela depois de a criança ter morrido”. Como é que esta frase pode coabitar com o título sensacionalista: “criança neandertal devorada por pássaro gigante”??? Devorou a criança e comeu só uma mão? Fantástico! Deve ter vomitado o resto. Definitivamente a ave rara não gosta de carnes jovens (talvez por causa do ácido úrico) e antes prefere carnes velhas (tipo chanfana de cabra)!!!

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …