Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Idade do Gelo

Jacek Bednarczyk / PAP

Falanges da criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polónia. Análises posteriores revelaram pertencerem a uma criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante.

Apesar de as ossadas terem sido recuperadas há já alguns anos, somente agora é que os cientistas perceberam que se tratavam de ossadas humanas. A dúvida persistia entre os investigadores pois este conjunto de ossos humanos tinha sido encontrado junto de ossos de animais.

A equipa de investigadores encontrava-se a realizar uma análise laboratorial ao conjunto de ossos quando se deparou com duas pequenas falanges  – ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados.

Neste caso as falanges correspondiam aos dedos das mãos e tinham cerca de 1 centímetro de comprimento, pertencendo a uma criança que teria entre cinco e sete anos de idade. As falanges da criança foram encontradas na caverna Ciemna, onde existem escavações em estudo há décadas.

Os investigadores determinaram ainda que as ossadas encontradas na Polónia tinham cerca de 115 mil anos de idade, tornando-as nas ossadas mais antigas alguma vez encontradas na Polónia.

A investigação foi liderada pelos antropólogos Anita Szczepanek, da Universidade Jagiellonian, na Polónia, e Erik Trinkaus, da Universidade de Washington, nos EUA.

De acordo com a CNN, durante os exames a dupla detetou que os ossos encontrados estavam cobertos com dezenas de buracos o que criava uma superfície muito porosa – detalhe muito revelador para a investigação.

“As análises mostram que este é o resultado da passagem pelo sistema digestivo de uma ave grande, o primeiro exemplo conhecido da Idade do Gelo”, explicou o arqueólogo  Pawell Valde-Nowak, um dos membros da equipa que conduziu o estudo e professor no Instituto de Arqueologia da Universidade Jagiellonian.

Segundo presumem os investigadores, a ave poderá ter atacado e consumido parcialmente a criança ou apenas ter-se alimentado dela depois de a criança ter morrido. Apesar da tentativa, a análise ao ADN das falanges será impossível de realizar pois os ossos encontram-se mal preservados.

O trabalho de investigação criado à volta das ossos será publicado no final deste ano no Jornal de Arqueologia Paleolítica.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “a ave poderá ter atacado e consumido parcialmente a criança ou apenas ter-se alimentado dela depois de a criança ter morrido”. Como é que esta frase pode coabitar com o título sensacionalista: “criança neandertal devorada por pássaro gigante”??? Devorou a criança e comeu só uma mão? Fantástico! Deve ter vomitado o resto. Definitivamente a ave rara não gosta de carnes jovens (talvez por causa do ácido úrico) e antes prefere carnes velhas (tipo chanfana de cabra)!!!

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …