A poucas horas dos Óscares, estátua de Weinstein de roupão surge em Hollywood

Eugene Garcia / EPA

Uma estátua de Harvey Weinstein, sentado num sofá, vestido apenas com um roupão e com um Óscar na mão, foi colocada temporariamente no Passeio da Fama, junto ao edifício onde irá decorrer a cerimónia dos Óscares este domingo.

“Casting Couch” é um projeto que resulta da colaboração entre o artista de rua Plastic Jesus, conhecido pelas críticas sociais com tom humorístico, e o designer “Ginger” Monroe, famoso pela figura nua de Donald Trump que criou em 2016.

O artista anónimo Plastic Jesus explicou que o título desta peça descreve a exigência de trocas de favores sexuais por trabalho que ainda “fazem muito parte da cultura de Hollywood”, segundo a Associated Press.

A escultura em tamanho real foi colocada esta quinta feira na Hollywood Boulevard e visa destacar a crise de má conduta sexual que tem acompanhado a indústria do entretenimento, representada pelo ex-produtor Harvey Weinstein.

Plastic Jesus salientou ainda que considera que há muitos motivos para celebrar Hollywood nos Óscares, mas há uma “escuridão que acompanha esta indústria” que muitas vezes tende a ser ignorada.

A obra é feita de fibra de vidro e resina acrílica e e foi o resultado de um processo que durou dois meses. A obra vai estar exposta durante o fim de semana, e já está a casar furor, sendo alvo de selfies e usada como uma instalação interativa.

Para o autor, este tipo de interação é uma forma de expandir o simbolismo que a estátua carrega, sendo que “para muita gente aspirante à carreira de ator, seria um sonho poder estar perto de Harvey”, mas “a realidade é que se tornou um pesadelo para muitos”.

Harvey Weinstein foi afastado da sua produtora em outubro do ano passado no seguimento de várias denúncias de assédio e abuso sexual por dezenas de mulheres no meio cinematográfico.

Desde que foi divulgado o caso, vários escândalos relacionados com acusações de assédio, agressão sexual e até mesmo de violação foram denunciados em vários países do mundo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.