/

Os Vikings usavam uma planta alucinogénia para induzir raiva aos seus guerreiros (e já se sabe qual era)

6

Diz-se que os guerreiros Vikings lutavam com tanta ferocidade e vigor que uivavam como bestas selvagens e até mordiam os seus próprios escudos com raiva. Agora, já se sabe onde a iam buscar.

De acordo com registos históricos, contados pelo Newsweek, os Vikings entravam em combate em estado de transe e vestidos apenas com peles de animal e o típico capacete com chifres.

Os guerreiros eram chamados de berserkers e os relatos deles datam do século IX. Um etnobiólogo propôs uma possível fonte da sua raiva em estado de transe: uma planta chamada Hyoscyamus niger, conhecida pelo nome comum de meimendro.

De acordo com o artigo publicado na revista especializada Journal of Ethnopharmacology, Karsten Fatur, da Universidade de Ljubljana, na Eslovénia, desafia as suposições tradicionais de que o transe foi induzido por histeria auto-provocada, epilepsia, doença mental, grandes quantidades de álcool ou – como mais se acreditava – uma espécie de cogumelo com propriedades alucinogénias.

O cogumelo – amanita muscaria – é tóxico – mas diz-se que pode ser consumido se tratado adequadamente. De facto, sabe-se que as comunidades da Sibéria e da Ásia Central usam os fungos pelas suas propriedades psicoativas, que induzem sentimentos de euforia, alucinações, sonolência, vermelhidão e rubor muscular, entre outras coisas.

Estes sintomas espelham descrições dos vikings durante uma das suas fúria induzida por transe. Isso inclui delírio, espasmos, uma mudança de cor no rosto e um estado alterado de consciência seguido de fraqueza.

Anneli Salo / Wikimedia

Hyoscyamus niger, conhecida pelo nome comum de meimendro

Mas Fatur argumenta que os efeitos do henbane são uma combinação melhor. Além disso, é muito mais comum na Escandinávia do que o cogumelo amanita muscaria, segundo o investigador.

O nosso conhecimento sobre os vikings, registos que remontam ao século IX, está cheio de buracos e o que sabemos baseia-se principalmente em relatos de primeira mão registados por mitos e sagas nórdicos – e mesmo estes nem sempre concordam com muitos detalhes além da raiva sedenta de sangue.

Uma do rei Hálfdan na saga de Hrólf, por exemplo, descreve-os assim: “Sobre esses gigantes caíam às vezes uma fúria que não podiam controlar eles mesmos, mas mataram homens ou gado, o que quer que viesse no seu caminho e não se tratasse. Enquanto essa fúria durou, não tiveram medo de nada, mas quando os deixou, eram tão impotentes que não tinham metade das suas forças e eram tão fracos como se tivessem acabado de sair da cama devido a uma doença. Essa fúria durava cerca de um dia”.

Segundo relatos históricos, a condição dessa fúria começou com tremores, batidas de dentes e um calafrio geral. O rosto inchava e fica avermelhado, seguido por uma raiva intensa durante a qual os Vikings não conseguiam distinguir o amigo do inimigo. Quando a raiva diminuía, os guerreiros foram deixados fracos, às vezes durante vários dias.

Henbane pode causar sentimentos de delírio, perda de inibição e episódios maníacos. Também pode desencadear distúrbios visuais, alucinações, sonolência e pele avermelhada, além de dores – o que explicaria a aparente invulnerabilidade dos guerreiros.

O uso do Henbane pode criar efeitos colaterais muito depois de os efeitos iniciais desaparecem, o que Fatur diz que o amanita muscaria não faz. Mas, como Jennifer Oullette, da Ars Technica, ressalta, não responde por todos os sintomas, como, por exemplo, o barulho dos dentes.

Por agora, o henbane é mais uma hipótese a ser adicionada à lista do que provocava a raiva dos Vikings.

ZAP //

6 Comments

  1. O “típico capacete com chifres”, a utilização de chifres nos capacetes só é típica nos filmes ou banda desenhada.
    Portanto duvido muito desses”registos históricos” e da veracidade dos mesmos.

  2. Não entendo! Olhem as informações na Wikipédia: Essa riqueza em alcalóides levou a que a planta seja usada em medicina tradicional e em homeopatia (como calmante). CALMANTE? HAHAHAHAHA

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.