Os Vikings usavam uma planta alucinogénia para induzir raiva aos seus guerreiros (e já se sabe qual era)

Diz-se que os guerreiros Vikings lutavam com tanta ferocidade e vigor que uivavam como bestas selvagens e até mordiam os seus próprios escudos com raiva. Agora, já se sabe onde a iam buscar.

De acordo com registos históricos, contados pelo Newsweek, os Vikings entravam em combate em estado de transe e vestidos apenas com peles de animal e o típico capacete com chifres.

Os guerreiros eram chamados de berserkers e os relatos deles datam do século IX. Um etnobiólogo propôs uma possível fonte da sua raiva em estado de transe: uma planta chamada Hyoscyamus niger, conhecida pelo nome comum de meimendro.

De acordo com o artigo publicado na revista especializada Journal of Ethnopharmacology, Karsten Fatur, da Universidade de Ljubljana, na Eslovénia, desafia as suposições tradicionais de que o transe foi induzido por histeria auto-provocada, epilepsia, doença mental, grandes quantidades de álcool ou – como mais se acreditava – uma espécie de cogumelo com propriedades alucinogénias.

O cogumelo – amanita muscaria – é tóxico – mas diz-se que pode ser consumido se tratado adequadamente. De facto, sabe-se que as comunidades da Sibéria e da Ásia Central usam os fungos pelas suas propriedades psicoativas, que induzem sentimentos de euforia, alucinações, sonolência, vermelhidão e rubor muscular, entre outras coisas.

Estes sintomas espelham descrições dos vikings durante uma das suas fúria induzida por transe. Isso inclui delírio, espasmos, uma mudança de cor no rosto e um estado alterado de consciência seguido de fraqueza.

Anneli Salo / Wikimedia

Hyoscyamus niger, conhecida pelo nome comum de meimendro

Mas Fatur argumenta que os efeitos do henbane são uma combinação melhor. Além disso, é muito mais comum na Escandinávia do que o cogumelo amanita muscaria, segundo o investigador.

O nosso conhecimento sobre os vikings, registos que remontam ao século IX, está cheio de buracos e o que sabemos baseia-se principalmente em relatos de primeira mão registados por mitos e sagas nórdicos – e mesmo estes nem sempre concordam com muitos detalhes além da raiva sedenta de sangue.

Uma do rei Hálfdan na saga de Hrólf, por exemplo, descreve-os assim: “Sobre esses gigantes caíam às vezes uma fúria que não podiam controlar eles mesmos, mas mataram homens ou gado, o que quer que viesse no seu caminho e não se tratasse. Enquanto essa fúria durou, não tiveram medo de nada, mas quando os deixou, eram tão impotentes que não tinham metade das suas forças e eram tão fracos como se tivessem acabado de sair da cama devido a uma doença. Essa fúria durava cerca de um dia”.

Segundo relatos históricos, a condição dessa fúria começou com tremores, batidas de dentes e um calafrio geral. O rosto inchava e fica avermelhado, seguido por uma raiva intensa durante a qual os Vikings não conseguiam distinguir o amigo do inimigo. Quando a raiva diminuía, os guerreiros foram deixados fracos, às vezes durante vários dias.

Henbane pode causar sentimentos de delírio, perda de inibição e episódios maníacos. Também pode desencadear distúrbios visuais, alucinações, sonolência e pele avermelhada, além de dores – o que explicaria a aparente invulnerabilidade dos guerreiros.

O uso do Henbane pode criar efeitos colaterais muito depois de os efeitos iniciais desaparecem, o que Fatur diz que o amanita muscaria não faz. Mas, como Jennifer Oullette, da Ars Technica, ressalta, não responde por todos os sintomas, como, por exemplo, o barulho dos dentes.

Por agora, o henbane é mais uma hipótese a ser adicionada à lista do que provocava a raiva dos Vikings.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O “típico capacete com chifres”, a utilização de chifres nos capacetes só é típica nos filmes ou banda desenhada.
    Portanto duvido muito desses”registos históricos” e da veracidade dos mesmos.

  2. Não entendo! Olhem as informações na Wikipédia: Essa riqueza em alcalóides levou a que a planta seja usada em medicina tradicional e em homeopatia (como calmante). CALMANTE? HAHAHAHAHA

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …