/

Os “spas de cerveja” são cada vez mais populares

Random photos 1989/Wikimedia Commons

Um spa de cerveja em Budapeste, Hungria

Imagine um spa normal. Agora, troque a banheira habitual por um barril de cerveja e a espuma por lúpulo, levedura e cevada.

A tendência surgiu na República Checa nos anos 80, mas só recentemente ganhou popularidade pelo mundo fora, especialmente nos Estados Unidos. Alguns estabelecimentos prometem esfoliação da pele e alívio da inflamação com recurso à bebida alcoólica mais popular do mundo, mesmo quase sem investigações científicas que comprovem os seus benefícios.

Inspirados nos balneários europeus, o conceito tem sido reinventado por estes estabelecimentos com quartos privados, banheiras de madeira feitas à mão, luzes suaves, música e outras comodidades de luxo.

A iniciativa chegou a Portugal, mas só de passagem, em 2019, no Lagos World Beer Fest, que contou com um pipo de carvalho para os festivaleiros e amantes da cerveja experimentarem um banho na bebida milenar.

Mas afinal, porquê tomar banho em cerveja? Não, não é para ir bebendo a água do banho.

Na verdade, os banhos destes “spas de cerveja” são feitos de misturas de lúpulo, levedura e malte, ingredientes escolhidos pelas suas alegadas propriedades vantajosas para a saúde: os antioxidantes do lúpulo e as vitaminas podem melhorar a saúde da pele e do cabelo, por exemplo.

Devido aos ligeiros efeitos sedativos dos aromas do lúpulo, a experiência é digna de um spa: relaxante, algo exponenciado pelas camas feitas de feno que muitos estabelecimentos disponibilizam.

Apesar da grande ausência de estudos que confirmem estas vantagens, um estudo de 2012 publicado no Pubmed apoia os benefícios da proteína do fator de crescimento epidérmico da cevada para melhorar o aspeto da pele.

“O calor abre os poros e o corpo absorve os ingredientes”, explica uma responsável do My Beer Spa à Fox 35 Orlando: “é ótimo para propriedades anti-inflamatórias e para combater a ansiedade”, diz.

Visitar um spa de cerveja é uma forma inovadora de desfrutar dos benefícios da cerveja sem o consumo de álcool, com os tratamentos a começar à volta dos 100 dólares (cerca de 93 euros) por pessoa. No entanto, a maioria tem sempre, à beira da banheira, cervejinha para tirar à pressão, para aqueles que ficarem com sede.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.