Os robôs também precisam de dormir

Novos estudos revelam que o “sono dos robôs” em redes neurais que imitam redes biológicas é muito necessário para evitar a perda de estabilidade.

O sono é essencial para uma pessoa ser saudável, mas será que é assim tão importante para a Inteligência Artificial? Pode parecer algo saído de um roteiro de ficção científica, mas a verdade é que o sono dos robôs existe. Pelo menos, é a teoria que defende uma equipa de cientistas do Laboratório Nacional de Los Alamos, nos Estados Unidos.

Segundo os investigadores, os algoritmos tornam-se mais estáveis se passarem por um período de “descanso” semelhante ao exigido pelos cérebros humanos.

Como é habitual na Inteligência Artificial, é necessário treiná-la para alcançar os resultados desejados. No entanto, esta equipa descobriu que, após vários treinos, as redes neurais tornam-se instáveis ​​e não conseguem realizar uma determinada ação com a mesma eficácia.

Perante esta descoberta, os cientistas decidiram expor as redes neurais a estados semelhantes às ondas cerebrais que os cérebros humanos experimentam durante o sono. Curiosamente, o resultado foi muito benéfico.

Para atingir este objetivo, os investigadores experimentaram diferentes tipos de ondas e o melhor resultado foi obtido com as ondas de ruído gaussianas, que incluem uma ampla gama de frequências e amplitudes.

A principal autora desta investigação, Yijing Watkins, explicou que este problema só surge ao tentar usar processadores neuromórficos biologicamente realistas ou ao tentar entender a própria biologia.

“A grande maioria dos investigadores de inteligência artificial não encontra este problema porque, nos sistemas artificiais que estudam, têm o luxo de executar operações matemáticas globais que têm o efeito de regular o ganho dinâmico geral do sistema. Isto significa que não encontram a perda de estabilidade que observamos”, disse, citada pelo Hipertextual.

No fundo, os cientistas defendem que se o objetivo é conseguir uma rede neural o mais realista possível, também precisamos de ser realistas quando se trata de descanso. As conclusões serão apresentadas por Watkins no dia 14 de junho no workshop Women in Computer Vision, em Seattle.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estado condenado a indemnizar cidadão romeno por tratamento desumano

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado português ao pagamento de 14 mil euros por tratamento desumano do cidadão romeno Lonuţ-Marian Bădulescu, durante a detenção deste na cadeia do Porto. Numa decisão esta …

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …