Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

(dr) Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido.

A mesma investigação sugere ainda que este ancestral humano desenvolveu amarras de precisão, onde os objetos eram mantidos entre a ponta do dedo e o polegar, mais complexas do que as amarras de força, onde os objetos são mantidos como um martelo, entre os dedos e a palma da mão com a força do polegar.

Recorrendo a análises 3D, a cientista da Universidade de Kent Ameline Bardo e a sua equipa mapearam as articulações entre os ossos responsáveis pelo movimento do polegar – o complexo trapézio-metacarpo – de cinco indivíduos Neandertal e compararam os resultados com medidas de vestígios mortais de cinco humanos modernos primitivos e 50 adultos modernos recentes, escreve a agência espanhola Europa Press.

A equipa encontrou uma co-variação na forma e orientação relativa das articulações do complexo trapézio-metacarpo que sugere diferentes movimentos repetitivos do polegar em neandertais comparativamente com os humanos modernos.

A junta da base do polegar dos vestígios neandertais é mais plana, com uma superfície de contacto menor, sendo mais adequada para um polegar estendido colocado encostado à mão. Esta posição do polegar sugere o uso regular de amarras de “aperto” ou força, como as que utilizados atualmente para segurar ferramentas de pega.

Em sentido oposto, estas superfícies articulares são geralmente maiores e mais curvas nos polegares humanos modernos, uma vantagem para segurar objetos entre as pontas dos dedos e polegar – a chamada amarra ou pega de precisão.

Embora a morfologia dos neandertais estudados fosse mais adequada para amarras de força, estes ainda seriam capazes de fazer posições manuais de precisão, escreveram ainda os cientistas na nova investigação, cujos resultados foram publicados recentemente na revista científica Scientific Reports.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sem reis nem rainhas. Jovem holandesa inventa baralho de cartas neutro

Uma jovem holandesa de 23 anos, chamada Indy Mellink, inventou um baralho de cartas de género neutro, sem reis, rainhas nem valetes, com o qual quer resolver a suposta desigualdade dos baralhos de cartas tradicionais. Tudo …

Portugal com mais 274 mortes e 15.333 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje 274 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 15.333 casos de infeção com o novo coronavirus, também um novo máximo …

Colégios privados queriam continuar aulas, mas vão acatar decisão do Governo

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) esteve esta sexta-feira reunida de forma a apurar se os colégios privados podiam ou não dar aulas apesar da interrupção decretada pelo Governo no âmbito …

TikTok inspira jovens russos a protestar contra Putin (e a proteger Navalny)

O TikTok está a ser usado como uma ferramenta crucial num apelo à ação contra o Governo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, após a prisão do crítico Alexei Navalny. De acordo com a Newsweek, as …

Silêncio no metro e máscaras artesanais proibidas. França dá tudo para evitar novo confinamento

Face à ameaça de novas variantes do coronavírus que serão mais contagiosas, o Governo francês está a tomar novas medidas para evitar a propagação do vírus, tudo com o intuito de evitar um terceiro confinamento …

Paulo Rangel afasta candidatura à Câmara do Porto (e deixa Rio com "batata quente" nas mãos)

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel não será candidato à Câmara do Porto nas eleições autárquicas deste ano. O Público avança que Paulo Rangel comunicou a sua decisão ao presidente do partido, Rui Rio, durante …

Morreu Larry King, o famoso apresentador de talk-shows

Larry King morreu este sábado. O famoso apresentador norte-americano estava infetado com covid-19. A informação foi avançada na conta oficial do célebre jornalista e apresentador de talk-shows. "Com profunda tristeza, a Ora Media divulga a morte …

Liga acusa processo de vacinação de ser anárquico e pretender dividir bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) exigiu hoje “transparência e rigor” ao Governo sobre a vacinação contra a covid-19 daquele setor, acusando o processo de ser anárquico e pretender “dividir os próprios bombeiros entre filhos …

Centenas de taxistas cabo-verdianos sobrevivem na ilha do Sal à espera dos turistas

Na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, cerca de 400 famílias viviam dos táxis e das ‘corridas’ diárias que começavam cedo. A vida foi alterada pela covid-19, deixando estes profissionais a tentar …

Navio Ocean Viking salva 374 migrantes em três dias no Mediterrâneo

O navio Ocean Viking, da organização SOS Méditerranée, salvou 374 migrantes no Mediterrâneo nos últimos três dias, incluindo 106 resgatados entre a noite de sexta-feira e a madrugada de hoje, que estavam intoxicados pela fumaça …