Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

(dr) Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido.

A mesma investigação sugere ainda que este ancestral humano desenvolveu amarras de precisão, onde os objetos eram mantidos entre a ponta do dedo e o polegar, mais complexas do que as amarras de força, onde os objetos são mantidos como um martelo, entre os dedos e a palma da mão com a força do polegar.

Recorrendo a análises 3D, a cientista da Universidade de Kent Ameline Bardo e a sua equipa mapearam as articulações entre os ossos responsáveis pelo movimento do polegar – o complexo trapézio-metacarpo – de cinco indivíduos Neandertal e compararam os resultados com medidas de vestígios mortais de cinco humanos modernos primitivos e 50 adultos modernos recentes, escreve a agência espanhola Europa Press.

A equipa encontrou uma co-variação na forma e orientação relativa das articulações do complexo trapézio-metacarpo que sugere diferentes movimentos repetitivos do polegar em neandertais comparativamente com os humanos modernos.

A junta da base do polegar dos vestígios neandertais é mais plana, com uma superfície de contacto menor, sendo mais adequada para um polegar estendido colocado encostado à mão. Esta posição do polegar sugere o uso regular de amarras de “aperto” ou força, como as que utilizados atualmente para segurar ferramentas de pega.

Em sentido oposto, estas superfícies articulares são geralmente maiores e mais curvas nos polegares humanos modernos, uma vantagem para segurar objetos entre as pontas dos dedos e polegar – a chamada amarra ou pega de precisão.

Embora a morfologia dos neandertais estudados fosse mais adequada para amarras de força, estes ainda seriam capazes de fazer posições manuais de precisão, escreveram ainda os cientistas na nova investigação, cujos resultados foram publicados recentemente na revista científica Scientific Reports.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …