Todos os poderes públicos subordinados à Assembleia Constituinte da Venezuela

Miguel Gutiérrez / EPA

A presidente da Assembleia Constituinte da Venezuela, Delcy Rodriguez (ao centro)

A presidente da nova Assembleia Constituinte (AC), Delcy Rodríguez anunciou hoje que foi aprovado um decreto constituinte que estabelece que todos os poderes públicos ficam subordinados àquele organismo.

“Aprovaram-se dois pontos, o primeiro deles um decreto constituinte para poder legislar com as distintas ramas do poder público constituído. A AC veio sarar o país”, disse, durante uma intervenção transmitida pela televisão estatal venezuelana.

Segundo Delcy Rodríguez, os pontos foram aprovados pelos 545 membros da AC e estabelece que aquele organismo “poderá decretar medidas sobre os órgãos do Poder Público”.

Todos os organismos do Estado estão subordinados às decisões da AC. Devem acatar as leis e os decretos, estão obrigados a cumprir e a fazer cumprir os atos jurídicos que emanem da AC, a fim de preservar a paz e a tranquilidade pública, a soberania e independência nacional, a estabilidade do sistema socioeconómico, financeiro e a garantia efetiva dos desejos de todo o povo venezuelanos”, explicou.

Segundo Delcy Rodríguez, ficou estabelecido que “a AC poderá limitar a decisão de cessação das atividades das autoridades que conformam o poder público“.

Por outro lado, chamou a eliminar “as expressões de intolerância” e chamar a paz, a “sarar as feridas que deixou a violência nas ruas” vincando que a Assembleia Constituinte “é o instrumento que prometeu o Presidente Nicolás Maduro para a reconciliação nacional”.

Composta por 545 membros, a Assembleia Constituinte foi eleita a 30 de julho último, em eleições boicotadas pela oposição, que não participou no processo por considerar que foi convocada de maneira ilegítima.

Foi instalada a 04 de agosto último, no meio de denúncias de fraude eleitoral, e é presidida pela ex-ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez. Um dia depois, na que foi a sua primeira sessão, aprovou estender de dois para seis anos o período em que estará ativa.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. fizeram “bem” a este criminoso os anos que viveu em cuba…aprendeu depressa e bem quadjuvado com as darcys, caballos , lopez e outros deste mundo, infetado de lixo humano.
    sera possivel deixar a solta este bando de criminosos????
    os comunas de todo o mundo fazem a festa,provavelmente na atalaia em setembro teremos la exposto o escalpe de alguns democratas da venezuela.

  2. a internacional sucialista ja se demarcou deste ditador assassino???? acho que nao.. calados que nem ratos de esgoto… sao assim a internacional terrorista. chavez, socrates e lula 3 amigos intimos, costa a secretariar a triplice aliança

RESPONDER

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …

A bebé que nasceu com o coração fora do corpo sobreviveu

Uma bebé que nasceu com o coração fora do peito superou as expectativas que lhe davam menos de 10% de possibilidades de sobrevivência, e ultrapassou três cirurgias para resolver esta rara condição cardíaca. Vanellope Hope Wilkins …

Vieira da Silva implicado no escândalo Raríssimas

Paula Brito e Costa quis criar uma fundação, com o intuito de reforçar os seus poderes na associação Raríssimas. O pedido teve um parecer negativo, mas isso não a impediu de assinar um protocolo como …

PS contraiu mais um empréstimo e já deve 9 milhões de euros à banca

O PS contraiu, há cerca de duas semanas, mais um empréstimo bancário para fazer face às dificuldades financeiras que vem atravessando. O partido tem uma dívida à banca que ronda os 9 milhões de euros. A …

Casa dos Marcos corre o risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias

Os trabalhadores da "Raríssimas" avisam que a associação está em risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias e apelam ao primeiro-ministro para que envie uma direção idónea para permitir o seu funcionamento. A …

Rui Rio recebe 21 mil euros por ano da Ordem dos Contabilistas

Desde 2013, Rui Rio recebeu 1500 euros brutos mensais como vice-presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Por ano, são 21 mil euros ilíquidos: é esse o valor que o candidato à presidência …

Médicos Sem Fronteiras falam em 9 mil rohingyas mortos em apenas um mês

Pelo menos nove mil rohingyas morreram no Estado de Rakhine, em Myanmar, entre 25 de agosto e 24 de setembro, segundo investigações dos Médicos Sem Fronteiras em acampamentos de refugiados no Bangladesh. "Como 71,7% das mortes …

MAI dá à PSP uma semana para avaliar riscos de segurança na noite

A PSP tem até ao próximo dia 20 para realizar uma avaliação dos incidentes registados nos últimos dois anos em estabelecimentos de diversão noturna. Segundo o Diário de Notícias, a ordem de Eduardo Cabrita terá sido …

Três semanas depois, ainda não há pedidos de indemnização por mortes em incêndios

Passaram quase três semanas desde a abertura do processo de entrega de requerimentos, mas a Provedoria da Justiça ainda não recebeu nenhum pedido. A presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) explica …

Mães querem processar Estado pelas adoções ilegais da IURD

As mães portuguesas de dez crianças que terão sido roubadas à família de um lar ilegal financiado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e adotadas por bispos e pastores da igreja ponderam lutar …