Os olhos das corujas podem ter uma “lente” que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes dá uma poderosa vantagem visual no escuro.

O novo estudo, publicado em outubro na Genome Biology and Evolution, sugere que o ADN nas células da retina das corujas pode ter sido “montado” de uma forma peculiar para atuar como uma espécie de lente ou intensificador da visão, melhorando-a durante a noite.

“No ramo ancestral das corujas, encontramos traços de seleção positiva na evolução de genes funcionalmente relacionados à perceção visual, especialmente à fototransdução e ao acondicionamento de cromossomas”, escreveram os investigadores.

Segundo o Science Alert, a equipa analisou os genomas de 20 espécies diferentes de pássaros, incluindo 11 corujas, e identificou onde ocorreu a seleção positiva, isto é, onde as mutações benéficas foram mantidas durante gerações. O resultado mostrou que tal aconteceu nas áreas de perceção sensorial, e é por isso que as corujas conseguem ouvir e ver tão bem.

A equipa descobriu ainda sinais de evolução acelerada em 32 genes ligados ao acondicionamento do ADN e à condensação cromossómica, ou seja, como se a estrutura das moléculas dentro dos olhos da coruja se tivesse adaptado para ser capaz de captar mais luz.

Além destas vantagens, as corujas têm retinas cheias de bastonetes que lhes proporcionam uma melhor visão noturna.

Estas descobertas apoiam a ideia de que as corujas evoluíram de um ancestral diurno, uma vez que as maiores mudanças observadas parecem estar relacionadas com o aprimoramento das capacidade de caça noturna. No entanto, são necessárias mais pesquisas para corroborar esta teoria.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …

Avaria nos ventiladores em hospital na Roménia causa três mortes

Pelo menos três pacientes infetados com covid-19 morreram esta segunda-feira no hospital Victor Babes, em Bucareste, na sequência de uma falha no sistema de oxigénio na unidade móvel de cuidados intensivos em que se encontravam, …

Polícia mata a tiro um jovem negro durante julgamento do assassinato de Floyd. Multidão protesta

Um subúrbio de Minneapolis, EUA, onde decorre o julgamento do polícia acusado de matar o afro-americano George Floyd, foi colocado esta madrugada sob recolher obrigatório, após a morte de um jovem na noite de domingo. Um …

Marcelo promulga alterações do Governo a apoios sociais e realça "cabimento orçamental"

O Presidente da República promulgou hoje alterações do Governo ao acesso a apoios sociais, realçando que ao alargar as medidas recentemente aprovadas no parlamento se reconhece "a sua importância também social e o seu cabimento …