Os olhos das corujas podem ter uma “lente” que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes dá uma poderosa vantagem visual no escuro.

O novo estudo, publicado em outubro na Genome Biology and Evolution, sugere que o ADN nas células da retina das corujas pode ter sido “montado” de uma forma peculiar para atuar como uma espécie de lente ou intensificador da visão, melhorando-a durante a noite.

“No ramo ancestral das corujas, encontramos traços de seleção positiva na evolução de genes funcionalmente relacionados à perceção visual, especialmente à fototransdução e ao acondicionamento de cromossomas”, escreveram os investigadores.



Segundo o Science Alert, a equipa analisou os genomas de 20 espécies diferentes de pássaros, incluindo 11 corujas, e identificou onde ocorreu a seleção positiva, isto é, onde as mutações benéficas foram mantidas durante gerações. O resultado mostrou que tal aconteceu nas áreas de perceção sensorial, e é por isso que as corujas conseguem ouvir e ver tão bem.

A equipa descobriu ainda sinais de evolução acelerada em 32 genes ligados ao acondicionamento do ADN e à condensação cromossómica, ou seja, como se a estrutura das moléculas dentro dos olhos da coruja se tivesse adaptado para ser capaz de captar mais luz.

Além destas vantagens, as corujas têm retinas cheias de bastonetes que lhes proporcionam uma melhor visão noturna.

Estas descobertas apoiam a ideia de que as corujas evoluíram de um ancestral diurno, uma vez que as maiores mudanças observadas parecem estar relacionadas com o aprimoramento das capacidade de caça noturna. No entanto, são necessárias mais pesquisas para corroborar esta teoria.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …