Os olhos das corujas podem ter uma “lente” que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes dá uma poderosa vantagem visual no escuro.

O novo estudo, publicado em outubro na Genome Biology and Evolution, sugere que o ADN nas células da retina das corujas pode ter sido “montado” de uma forma peculiar para atuar como uma espécie de lente ou intensificador da visão, melhorando-a durante a noite.

“No ramo ancestral das corujas, encontramos traços de seleção positiva na evolução de genes funcionalmente relacionados à perceção visual, especialmente à fototransdução e ao acondicionamento de cromossomas”, escreveram os investigadores.

Segundo o Science Alert, a equipa analisou os genomas de 20 espécies diferentes de pássaros, incluindo 11 corujas, e identificou onde ocorreu a seleção positiva, isto é, onde as mutações benéficas foram mantidas durante gerações. O resultado mostrou que tal aconteceu nas áreas de perceção sensorial, e é por isso que as corujas conseguem ouvir e ver tão bem.

A equipa descobriu ainda sinais de evolução acelerada em 32 genes ligados ao acondicionamento do ADN e à condensação cromossómica, ou seja, como se a estrutura das moléculas dentro dos olhos da coruja se tivesse adaptado para ser capaz de captar mais luz.

Além destas vantagens, as corujas têm retinas cheias de bastonetes que lhes proporcionam uma melhor visão noturna.

Estas descobertas apoiam a ideia de que as corujas evoluíram de um ancestral diurno, uma vez que as maiores mudanças observadas parecem estar relacionadas com o aprimoramento das capacidade de caça noturna. No entanto, são necessárias mais pesquisas para corroborar esta teoria.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …

"Eu não quero dizer adeus." Mosteiro torna-se símbolo da tensão em Nagorno-Karabakh

O mosteiro de Dadivank, na vila de Karvachar, está a tornar-se um símbolo da tensão que existe entre arménios e azeris na disputa por Nagorno-Karabakh. O mosteiro de Dadivank foi fundado no I Século por um …

ARS do Norte atribui origem do surto de legionella às torres da Longa Vida

Desde que as torres da fábrica Longa Vida, em Matosinhos, foram suspensas, verificou-se uma "diminuição acentuada de casos de legionella". A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte atribuiu a origem do surto de legionella na …

Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que lê a mente dos soldados

A tecnologia ao serviço da Defesa dos Estados Unidos da América. O Exército norte-americano está a investir em pesquisas neurocientíficas, numa tentativa de descodificar o significado por trás de diferentes sinais cerebrais. O Exército dos Estados …

Jerónimo de Sousa reeleito secretário-geral do PCP

Este sábado à noite, o novo Comité Central comunista escolheu Jerónimo de Sousa para continuar enquanto secretário-geral. João Ferreira, candidato presidencial do partido, entra para a Comissão Política do Comité Central. Jerónimo de Sousa foi eleito …

Popularidade de Marcelo e Costa aumenta (e o principal rosto da oposição é Rui Rio)

Rui Rio é apontado como principal figura da oposição na sondagem TSF/JN. O primeiro-ministro, o Governo, a oposição e o Presidente da República sobem a nota. De acordo com o barómetro de novembro da Aximage para …

Morreu David Prowse, o Darth Vader de "Star Wars"

Conhecido por interpretar Darth Vader na saga Star Wars – Guerra das Estrelas, o ator David Prowse morreu este sábado aos 85 anos. Morreu David Prowse, o ator atrás da máscara de Darth Vader na trilogia …

PJ detém hacker que atacou tribunal eleitoral brasileiro

Este sábado, a Polícia Judiciária (PJ) deteve um hacker português, de 19 anos, suspeito de ter feito ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil registados este mês durante a primeira volta das eleições autárquicas. …

Caso Novo Banco não é inconstitucional, mas é um "número de circo", avisa jurista

Para Rogério Fernandes Ferreira, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, anular a transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não é inconstitucional, mas gerará responsabilidade civil. A anulação da transferência de 476 milhões …

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …