/

Todos os meses nasce uma igreja em Portugal

29

Nos últimos cinco anos, foram registadas 97 novas em igrejas em Portugal. Em termos médios, o país viu crescer uma igreja por mês.

Os números são avançados pelo Expresso este sábado, tendo por base dados do Ministério da Justiça. De acordo com o semanário, nos últimos dez anos, foram registadas 853 novas igrejas. Destas, 90% são evangélicas.

A par dos evangélicos, também o número de mórmones continua a crescer e acompanhando a tendência decrescente dos fiéis católicos iniciada em meados dos anos 1970 com o regresso dos portugueses – uns protestantes, outros evangélicos e ainda muçulmanos – radicados nas antigas colónias africanas.

A diversidade religioso em Portugal prosseguiu com a chegada de hindus, mórmones e, nos anos 1990, com a chegada de imigrantes oriundos do Leste europeu, maioritariamente cristãos ortodoxos, observa o jornal.

No entender de vários especialistas, Lisboa é um espaço que reflete a realidade nacional no que toca à diversidade religiosa. É também na capital que se revela outra tendência: o aumento do número de crentes que dizem não ter religião.

Em declarações ao Expresso, Paulo Mendes Pinto, especialista da Universidade Lusófona, explica o fenómeno: “É uma espiritualidade que perdeu ligação à religiosidade mais institucional. A resposta espiritual que as pessoas deixaram de encontrar, por exemplo, nas paróquias, foram procurar nas igrejas evangélicas e em filosofias orientais, como o budismo, hinduísmo ou ioga, que têm crescido”.

ZAP //

29 Comments

  1. Abrem as portas a todo o tipo de gente e depois nascem cá estas igrejas de gente que não conhece outra forma de ganhar a vida.Brasileirada …!!

      • E sem ignorância o que seria das religiões?!
        Principalmente das IURD’s, Assembleias, outros lixos brasileiros que se aproveitam dos mais “distraidos” para encher os bolsos e para manter os palermas, perdão, fiéis entretidos e a leste da realidade?
        Enquanto houver quem pague o dízimo, vai continuar a haver circo!…

      • Abre os olhos, nem tudo é como pensas. IURD concordo plenamente, outros lixos se forem seitas concordo plenamente. Assembleia não é como insinuas. Por ignorância não sabes que o dízimo é bíblico. Circo é pensares que sabes tudo.
        Vê se acordas!!!

      • Ah?!
        Tudo o que é religião é LIXO – principalmente as que pedem descaradamente dinheiro aos palermas, perdão, aos fiéis!!
        Tu é que acreditas em palermices bíblicas e em seres imaginários e eu é que preciso de “abrir os olhos”?!
        Está boa!…
        O dizimo é bíblico?
        E isso quer dizer exactamente o quê?!
        Uma treta qualquer escrita num livro manhoso, cheio de contradições (e de origem duvidosa), é para ser levado a sério?!
        Abre a pestana que já estamos em 2019; não em 1019!…
        Já dizia o outro:
        “Quem estuda, sabe. Que não estuda, acredita.”

      • Tu és de origem duvidosa, quem és? Nunca te vi porque devo acreditar em ti? A bíblia não é um livro manhoso de origem duvidosa, devias estudar mais um pouco e deixar de acreditares em fábulas chamadas contradições, só mesmo quem é ignorante de bíblia pensa desse modo, quem a estuda sabe que não existe nenhuma contradição. Em 2019 já devias saber que a bíblia existe há milhares de anos e agora vens tu com as tuas teorias que leste sabe-se lá onde e pensas que és o dono da razão? Teres um opinião é bem diferente de fazer figuras como a que estás a fazer. Só porque não entendes a bíblia consideras as pessoas que a lêem e estudam “palermas”? Escreves de forma tão ignorante que me faz pensar acerca da tua inteligência acima da média. Abre os olhos, um dia dobrarás os teus joelhos e com a tua língua confessarás que Jesus é Senhor e então vais ver que afinal estavas enganado.

      • Acreditar em mim?!
        Eu não estou a “vender” nada!…
        Mais uma vez: “Quem estuda, sabe. Que não estuda, acredita”!!
        “ignorante de bíblia”?!
        Hahahaaaaaa!….
        Milhares de anos?
        E? As pirâmides do Egipto tem mais de 4 mil anos e a Terra tem milhões!…
        Se esse Jesus existiu mesmo, devia ficar mesmo muito contente com o que a Igreja se tornou e que que tem feito em seu nome!…

      • O que chamas de igreja pode não ser. Sim Jesus está vivo e existe. Nem eu estou a vender nada, simplesmente é um facto, agora se não quiseres saber é contigo. A religião não é Jesus e nem a igreja. Aliás, Deus nem quer religião e sim um relacionamento. Religião tem a sua origem em religar, agora a pergunta é , religar o quê? o relacionamento que foi quebrado através do pecado. Então as religiões estão certas? não, pois todas se tentam religar à sua maneira. Só existe um caminho: JESUS!

      • Nem mais…
        Não vale a pena… A religião continua a ser a principal culpada pelas guerras e atrocidades em nome de Deuses.
        O ser Humano precisa de respostas para tudo e como é mais fácil atribuir a resposta ao que acontece a seres míticos, é o que se vê!
        Faz-me confusão como é que em 2019 ainda há tanta gente que acredita em contos de fadas!
        Há umas centenas de anos atrás ainda fazia sentido pois era uma forma de controlar massas!
        ATENÇÃO!!! Há um ser que tudo sabe, tudo vê e está em todo o lado!!!!!
        E isso desincentivava as pessoas de fazerem o mal… Hoje já não precisamos disso, existem policias cameras de filmar em cada esquina e uma justiça que apesar de não ser 100% funcional, vai funcionando!

      • Ó Não vale tudo…, você é uma contradição, até no pseudónimo que escolheu. É que se não valesse tudo você não se agarrava à bíblia para justificar o dízimo.
        Se quer basear-se na Bíblia, primeiro conheça a História Antiga e depois tente descodificar esse livro dito sagrado que tanto valoriza.

      • Caro Eu, pelos comentários arrogantes, pela falta de respeito pelas crenças dos outros e pelo desrespeito por religiões milenares, só me convences que és um aculturado de café. Uma daquelas pessoas que apenas está no limiar de começar a saber alguma coisita mas que já se convence que sabe tudo. Até pode ter lido umas coisas até pode ter estudado um pouco, mas de facto ainda tem um longo caminho a percorrer. Devias começar por fazer uma auto análise.
        Eu acho que estás como a larva dentro da casca de noz, que pensa que o universo é apenas o interior da noz, que ela domina totalmente. Por isso se acha omnisciente, desconhecendo totalmente a realidade cá fora.
        Em termos de cultura, temos: os ignorantes, os aculturados de café (tu), os cultos e os doutores (não que dizer que tenham o título….).
        Neste último grau, estava por exemplo Albert Einstein, que mesmo tu já deves ter ouvido falar. Considerado um dos maiores génios da humanidade, prémio Nobel da física, Doutor honoris causa por n universidades e …. incrível para ti … vai-te dar um colapso … acreditava em Deus!
        Algumas das suas citações:
        “Sem Deus, o universo não é explicável satisfatoriamente”
        “Quanto mais me aprofundo na Ciência mais me aproximo de Deus”
        “Cada descoberta nova da ciência é uma porta nova pela qual encontro mais uma vez Deus, o autor dela”
        “Eu aceito o mesmo Deus que o nosso grande Spinoza chama a alma do Universo, não creio num Deus que se preocupe com as nossas necessidades pessoais”

        Procura, estuda e no minimo deixa o benefício da dúvida para os que creem!

      • Ai Ovalado, Osvaldo…
        Tantas considerações pessoais sem saberes absolutamente NADA sobre mim!…
        É isso que a religião/Deus te ensina?!
        Lindo!…
        O que tem os “aculturado de café”?!
        Achas que és melhor do que eles?
        Quanta humildade…
        As citações são interessantes… mas, achas mesmo que eu estou interessado nas crenças do Einstein?!
        Enfim…
        De qualquer modo, a tua opinião é-me complemente irrelevante e essa “superioridade moral” não te fica nada bem; mas tu é que sabes!…

  2. Boas, e de referir que o nome “mórmones” e usado na língua espanhola, o termo correto seria “mórmons”, entretanto a própria liderança da Igreja já explicou várias vezes durante anos que este termo “mórmons” e um apelido dado pela sociedade, que por sua vez tem como base, o livro de escrituras que usam com o nome O Livro de Mórmon, o termo correto em relação a Igreja seria, membros de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, restaurada nos Estados Unidos, sendo uma religião Cristã.

    O bom disso tudo, que com o aumento de Igrejas na sociedade, da mais opções ao povo que cá vive, sem as Igrejas e sua administração uma nação perde um grande pilar que ajuda, preserva e melhora o caráter humano, claro que nem tudo é perfeito.

    • “sem as Igrejas e sua administração uma nação perde um grande pilar que ajuda, preserva e melhora o caráter humano”
      Hahahaaaa…. ironia da boa!…
      Exacto, dá mais opções para o povo ser enganado!!
      As igrejas/religiões fazem tanta falta como a fome… mas, haja sentido de humor!…

      • Pior que é irônico sim!
        Como eu disse nem tudo é perfeito, e um assunto delicado e que daria um bom debate durante horas, talvez dias.
        Por ter este tipo de igrejas que abusam de suas regalias do Estado e que aproveita se do povo ingênuo, aquele que quer realmente mudança em sua vida, vemos que por causa de 2 ou mais organizações de grande nome, todas as outras acabam pagando e entrando no mesmo saco.
        Isto é ser humano, julgando sem conhecer todos os factos, e como um filho que não consegue um emprego por que seu pai era ladrão.
        E um exemplo e podemos ter muitos outros, mas sabemos que uma coisa é certa, ter debates ou discussões em grupos que nem estes nada vai mudar na sociedade, a mudança começa em casa.

        Bom domingo!

      • Como a historia está farta de nos mostrar, não há igrejas/religiões boas – é tudo mau e o seu objectivo é apenas um: manipular e manter os povos na ignorância!!
        Com esse obscurantismo ganham dinheiro e poder e, a Igreja Católica é o maior exemplo disso – sendo nas ultimas décadas imitada por outras que ainda são piores!…

  3. Pura realidade, aqui nem registradas são. Vergonhoso isso, uma é índice muito pequeno, perto da realidade do Brasil.

  4. Como brasileiro que sou, posso dizer que o problema não é somente oriundo do Brasil, haja vista, que a causa principal do crescimento das igrejas e afins, deva ser pelo fato das diversas mudanças na doutrina da Igreja Católica, o que pode vir até a piorar devido o nosso mandatário maior em Roma querer colocar a evangelização como prioridade em detrimento aos alicerces doutrinais da Igreja Católica Apostólica Romana. Nossa Senhora de Fátima tem chamado a nossa atenção desde 1917. Rezemos pois o momento se torna cada vez pior. Que Deus abençoe a todos nós: brasileiros e portugueses.

    • A irmã Lúcia com aqueles óculos fundo de garrafão deve ter visto umas aves em cima da azinheira e como comiam sopas de cavalo cansado ao pequeno almoço, já vinha meio trocada, e viu uma santa em cima da árvore, até porque toda a gente sabe que as santas são lixadas para subir às árvores…

      • Se é que a irmã Lúcia viu mesmo alguma coisa!… parece-me que alguém teve muito interesse em que ela tivesse “visto algo” e depois, para não haver problemas, fecharam-na para sempre num convento, em completa clausura e proibida de contacto com o mundo exterior!…
        Aposto que o famoso último segredo de Fátima foi: “Era tudo mentira”!!

  5. Eu próprio estou mesmo para abrir a minha Igreja. Vai ser designada de “Igreja do Céu e da Terra, da Paz e do Amor e do Santo Guito”… Amen

    PS: Lá anda uma vez mais o Eu! engalfinhado forte e feio com outros comentadores.
    Ó Eu!… não há barcos para construir em Viana do Castelo?!

    • Temos que ser duros!…
      Eu apoio essa ideia de abrires a tua própria igreja – eu queria fazer isso, mas como deves ter reparado, tenha pouca paciência para palermas e, certamente que a minha igreja não iria durar muito – talvez fosse a primeira vez que uma igreja ia à falência!…
      Certas pessoas gostam mesmo de ser enganadas e eu não tenho mesmo jeitinho nenhum para estórias da carochinha!…
      Mas, andas sempre atentos aos meus comentários – és mesmo o meu fã numero 1!!
      Já sabes que não dou autógrafos…
      .
      Não sei… não tenho ido à bela cidade de Viana…

  6. A discussão de qual é a melhor, ou a pior igreja, a mais ou menos verdadeira, é completamente inútil!!!
    Os crentes acham-se donos da verdade, sem qualquer racionalidade, e os não-crentes não entendem porque alguém pode ser crente!!
    O que importa na verdade, e a razão da proliferação de igrejas mais ou menos absurdas, é o dinheiro!! Dinheiro para os “bispos” e “pastores”! Isenções fiscais diversas, e dinheiro que sai do bolso dos crentes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.