Os macacos têm todo o “hardware” para falar, mas não o “software”

Asif Ghazanfar / Princeton Neuroscience Institute

Raio-X revela exactamente como os macacos movimentam a boca

Raio-X revela exactamente como os macacos movimentam a boca

É uma pergunta que muitos têm feito – bem, pelo menos no cinema: o que aconteceria se um macaco pudesse falar?

Pesquisas anteriores sugeriram que a incapacidade destes animais de falar era devida a limitações em sua anatomia do trato vocal.

Porém, um novo estudo de uma equipa internacional de cientistas sugere que a limitação poderá ter mais a ver com os seus cérebros do que com as suas bocas – uma vez que experiências com macacos permitiram concluir que os primatas têm a capacidade vocal, mas não o conhecimento cognitivo para falar.

A equipa analisou as capacidades vocais de macacos usando vídeos de raios-X para gravar os movimentos e mudanças nos seus lábios, língua e laringe ao fazer ruídos. A pesquisa foi publicada na revista Science Advances.

Esta é uma mudança marcante em relação a experiências anteriores nas habilidades vocais de primatas, que tendem a usar espécimes mortos para examinar a sua anatomia vocal.

Os dados recolhidos a partir dos vídeos foram então introduzidos num modelo de computador que simulou a capacidade vocal dos macacos e o seu alcance, com base nos seus atributos físicos.

Os investigadores descobriram que os primatas possuíam a anatomia para produzir sons usados na fala humana, tais como vogais, e até poderiam produzir frases completas. Os ruídos resultantes são “claramente inteligíveis”, mesmo que soem bastante assustadores para nossos ouvidos humanos.

Quer ouvir como soaria um macaco, se lhe perguntasse “will you marry me?” Aviso: talvez depois não consiga adormecer facilmente.

Isto, dizem os cientistas, significa que o que falta aos macacos não é o aparelho vocal, mas sim a capacidade cognitiva.

Os pesquisadores realizaram o seu trabalho com base na anatomia vocal de um género de macacos conhecido como Macaca, mas eles acreditam que os seus resultados poderiam ter implicações para muitas outras espécies de macacos.

O género Macaca é classificado num grupo conhecido como “macacos do velho mundo”, que inclui babuínos, mas que eventualmente deu origem aos símios, incluindo chimpanzés e, obviamente, a nós, os humanos. Isso sugere que a anatomia vocal pode ser partilhada com os nossos parentes vivos mais próximos.

“Agora ninguém pode dizer que é alguma coisa na anatomia vocal que evita que os macacos possam falar – tem que ser algo no cérebro”, diz o co-autor Asif Ghazanfar, da Universidade de Princeton, ao Phys.org.

“Mesmo que esta descoberta se aplique apenas ao género Macaca, ainda desautoriza a ideia de que é a anatomia que limita a fala em não-humanos. Agora, a pergunta interessante é, o que há no cérebro humano que o torna especial?”.

“Isto vai forçar-nos a pensar mais cuidadosamente sobre como a fala evoluiu, de que forma o nosso cérebro é único e como podemos usar esses conhecimentos no futuro para entender o que está errado quando somos incapazes de falar”, diz Ghazanfar.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Havia um investigador que dizia conhecer apenas 2 coisas infinitas: A estupidez e o universo, sendo que relativamente ao último não estava seguro.
      Muito embora a ignorância possa não ser considerada infinita, em algumas afirmações como esta, ela sobressai de forma tão absoluta, que constitui mesmo a única inferência a resumir da afirmação.

  1. Se calhar não é por causa do cérebro que os macacos não falam, mas sim por causa do ADN. O ADN humano é muito diferente – temos 23 pares de cromossomos enquanto que os macacos e todos os restantes seres vivos no planeta possuem 24. Conclusão: O ADN do ser humano não é deste planeta!
    Investiguem a sério e sem preconceitos e encontrarão a resposta.

RESPONDER

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …