Encontradas anomalias únicas em cérebros de homicidas

(dr) baycrest.org

Um novo estudo conduzido numa prisão dos Estados Unidos concluiu que os cérebros dos assassinos têm diferenças estruturais únicas relativamente aos outros presos. A investigação contou com a participação de 808 reclusos.

A pesquisa, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Brain Imaging and Behavior, avaliou os resultados das ressonâncias magnéticas de três grupos de pessoas, que participaram no estudo voluntariamente: 203 eram assassinos, 475 eram reclusos violentos mas não assassinos e 130 eram minimamente violentos. Os cúmplices de crimes de assassinato e os envolvidos em casos de possível morte acidental foram excluídos.

A análise revelou que os assassino tiveram uma redução significativa na massa cinzenta comparativamente com os restantes criminosos, nos quais se notou poucas diferenças.

Citado pelo New Atlas, o neuro-cientista Kent Kiehl explicou que as maiores diferenças foram observadas no córtex frontal orbital e nos lobos temporais anteriores, tendo detalhando ainda que “os homens que cometeram homicídio tinham menos massa cinzenta nestas regiões do que outros delinquentes violentos ou não violentos”.

Apesar dos resultados, advertem os autores do estudos, os homicidas não podem ser identificados “utilizando apenas dados do cérebro”, nem esta investigação pode ser vista como uma “previsão de um futuro comportamento homicida”.

Kiehl acredita que, daqui a algum tempo, pode aspirar-se prever-se determinados comportamentos homicidas com base na informação cerebral mas, para já, é ainda muito cedo fazer este tipo de associações. “Este é um primeiro passo para o uso da neuro-ciência para prever quem terá um comportamento homicida e identificar os fatores de risco neurológicos para este comportamento”, acrescentou o especialista.

Quanto aos próximos dados, o neuro-cientista revelou ainda que as metas futuras “incluem a monitorização de grandes amostras de jovens de alto risco”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …