Os gatos também gostam de jogar à apanhada – mas são eles que ditam as regras

Os psicólogos de comportamento animal revelaram que os gatos também adoram um jogo de apanhada — e são eles que ditam as regras.

Num estudo publicado na revista Scientific Reports, investigadores da Universidade de Sussex e da Universidade de Northumbria realizaram um inquérito a 924 donos de gatos que tinham relatado comportamentos de ir buscar em 1154 gatos.

Foram colocadas questões tais como: quando e como começou o jogo da apanhada; quantas vezes os gatos o faziam por mês; os brinquedos preferidos dos gatos para ir buscar; e se era o gato ou o dono que começava ou terminava o jogo.

Os resultados revelaram que o jogo da apanhada nos gatos parecer ser um comportamento instintivo.

Começou em 60,7% dos gatos antes de completarem um ano de idade e quase 95% dos felinos que jogaram à apanhada começaram sem qualquer treino.

Para os donos dos gatos que procuram uma forma simples de entreter os seus animais de estimação, parece que o jogo da apanhada é o ideal.

Mas os gatos é que mandam, ao contrário do que possa pensar.

“As nossas descobertas mostram que os gatos ditam este comportamento para influenciar diretamente a forma como os seus donos humanos respondem”, explica Jenna Forman, em nota de imprensa publicada no site da Universidade de Northumbria.

Também há a peculiaridade de quem tomou a iniciativa de jogar. Forman explicou que “os gatos que iniciaram as sessões de busca brincaram com mais entusiasmo, com mais recuperações e mais sessões de apanhada por mês.

Esta sensação de controlo, na perspetiva do gato, pode ser benéfica para o bem-estar do gato e para a relação entre o gato e o dono”.

Paralelamente, os gatos também gostam de brincar com uma grande variedade de objetos, apesar de alguns serem bastante exigentes quanto às especificidades.

De acordo com os autores do estudo, os objetos mais populares foram os brinquedos, que não precisam de ser algo muito dispendioso. Pode ser, por exemplo, bolas de papel, laços para o cabelo e meias.

Forman diz que “encorajaria os donos a serem recetivos às necessidades do seu gato, respondendo às suas preferências de jogo — nem todos os gatos vão querer jogar à apanhada, mas se o fizerem, é provável que tenham a sua própria forma particular de o fazer”.

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.