Os gatos andaram a conquistar o mundo com os Vikings

Marc d'Entremont / Flickr

Milhares de anos antes dos gatos invadirem os nossos lares (e os nossos corações), estes animais andaram a conquistar o mundo na companhia de agricultores, de marinheiros e até de Vikings.

A conclusão é de um grupo de cientistas que apresentou, na semana passada, no Simpósio Internacional de Arqueologia Biomolecular, em Oxford, a sua mais recente investigação.

A equipa analisou o ADN de 209 gatos que viveram entre 15 mil e 3.700 anos atrás, ou seja, mesmo antes do aparecimento da agricultura até ao século XVIII, explica o Science Alert.

Preservados em mais de 30 locais arqueológicos espalhados pela Europa, Médio Oriente e África, foram estes animais que permitiram aos cientistas juntar as peças da sua história que, até agora, era praticamente desconhecida.

“Não conhecemos a história dos gatos antigos. Não conhecemos a sua origem, não sabemos como a sua dispersão aconteceu”, explicou Eva-Maria Geigl, uma geneticista evolucionária do Instituto Jacques Monod, em França, que participou na pesquisa divulgada na Nature.

Os cientistas perceberam que estes felinos vivenciaram duas ondas de expansão no início da sua história.

Quando os investigadores analisaram o ADN mitocondrial – informação genética que passa apenas da progenitora -, descobriram que gatos selvagens do Médio Oriente e gatos do Mediterrâneo partilhavam uma linhagem similar.

Segundo o estudo, isto sugere que os gatos selvagens podem ter-se espalhado para as comunidades agrícolas por serem atraídos pelos ratos que, por sua vez, eram atraídos pelos cereais.

Posteriormente, milhares de anos mais tarde, a investigação sugere que há uma ligação entre o ADN dos gatos provenientes do antigo Egito e dos da Eurásia e de África, escreve o Live Science.

Esta segunda onda de expansão foi atribuída aos desbravadores dos mares como, por exemplo, marinheiros e Vikings, e exatamente pelo mesmo motivo da vaga anterior.

A ideia dos investigadores é que estas pessoas gostavam da presença dos gatos nos seus navios exatamente para controlar a presença inesperada de roedores.

“Eu nem sabia que existiam gatos vikings”, declarou Pontus Skoglund, geneticista populacional da Universidade de Harvard, nos EUA, que ficou a conhecer o estudo.

O estudo está ainda numa fase muito inicial e pretende, para já, mapear a história desta espécie que, comparativamente com a dos cães, está muito atrasada.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …

Benfica tem seis jogadores de malas feitas. Um deles chegou em julho

Há seis jogadores que poderão estar de saída do emblema da Luz, sendo que um deles, Caio Lucas, chegou em julho ao clube. O agente de Samaris já veio negar a saída do seu cliente. Bruno …