/

“Se eu encaixar, eu sento-me.” Os gatos adoram caixas ilusórias

(dr) Smith et al., Applied Animal Behaviour Science 2021

Gato sentado numa caixa ilusória

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão. 

Os cientistas analisaram esta predileção para testar de que forma as mentes dos gatos percebem uma ilusão visual. Neste caso, a ilusão era o quadrado Kanizsa: quatro formas semelhantes ao pacman orientadas para parecer que estão a formar os quatro cantos de um quadrado, induzindo o observador a perceber um quadrado que não está realmente lá.

Segundo o Science Alert, estas ilusões acontecem quando os nossos cérebros ajustam informações visuais em torno de preconceitos, provavelmente para preencher informações ausentes.

Gabriella Smith, da City University of New York, conduziu um estudo no qual os investigadores pediram a donos de gatos para filmar a reação dos felinos a diferentes ilusões visuais.

O portal escreve que 30 “cientistas-cidadãos” conseguiram concluir todos os testes necessários e dar aos cientistas dados para estudarem este fenómeno.

Os testes mostraram suscetibilidade a contornos ilusórios por parte dos gatos, apoiando a hipótese de que estes animais tratam um quadrado ilusório como um quadrado real.

Ainda assim, a equipa salvaguarda que os resultados deste estudo são limitados pelo pequeno tamanho da amostra. Apesar disso, este trabalho soma-se a uma pesquisa anterior que descobriu que os gatos respondem a ilusões visuais de contornos.

Esta foi a primeira vez que tal foi testado com gatos num ambiente familiar, onde são mais propensos a exibir um comportamento natural.

O novo artigo científico foi publicado recentemente na Applied Animal Behaviour Science.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.