“Se eu encaixar, eu sento-me.” Os gatos adoram caixas ilusórias

(dr) Smith et al., Applied Animal Behaviour Science 2021

Gato sentado numa caixa ilusória

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão. 

Os cientistas analisaram esta predileção para testar de que forma as mentes dos gatos percebem uma ilusão visual. Neste caso, a ilusão era o quadrado Kanizsa: quatro formas semelhantes ao pacman orientadas para parecer que estão a formar os quatro cantos de um quadrado, induzindo o observador a perceber um quadrado que não está realmente lá.

Segundo o Science Alert, estas ilusões acontecem quando os nossos cérebros ajustam informações visuais em torno de preconceitos, provavelmente para preencher informações ausentes.

Gabriella Smith, da City University of New York, conduziu um estudo no qual os investigadores pediram a donos de gatos para filmar a reação dos felinos a diferentes ilusões visuais.

O portal escreve que 30 “cientistas-cidadãos” conseguiram concluir todos os testes necessários e dar aos cientistas dados para estudarem este fenómeno.

Os testes mostraram suscetibilidade a contornos ilusórios por parte dos gatos, apoiando a hipótese de que estes animais tratam um quadrado ilusório como um quadrado real.

Ainda assim, a equipa salvaguarda que os resultados deste estudo são limitados pelo pequeno tamanho da amostra. Apesar disso, este trabalho soma-se a uma pesquisa anterior que descobriu que os gatos respondem a ilusões visuais de contornos.

Esta foi a primeira vez que tal foi testado com gatos num ambiente familiar, onde são mais propensos a exibir um comportamento natural.

O novo artigo científico foi publicado recentemente na Applied Animal Behaviour Science.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …