“Se eu encaixar, eu sento-me.” Os gatos adoram caixas ilusórias

(dr) Smith et al., Applied Animal Behaviour Science 2021

Gato sentado numa caixa ilusória

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão. 

Os cientistas analisaram esta predileção para testar de que forma as mentes dos gatos percebem uma ilusão visual. Neste caso, a ilusão era o quadrado Kanizsa: quatro formas semelhantes ao pacman orientadas para parecer que estão a formar os quatro cantos de um quadrado, induzindo o observador a perceber um quadrado que não está realmente lá.

Segundo o Science Alert, estas ilusões acontecem quando os nossos cérebros ajustam informações visuais em torno de preconceitos, provavelmente para preencher informações ausentes.



Gabriella Smith, da City University of New York, conduziu um estudo no qual os investigadores pediram a donos de gatos para filmar a reação dos felinos a diferentes ilusões visuais.

O portal escreve que 30 “cientistas-cidadãos” conseguiram concluir todos os testes necessários e dar aos cientistas dados para estudarem este fenómeno.

Os testes mostraram suscetibilidade a contornos ilusórios por parte dos gatos, apoiando a hipótese de que estes animais tratam um quadrado ilusório como um quadrado real.

Ainda assim, a equipa salvaguarda que os resultados deste estudo são limitados pelo pequeno tamanho da amostra. Apesar disso, este trabalho soma-se a uma pesquisa anterior que descobriu que os gatos respondem a ilusões visuais de contornos.

Esta foi a primeira vez que tal foi testado com gatos num ambiente familiar, onde são mais propensos a exibir um comportamento natural.

O novo artigo científico foi publicado recentemente na Applied Animal Behaviour Science.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …