Os extraterrestres podem ser altamente inteligentes, mas incapazes de contactar o exterior

ZAP // Dall-E-2

Um planeta oceânico, ou mundo hycean (conceito artístico)

Um novo estudo revelou potenciais problemas que poderemos encontrar no contacto com civilizações extraterrestres inteligentes: a existência de “mundos aquário”.

Dada a vastidão do Universo, a enorme quantidade de tempo que já passou e os quadriliões de estrelas que existem, como é que não conseguimos ver sinais de civilizações alienígenas e porque é que não entraram em contacto?

Este é o chamado Paradoxo de Fermi, postulado em 1950, por Enrico Fermi,

Desde então, recorda o IFL Science, diversas teorias têm tentado dar-lhe resposta —  das mais positivas às absolutamente aterradoras.

Sugestões recentes incluíram a limitação de oxigénio, a ideia de que os extraterrestres inteligentes poderiam ficar para sempre presos na idade da pedra sem oxigénio suficiente para a combustão.

Num novo artigo, publicado no British Interplanetary Society, Elio Quiroga, professor na Universidad del atlántico Medio, em Espanha, descreve alguns cenários em que as espécies alienígenas poderiam ser inteligentes, mas incapazes de sair do seu próprio planeta ou de comunicar com outros, a que chamou “mundos aquário“.

Trata-se de mundos demasiado grandes, tornando impossível às civilizações alienígenas escapar à gravidade do seu planeta.

Isto não tem apenas implicações para sair fisicamente do planeta e encontrar outras espécies, mas também para a progressão tecnológica.

Uma civilização que não pode sair do seu planeta, não tem comunicações via satélite e não está a olhar para nós com a sua versão do Telescópio Espacial James Webb.

Os extraterrestres inteligentes “podem ver as viagens espaciais como, talvez, inconcebíveis”, diz Quiroga.

Outro possível mundo poderia ser o dos planetas oceânicos ou mundos hycean.

Nestes planetas, a criação de equipamento elétrico, que permita a comunicação a longa distância, pode ser quase impossível, se é que os extraterrestres sentem necessidade de desenvolver esta tecnologia”.

“Num mundo subaquático embebido num fluido, como a água ou o metano líquido, onde os sinais sonoros podem ser ouvidos a centenas de quilómetros de distância, a comunicação entre indivíduos poderia ser viável sem a necessidade de dispositivos de comunicação”, explicou Quiroga.

“A tecnologia de telecomunicações pode nunca surgir num mundo assim, embora possa ser o lar de uma civilização completamente desenvolvida“.

São propostos outros mundos possíveis, incluindo sistemas binários onde há sempre luz do dia e as estrelas podem ser vistas, ou um mundo constantemente coberto por nuvens espessas.

Nestes mundos, os extraterrestres podem não desenvolver o desejo de explorar fora do seu próprio planeta.

Teremos de esperar por novas informações.

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.