Os extraterrestres podem ser mais parecidos com os humanos do que pensamos

Investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, acreditam que os extraterrestres podem apresentar mais semelhanças com os seres humanos do que se pensa.

De acordo com a pesquisa realizada por investigadores da conceituada Universidade de Oxford, os extraterrestres podem ter passado por processos de evolução, nomeadamente por selecção natural, semelhantes aos humanos.

Num comunicado sobre o estudo, os cientistas notam que as formas de vida alienígenas podem ter também evoluído para se tornarem “mais capazes e mais fortes” com o tempo.

A nova teoria, publicada no International Journal of Astrobiology, aponta que o processo de selecção natural descrito por Darwin e verificado na Terra, com os organismos vivos, pode ter ocorrido também noutros planetas.

Com base nesta ideia, os investigadores da OX partiram para a previsão de como podem ser fisicamente os extraterrestres.

“Nós oferecemos uma abordagem alternativa que é usar a teoria evolucionária para fazer previsões que são independentes dos detalhes da Terra”, explica Samuel Levin, do o investigador Departamento de Zoologia da universidade, citado no comunicado.

“É uma abordagem útil porque as previsões teóricas se aplicarão a extraterrestres que são formados de silício, que não têm ADN e que respiram azoto, por exemplo”, conclui.

E se é certo que ainda não se pode definir exactamente o aspecto desses extraterrestres, os cientistas da OX acreditam podemos tirar ilações sobre que tipo de formas de organismos podem ser.

“Ainda não podemos dizer se os extraterrestres andam em duas pernas ou se têm grandes olhos verdes. Mas acreditamos que a teoria evolucionária oferece uma ferramenta única adicional para tentar perceber como é que os extraterrestres serão, e mostrámos alguns exemplos dos tipos de fortes previsões que podemos fazer com ela”, diz Levin.

Um desses exemplos é o “Octomite”, uma espécie de criatura de tubos “feita de entidades mais pequenas que alinharam os seus interesses para cooperarem, muito como as células do corpo humano trabalham juntas para manter a pessoa viva”, destacam os investigadores.

Helen.S.Cooper

O ‘Octomite’, um extraterrestre complexo, formado por uma hierarquia de entidades que cooperam e mantêm o organismo a funcionar.

A teoria da evolução natural na Terra assenta na ideia de que “grandes transições”, ou seja, eventos ou fenómenos com grande impacto, levaram grupos de organismos a evoluírem para formas de vida mais complexas. Assim, organismos de células únicas deram origem a organismos multi-celulares.

“Prevendo que os extraterrestes passaram por grandes transições – que é como a complexidade surgiu nas espécies da Terra -, podemos dizer que há um certo nível de previsibilidade de evolução que faria com que se pareçam connosco“, destaca Levin citado pela OX.

“Como os humanos, prevemos que são feitos de uma hierarquia de entidades, com todas a cooperarem para produzirem um extraterrestre. Em cada nível do organismo, haverá mecanismos para eliminar o conflito, manter a cooperação e o organismo a funcionar”, acrescenta o investigador.

Levin lembra ainda que “há, potencialmente, centenas de milhares de planetas habitáveis só na nossa galáxia”. E se “não podemos dizer se estamos ou não sozinhos no Universo”, esta investigação sobre a vida alienígena é “um pequeno passo em frente para responder a outra questão: como é que serão os nosso vizinhos“, conclui o investigador.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Os extraterrestres podem ser mais parecidos com os humanos do que pensamos”
    Deve ser verdade, já tenho visto alguns com cabeleira postiça e gola alta!

  2. E até podem ser bem mais diferentes do que pensamos. Isso apenas depende do pensamento de cada um e deste modo das suas expetativas. Olhem-me esta…

RESPONDER

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …