Os extraterrestres podem já ter explorado a Via Láctea (e visitado a Terra)

A Via Láctea pode estar repleta de civilizações alienígenas interestelares. Mas não sabemos, porque não nos visitam há 10 milhões de anos.

De acordo com um estudo publicado no mês passado na revista especializada The Astronomical Journal, a vida extraterrestre inteligente pode demorar algum tempo a explorar a galáxia, aproveitando o movimento dos sistemas estelares para facilitar a troca de estrelas. O trabalho é uma nova resposta a uma pergunta conhecida como Paradoxo de Fermi, que pergunta por que razão não detetamos sinais de inteligência extraterrestre.

O paradoxo foi levantado pela primeira vez pelo físico Enrico Fermi, que perguntou: “Onde estão todos?”. Fermi questionava a viabilidade de viajar entre estrelas, mas, desde então, a sua pergunta passou a representar dúvidas sobre a própria existência de extraterrestres.

O astrofísico Michael Hart explorou a questão formalmente quando argumentou num artigo de 1975 que havia muito tempo para a vida inteligente colonizar a Via Láctea nos 13,6 mil milhões de anos desde que a galáxia se formou, mas ainda não ouvimos nada deles. Hart concluiu, portanto, que não deve haver civilizações avançadas na nossa galáxia.

O novo estudo, porém, oferece uma perspetiva diferente sobre a questão: talvez os alienígenas estejam a demorar um pouco e a ser estratégicos.

“Se não considerarmos o movimento das estrelas ao tentar resolver o problema, fica basicamente com uma de duas soluções”, disse Jonathan Business-Nellenback, cientista da computação e principal autor do estudo, ao Business Insider. “Ninguém sai do seu planeta ou somos de facto a única civilização tecnológica da galáxia.”

As estrelas orbitam o centro da galáxia em diferentes caminhos a diferentes velocidades. Ao fazê-lo, ocasionalmente cruzam-se. Assim, os alienígenas poderiam estar a esperar pelo próximo destino. Nesse caso, as civilizações demorariam mais tempo a espalhar-se pelas estrelas do que Hart calculou. Portanto, podem ainda não ter chegado até nós – ou talvez até já tenham chegado, muito antes dos humanos evoluírem.

Os investigadores já tentaram responder ao Paradoxo de Fermi de várias maneiras – estudos investigaram a possibilidade de que todas as formas de vida alienígena se formem nos oceanos abaixo da superfície de um planeta e postularam que as civilizações podem ser desfeitas pela sua insustentabilidade antes de realizar qualquer viagem interestelar.

Há também a “hipótese do zoológico”, que imagina que as sociedades da Via Láctea decidiram não entrar em contacto connosco pelas mesmas razões pelas quais mantemos a natureza ou mantemos proteções para alguns povos indígenas isolados.

Um estudo de 2018 sugeriu que há uma hipótese de 2 em 5 de estarmos sozinhos na nossa galáxia e uma hipótese de 1 em 3 de estarmos sozinhos em todo o cosmos.

Os autores do estudo mais recente apontam que investigações anteriores não tiveram em conta um facto crucial sobre a nossa galáxia: ela move-se. Assim como os planetas orbitam estrelas, os sistemas estelares orbitam o centro galáctico. O nosso sistema solar, por exemplo, orbita a galáxia a cada 230 milhões de anos.

Se civilizações surgirem em sistemas estelares distantes, podem tornar a viagem mais curta, esperando que o seu caminho orbital os aproxime de um sistema estelar habitável. Depois de se estabelecerem nesse novo sistema, os alienígenas poderiam esperar novamente por uma distância ideal de viagem para dar outro salto.

Nesse cenário, os alienígenas não se estão a mover pela galáxia. Estão à espera que a sua estrela se aproxime de outra estrela com um planeta habitável. “Se demorar mil milhões de anos, essa é uma solução para o paradoxo de Fermi”, disse Carroll-Nellenback. “Os mundos habitáveis ​​são tão raros que precisamos de esperar mais do que qualquer civilização dure antes que outro apareça.”

Para explorar os cenários, os investigadores usaram modelos numéricos para simular a propagação de uma civilização pela galáxia. Tiveram em consideração uma variedade de possibilidades para a proximidade de uma civilização hipotética a novos sistemas estelares, o alcance e a velocidade das suas sondas interestelares e a taxa de lançamento dessas sondas.

“Tentamos criar um modelo que envolvesse o menor número de suposições sobre sociologia que pudéssemos”, disse Carroll-Nellenback.

Ainda assim, parte do problema de modelar a expansão galáctica de civilizações alienígenas é que estamos a trabalhar apenas com um ponto de dados: nós próprios. Portanto, todas as nossas previsões são baseadas no nosso próprio comportamento. Mas mesmo com a limitação, os cientistas descobriram que a Via Láctea poderia ser preenchida com sistemas estelares estabelecidos que não conhecemos.

“Todos os sistemas podem ser habitáveis, mas os extraterrestres não nos visitam porque não estão suficientemente próximos“, disse Carroll-Nellenback. Até agora, detetámos cerca de 4.000 planetas fora do nosso Sistema Solar e nenhum hospedava vida.

Há pelo menos 100 mil milhões de estrelas na Via Láctea – e ainda mais planetas. Um estudo recente estimou que até 10 mil milhões desses planetas poderiam ser parecidos com a Terra.

Assim, os autores do estudo escreveram que concluir que nenhum desses planetas sustenta a vida seria como olhar para uma piscina e não encontrar golfinhos – e depois decidir que o oceano não tem golfinhos.

Outro elemento chave nos debates sobre a vida alienígena é o que Hart chamou de “Facto A”: não há visitantes interestelares na Terra e não há evidências de visitas passadas. Mas isso não significa que nunca estiveram por cá.

Se uma civilização alienígena chegou à Terra há milhões de anos – e a Terra tem 4,5 mil mihões de anos -, talvez já não haja sinais da sua visita. Estudos anteriores sugerem que talvez não consigamos detetar evidências de visitas alienígenas passadas. É possível que alienígenas tenham passado perto da Terra, mas decidiram não a visitar.

Além disso, os alienígenas podem não querer visitar um planeta que já tem vida. Assumir isso seria uma “projeção ingénua” de uma tendência humana de equiparar expansão à conquista.

Por agora, os investigadores consideram que não devemos desmotivar por causa do silêncio do Universo. Nos próximos anos, espera-se que a nossa capacidade de detetar e observar outros planetas potencialmente habitáveis melhore drasticamente à medida que novos telescópios são construídos e lançados para o Espaço.

15 COMENTÁRIOS

1. Migalha a migalha, vão preparando o grande público para aquilo que o Vaticano, as Ordens Religiosas e a Maçonaria estão “carecas” de saber….
    Ufa!!! Como custa aguentar tanta hipocrisia!…
    Já faz algum tempo que a ONU e todos os países estão a preparar um protocolo destinado à recepção OFICIAL de extraterrestres, para que sejam evitados conflitos…
    É mais do que tempo de todos abrirmos os olhos….

• Segundo as minhas fontes de conhecimento, as classes sociais existentes em Nibir(u) e que se deslocaram até à Terra, foram:
        – os “Elohim” – que eram os elementos da realeza, os “senhores” ou os “deuses”.
        – os “Nefilim” – que eram os operários destinados à mineração.
        Depois da sua rebelião e “prisão” em Marte é que surgiram na Terra como “anjos caídos”.
        Tanto uns como outros vieram de fora do Sistema Solar. Como não eram terrestres, então eram e continuam a ser: EXTRAterrestres, vulgo ET`s.
        Assinado: Maria da Maia

• quando apontares um dedo a alguém, nunca esqueças de olhar a tua mão: se fores um observador atento, logo verás que tens 3 (TRÊS!!!) dos teus dedinhos, apontados para ti…
        Assinado: Maria da Maia

2. Confesso que acho piada a estas teorias…
    Eu teorizo que os ETs ainda andam por aí. E penso mesmo que a grande maioria se instalou no Brasil. Vamos dar tempo ao tempo e vejam os comentários dos brasileiros aí em baixo.

3. Filmes de Ficção científica tornam-se realidade dentro de dois séculos, a imagem do que aconteceu com as obras de Júlio Verne.

Nós ja´ ca´ naõ estaremos para o presenciar, seremos apenas a populaçaõ espectadora desses filmes. Seremos almas? Naõ sei e (talvez) nem queira saber para ja´. a realidade do dia-a-dia ja´ é karma suficiente (para responder a`Maria e seguidores)

• “para responder a`Maria “…
      🙂 🙂 Responder???!!! Mas por acaso eu fiz-te alguma pergunta??!!
      O assunto do texto lançado pelo ZAP, nem lhe pegas…. Pois… pois… onde é que pára a capacidade de argumentação??
      Haja paciência para tolerar estes “comentadores” de comentários!… 🙂 🙂

• pois… cada vez mais longe do contexto do post…
          Embora dispense a resposta, não consigo deixar de perguntar: em que grupo o teu ego diz que te encontras incluído???
          E por aqui me fico….
          Assinado Maria da Maia

• Estive para nâo responder, mas jà que pergunta:

No grupo dos que nâo engolem disparates e teorias sem provas concretas.

Cada qual tem as suas convicções e nâo somos obrigados a “comer tudo o que nos põem no prato”. Estimo que tenha as suas convicções…