Os dentes de leite nascem mais tarde do que se pensava

Os chamados dentes de leite – os primeiros que surgem no humanos, que compõem a dentição decídua e assim chamados por serem mais claros do que os dentes definitivos – surgem, afinal, mais tarde do que se estimava.

O estudo, publicado no European Journal of Paediatric Dentistry, analisou o processo de dentição de leite em 1.250 crianças espanholas (623 meninas e 627 meninos), com idade entre três e 42 meses, em diferentes creches de Madrid.

“No nosso estudo, um dos maiores realizados até hoje em Espanha, observamos que a cronologia eruptiva da dentição primária ocorre mais tarde do que o que se considerava”, explica Manuel Joaquin de Nova, professor Departamento de Estomatologia IV da Universidad Complutense de Madrid (UCM).

O primeiro dente de leite ao nascer é o incisivo direito central inferior, por volta dos 11 meses, e o último era o segundo molar superior esquerdo, aos cerca de 33 meses. No total, o processo dura em média 22 meses.

Por norma, considera-se que o surgimento dos incisivos centrais e laterais de leite precedem o primeiro molar – algo que não foi confirmado na investigação. “No nosso estudo, o nascimento do primeiro molar ocorreu antes da erupção dos incisivos laterais mandibulares”, afirmou o investigador.

Quanto a diferenças entre sexos, nos meninos os dentes caninos, os incisivos centrais inferiores e os segundos molares apareceram primeiro.

Contudo, estas diferenças cronológicas “são de uma magnitude temporal tão pequena que dificilmente são relevantes no contexto clínico, se tivermos em conta que o desenvolvimento humano está sujeito a uma variabilidade individual que deve ser considerada normal”, diz o professor da UCM.

A cronologia deste processo dental é um indicador do desenvolvimento normal das crianças e suas variações podem alertar os médicos de que algo está errado com a saúde do pequeno.

“O processo de crescimento dos dentes é mais um processo do desenvolvimento da criança e, como tal, obecede de forma muito significativa a fatores genéticos. Além destes, também é influenciado por outros como o sistema endócrino ou a nutrição”, numera Manuel Joaquin de Nova.

Agência SINC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …