Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos “enormes”

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo.

De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Proceedings of the Royal Society B, é o habitat destes animais que acaba por ditar a dimensão dos seus olhos.

Para chegar a esta conclusão, Kate Thomas, especialista do Museu de História Natural de Londres, no Reino Unido, e a sua equipa analisaram espécimes vivos e preservados de 220 espécies de anuros (anfíbios sem cauda), representando todas as 55 famílias até agora conhecidas pela comunidade científica.

Os cientistas mediram o comprimento do corpo dos animais, o tamanho das suas córneas, bem como o tamanho total dos seus olhos para perceber como é que as proporções deste órgão mudam entre espécies, detalha o portal IFL Science.

Os resultados demonstraram que entre os batráquios com olhos grandes e olhos pequenos, havia um denominador comum: habitats partilhados.

Isto é, os sapos que vivem em cavernas onde as condições são geralmente de pouca luz e monocromáticas têm olhos menores, enquanto as rãs de ambientes florestais, onde há mais luz e diversidade de cores, têm os maiores olhos entre os animais analisados.

“Os sapos das árvores têm os olhos maiores e precisam de escalar, saltar e tomar decisões rápidas durante o salto (…) Não é que veja melhor do que nós, mas, comparados connosco, estão a investir muito mais do seu ‘orçamento’ total de energia na visão”, disse em declarações ao portal New Scientist Kate Thomas.

Segundo os cientistas, faz sentido não ter uns olhos tão grandes para se focarem em sentidos mais adequados para águas escuras e turvas – estes sentidos são, simplesmente, mais benéficos para o seu ambiente natural.

O que os cientistas não sabem ainda é que sentidos é que estes batráquios de olhos grandes sacrificam para terem um “orçamento ótico” tão apelativo.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …