Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos “enormes”

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo.

De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Proceedings of the Royal Society B, é o habitat destes animais que acaba por ditar a dimensão dos seus olhos.

Para chegar a esta conclusão, Kate Thomas, especialista do Museu de História Natural de Londres, no Reino Unido, e a sua equipa analisaram espécimes vivos e preservados de 220 espécies de anuros (anfíbios sem cauda), representando todas as 55 famílias até agora conhecidas pela comunidade científica.

Os cientistas mediram o comprimento do corpo dos animais, o tamanho das suas córneas, bem como o tamanho total dos seus olhos para perceber como é que as proporções deste órgão mudam entre espécies, detalha o portal IFL Science.

Os resultados demonstraram que entre os batráquios com olhos grandes e olhos pequenos, havia um denominador comum: habitats partilhados.

Isto é, os sapos que vivem em cavernas onde as condições são geralmente de pouca luz e monocromáticas têm olhos menores, enquanto as rãs de ambientes florestais, onde há mais luz e diversidade de cores, têm os maiores olhos entre os animais analisados.

“Os sapos das árvores têm os olhos maiores e precisam de escalar, saltar e tomar decisões rápidas durante o salto (…) Não é que veja melhor do que nós, mas, comparados connosco, estão a investir muito mais do seu ‘orçamento’ total de energia na visão”, disse em declarações ao portal New Scientist Kate Thomas.

Segundo os cientistas, faz sentido não ter uns olhos tão grandes para se focarem em sentidos mais adequados para águas escuras e turvas – estes sentidos são, simplesmente, mais benéficos para o seu ambiente natural.

O que os cientistas não sabem ainda é que sentidos é que estes batráquios de olhos grandes sacrificam para terem um “orçamento ótico” tão apelativo.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …