Os caranguejos têm memória (e conseguem superar um labirinto complexo)

D. Hazerli / Wikimedia

Carcinus maenas

A espécie de caranguejo Carcinus maenas consegue percorrer um labirinto e lembrar-se do trajeto durante duas semanas. Esta descoberta demonstra que os crustáceos têm capacidade cognitiva para aprendizagens complexas, embora tenham cérebros muito mais pequenos do que outros animais, como as abelhas.

Edward Pope, investigador da Universidade de Swansea, no Reino Unido, afirmou que os crustáceos têm um cérebro aproximadamente 10 vezes mais pequeno do que o de uma abelha, em termos de contagem neuronal.

A equipa do cientista treinou doze caranguejos da espécie Carcinus maenas para completar até ao fim um labirinto subaquático complexo, introduzido dentro de um aquário. O labirinto tinha um único caminho correto para os animais conseguirem chegar até à meta, que exigia cinco mudanças de direção e incluía três becos sem saída.

Como recompensa, os investigadores colocaram um mexilhão triturado no fim do trajeto. O caranguejo que chegasse até ao fim era o feliz contemplado.

Segundo o New Scientist, os caranguejos tentaram completar o labirinto uma vez por semana, durante quatro semanas. De acordo com os cientistas, os animais não conseguiram chegar ao fim do trajeto sem cometer um erro até à terceira semana de treino, apesar de terem melhorado sessão após sessão.

Pope e sua equipa decidiram esperar mais duas semanas antes de colocar à prova as memórias dos caranguejos.

Nesta segunda tentativa, os cientistas colocaram os caranguejos dentro um labirinto sem qualquer recompensa comestível. Os doze animais conseguiram completar o labirinto em apenas 8 minutos.

Segundo o artigo científico publicado na Biology Letters, um outro grupo composto por caranguejos não treinados demorou, em média, 39 minutos para completar o labirinto, com apenas 7 dos 12 caranguejos a chegar ao fim em menos de uma hora.

“É interessante ver que os caranguejos conseguem aprender o labirinto”, referiu Neil Burgess, da University College London, no Reino Unido. Ainda assim, estes animais aprendem mais lentamente do que roedores ou outros mamíferos.

No futuro, Pope e a equipa querem investigar de que forma as mudanças nas condições do oceano, como a acidificação e o aumento da temperatura, podem afetar a capacidade de aprendizagem dos caranguejos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …

Rui Rio, presidente do PSD

Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial para o país se o PSD mudasse agora de líder"

O presidente do PSD apresentou, esta sexta-feira, na cidade do Porto, a sua recandidatura à liderança, tendo considerado que "seria muito prejudicial", não só para o país como para o partido, mudar agora de líder. Rui …

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …