Os canhotos são mais inteligentes do que os destros (pelo menos na matemática)

Pete Souza / White House

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

Um novo estudo sugere que as pessoas que escrevem preferencialmente com a mão esquerda são melhores a matemática do que as que usam a mão direita, especialmente na resolução de problemas.

O estudo, publicado no jornal Frontiers in Psycology, analisou a associação entre escrever com a mão esquerda e as habilidades matemáticas, levando a cabo uma série de experiências com 2300 estudantes dos ensinos primário e secundário.

E os resultados revelaram que os estudantes canhotos superaram os restantes sempre que estiveram em causa tarefas de resolução de problemas, designadamente exercícios associados à matemática. Já não se verificaram diferenças nos casos de tarefas de aritmética simples.

De notar ainda que os alunos que declararam ser sempre destros tiveram sempre um pior desempenho em todas as experiências em comparação com os que revelaram moderada tendência canhota ou destra, nota o IFLScience.

“Ser fortemente destro pode representar uma desvantagem para a matemática”, afiançam ainda os autores do estudo.

Estes resultados combinados “demonstram que a lateralidade, como um indicador de conectividade entre os hemisférios cerebrais, influencia de facto a cognição, até certo ponto”, concluem os investigadores.

O estudo avança que, geralmente, quem usa preferencialmente a mão esquerda tem um lado direito do cérebro mais desenvolvido, sendo este hemisfério “especializado” em “processos como o raciocínio espacial e a capacidade de gerar mentalmente representações de objectos”, realça o IFLScience.

Contudo, os autores da investigação salientam o facto de ser necessário pesquisar melhor o assunto, nomeadamente para “desenhar um modelo causal mais preciso do efeito da lateralidade na cognição e na habilidade matemática”.

Apenas 10% da população mundial é canhota. Entre as pessoas que escrevem ou escreveram com a mão esquerda estão nomes como Barack Obama, Bill Clinton, David Bowie, Leonardo da Vinci e Aristóteles, enquanto figuras como Donald Trump e George W. Bush são destros.

ZAP // IFLScience

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sou esquerdina. Contudo nos anos 60 era a mão do diabo como tal, fui obrigada a escrever com a mao direita. O resto é tudo á esquerda. Matemática do ensino escolar ZERO.mas a lógica da matemática sou forte ou seja a lógica o raciocínio rapido por essa razao antes de exprimirem ideias, conversas..só com apenas uma palavra ja sei o resultado e sentido do tema. A nível inteligencia para mim nao existe o q. Existe é um nao
    cinco, sexto, sétimo sentido mas sim muito mais sentidos dos q. Nos fazem crer.

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …