//

Os canadianos estão mais obesos e a culpa é do NAFTA

A Associação de Médicos de Canadá publicou na quarta-feira os resultados de um estudo que expõe as consequências negativas que o Tratado Norteamericano de Livre Comércio – NAFTA – na saúde dos canadianos.

David Stuckler é um dos autores da investigação e disse à New Food Magazine que encontrou provas da existência de um “forte vínculo entre a eliminação das tarifas sobre o xarope de milho rico em frutose e a epidemia de obesidade que afetou o Canadá“.

O estudo determinou que entre 1985 e 2000, quando as tarifas diminuíram devido ao Tratado de Livre Comércio, o consumo médio de calorias por cada canadiano aumentou em 41,6 kcal por dia.

Este aumento no consumo de xarope de milho correlaciona-se com um crescimento significativo das taxas de obesidade, de 5,6% em 1985 a 14,8% em 1998, assim como com o aumento da diabetes tipo 2.

“Até uma modesta subida dos 2% que excedem o consumo calórico diário de um adulto pode ter um grande efeito em toda a população“, comentou o professor Stuckler.

“A nossa análise da NAFTA sugere que novos acordos comerciais podem prejudicar a nossa população, quer em termos financeiros, quer na saúde, uma vez que as tarifas mais baixas aumentam o consumo de alimentos perigosos e nocivos, como o xarope de milho rico em fibrose”, continuou.

Os autores observaram que esta descoberta é consistente com outros estudos que mostram uma mudança nos ambientes alimentares em países que entram em negócios comerciais com os Estados Unidos. Esses acordos comerciais podem ter implicações importantes para a saúde, pois o NAFTA é visto como um modelo para futuros acordos de livre comércio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.