Os cães também atravessam uma crise quando chegam à meia idade

À semelhança do Homem, alguns cães parecem também atravessar um crise quando chegam à meia idade, sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Eotvos Lorand em Budapeste, na Hungria.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Scientific Reports, alguns cães perdem o interesse na procura de novas experiências à medida que vão envelhecendo a atingem a meia-idade.

A equipa analisou 217 border collies com idades compreendidas entre os seis meses e os 15 anos e descobriu que quando os espécimes atingem os três anos, o equivalente à meia-idade humana, perde o entusiasmo e aproveita menos as novas experiências.

O comportamento destes animais varia e as mudanças no seu comportamento ocorrem de formas diferentes, uma vez que a sua atenção e capacidade de resolver problemas aumentam até aos seis anos, idade em que depois estabilizam.

Há, contudo, características que se manifestam ao longo de toda as suas vidas, tal como frisa o portal Russia Today: cães ativos e sociáveis continuarão a sê-lo, da mesma foram que os animais que são preguiçosos continuarão preguiçosos.

Dos 217 espécimes que participaram no procedimento experimental, 37 foram submetidos aos mesmos testes quatro anos depois, um controlo contínuo que pode representar ser uma enorme mais valia em futuras investigações, segundo os cientistas.

Este tipo de acompanhamento permitiu abordar não apenas “a estabilidade” do comportamento do animal, como também “perceber se existem diferenças individuais” para entender se cães com determinados perfis “mudam mais do que outros”, explicou Friederike Range, coautor do estudo, citado pelo mesmo portal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O adeus a Alfredo Quintana, o "guerreiro extraordinário"

O guarda-redes de andebol do FC Porto faleceu, esta sexta-feira, aos 32 anos, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória durante o treino de segunda-feira. "Partiu, deixou-nos um grande vazio, mas ficará para sempre no coração …

Caso EDP. Sócrates lança suspeitas contra o PSD e acusa MP de ter um "viés político"

José Sócrates quer ser assistente no caso EDP, para ajudar ao "esclarecimento da verdade", como alega, e diz que o facto de o Ministério Público (MP) se opor "escancara a suspeição de viés político nesta …

Ventura admite "entendimento" com o PSD/Madeira semelhante ao dos Açores

O líder do Chega admitiu, esta sexta-feira, que poderá haver um "entendimento" com o PSD/Madeira semelhante ao estabelecido nos Açores. "Se o que estiver em cima da mesa for o Partido Socialista estar à beira de …

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …