Todos os cães evoluíram a partir de um único grupo de lobos

Um novo estudo considera que os cães podem ter evoluído de uma única população de lobos que existiu entre 20 mil a 40 mil anos atrás.

Coordenado por Krishna Veeramah, da Universidade Stony Brook, nos EUA, o estudo contradiz a principal teoria sobre a evolução canina, ou seja, a de que esta ocorreu através de populações diferentes de lobos que viviam a milhares de quilómetros uma da outra.

A nova hipótese tem como base o ADN dos ossos de três cães encontrados em sítios arqueológicos na Alemanha e na Irlanda, com idades que variam entre 4,7 mil e 7 mil anos. Os animais antigos tinham ancestrais em comum com os cães modernos europeus.

Ao analisar as taxas de mudança genética, os cientistas conseguiram estimar que a domesticação dos lobos ocorreu entre 20 mil e 40 mil anos atrás.

Segundo a BBC, Veeramah diz que o processo se iniciou quando uma população de lobos se aproximou de acampamentos nómadas em busca de restos de comida.

“Os humanos não beneficiaram imediatamente com o processo, mas com o passar do tempo desenvolveram algum tipo de relacionamento simbiótico com os animais. Eventualmente, os animais evoluíram para os cães que conhecemos hoje”, explica.

Semelhança com os cães de rua

A história do surgimento dos cães a partir dos lobos é complexa e gera intensos debates.

Os cientistas acreditam que os cães começaram a percorrer o mundo, possivelmente na companhia de humanos, há cerca de 20 mil anos.

Há sete mil anos, encontravam-se dispersos pelo planeta, mas ainda não eram o que se pode chamar de animais de estimação.

”Provavelmente eram animais parecidos com os cães que hoje vivem na rua, que se reproduzem livremente e não vivem em nenhuma casa específica”, diz o cientista.

Posteriormente, os animais passaram a ser criados para ajudar na caça e no pastoreio, um processo que ao longo do tempo criou centenas de raças modernas.

O estudo, publicado na revista científica Nature Communications, sugere que as raças encontradas em locais tão distintos como o continente americano e as Ilhas do Pacífico derivam de cães europeus.

”O cão com sete mil anos proveniente da Europa é virtualmente um ancestral para a maioria das raças modernas”, diz Veeramah.

”E esse relacionamento pode chegar até ao mais antigo fóssil canino que conhecemos, que é aproximadamente de 14 mil anos atrás e que foi encontrado na Alemanha”, completa.

Estudos anteriores defendem que os primeiros cães domesticados surgiram em lados opostos da Eurásia (território composto pelos continentes europeu e asiático) há mais de 12 mil anos. Posteriormente, os cães orientais migraram com os humanos e assim começaram a reproduzir-se no lado ocidental.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu quando não percebo onde é que está o interesse de uma notícia, normalmente fico caladinho, não vá lembrar-me de fazer um comentário a dizer “que descoberta fantástica” e passar por burro.

RESPONDER

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …