Todos os cães evoluíram a partir de um único grupo de lobos

Um novo estudo considera que os cães podem ter evoluído de uma única população de lobos que existiu entre 20 mil a 40 mil anos atrás.

Coordenado por Krishna Veeramah, da Universidade Stony Brook, nos EUA, o estudo contradiz a principal teoria sobre a evolução canina, ou seja, a de que esta ocorreu através de populações diferentes de lobos que viviam a milhares de quilómetros uma da outra.

A nova hipótese tem como base o ADN dos ossos de três cães encontrados em sítios arqueológicos na Alemanha e na Irlanda, com idades que variam entre 4,7 mil e 7 mil anos. Os animais antigos tinham ancestrais em comum com os cães modernos europeus.

Ao analisar as taxas de mudança genética, os cientistas conseguiram estimar que a domesticação dos lobos ocorreu entre 20 mil e 40 mil anos atrás.

Segundo a BBC, Veeramah diz que o processo se iniciou quando uma população de lobos se aproximou de acampamentos nómadas em busca de restos de comida.

“Os humanos não beneficiaram imediatamente com o processo, mas com o passar do tempo desenvolveram algum tipo de relacionamento simbiótico com os animais. Eventualmente, os animais evoluíram para os cães que conhecemos hoje”, explica.

Semelhança com os cães de rua

A história do surgimento dos cães a partir dos lobos é complexa e gera intensos debates.

Os cientistas acreditam que os cães começaram a percorrer o mundo, possivelmente na companhia de humanos, há cerca de 20 mil anos.

Há sete mil anos, encontravam-se dispersos pelo planeta, mas ainda não eram o que se pode chamar de animais de estimação.

”Provavelmente eram animais parecidos com os cães que hoje vivem na rua, que se reproduzem livremente e não vivem em nenhuma casa específica”, diz o cientista.

Posteriormente, os animais passaram a ser criados para ajudar na caça e no pastoreio, um processo que ao longo do tempo criou centenas de raças modernas.

O estudo, publicado na revista científica Nature Communications, sugere que as raças encontradas em locais tão distintos como o continente americano e as Ilhas do Pacífico derivam de cães europeus.

”O cão com sete mil anos proveniente da Europa é virtualmente um ancestral para a maioria das raças modernas”, diz Veeramah.

”E esse relacionamento pode chegar até ao mais antigo fóssil canino que conhecemos, que é aproximadamente de 14 mil anos atrás e que foi encontrado na Alemanha”, completa.

Estudos anteriores defendem que os primeiros cães domesticados surgiram em lados opostos da Eurásia (território composto pelos continentes europeu e asiático) há mais de 12 mil anos. Posteriormente, os cães orientais migraram com os humanos e assim começaram a reproduzir-se no lado ocidental.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu quando não percebo onde é que está o interesse de uma notícia, normalmente fico caladinho, não vá lembrar-me de fazer um comentário a dizer “que descoberta fantástica” e passar por burro.

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …