Os cães também têm auto-consciência

Adrienne Mountain / Flickr

-

São muitas as pessoas que acreditam que os cães, tal como os humanos, também têm consciência, mas a ciência nunca o tinha conseguido provar. Até agora.

Um novo da estudo da Tomsk State University, na Rússia, acredita ter demonstrado que os cães, assim como muitos outros animais, têm uma ideia de si mesmos e conseguem reconhecer-se.

A consciência tem sido muito estudada através de um método conhecido como “teste do espelho” que, no fundo, analisa as respostas dos participantes quando veem o seu reflexo no espelho.

Habitualmente usado com crianças e animais como, por exemplo, os chimpanzés, os resultados são sempre positivos mas muitos cientistas consideram que esta não é a melhor forma de avaliar esta característica com todos os animais.

Foi por isso que Roberto Cazzolla Gatti, o autor deste novo estudo publicado na revista Ethology, Ecology and Evolution, quis testar um novo método.

“Até agora, só os seres humanos e os grandes símios (com exceção dos gorilas), um único elefante asiático, alguns golfinhos, pegas e algumas formigas passaram no teste do espelho. Uma grande variedade de espécies falha neste teste, incluindo várias espécies de macacos, pandas e leões-marinhos”, explica.

E quem tem cães sabe perfeitamente que estes não mostram interesse nenhum em ver-se ao espelho. Por outro lado, tal como os lobos e os golfinhos, são animais que têm altos níveis de complexidade cognitiva.

Gatti criou então um novo teste para ir além da versão habitual do espelho, a partir de um outro sentido muito mais importante para os cães: o olfato.

Para isso, o investigador usou quatro cães vadios e recolheu amostras de urina de cada um, armazenando-as em recipientes específicos. De seguida, realizou um teste com os animais no início de cada estação do ano.

O teste consistiu em apresentar aos cães cinco amostras, quatro delas com as anteriores e uma sem qualquer tipo de odor. Os quatro participantes podiam mover-se livremente durante cinco minutos e o tempo necessário para cada um foi registado.

Os resultados foram surpreendentes: todos os cães dedicaram mais tempo a cheirar as amostras dos outros do que a sua própria urina, um comportamento que pode confirmar então a hipótese de que os cães realmente têm consciência de si próprios.

O estudo mostrou ainda uma correlação entre a idade dos cães e o tempo gasto para cheirar as amostras de urina, um resultado que apoia firmemente a ideia de que o auto conhecimento aumenta com a idade, como já demonstrado com outras espécies, como chimpanzés e humanos (um adulto tem uma melhor ideia de si mesmo do que um bebé).

A abordagem inovadora usada para testar a autoconsciência de um animal destaca assim a necessidade de mudar o paradigma antropocêntrico do teste do espelho para uma perspetiva mais específica a ser usada para cada espécie.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …