Os buracos negros também arrotam. E este arrotou duas vezes

NASA

Conceito artístico de um buraco negro devorando massa de gás

Quando o gás cósmico se aproxima de um buraco negro, acaba por ser sugado pela força gravitacional – mas parte da energia é devolvida ao espaço sob a forma de um “arroto”.

Os telescópios espaciais Hubble e Chandra, da NASA, identificaram um novo “arroto” a emergir de um buraco negro localizado a 800 milhões de anos-luz de distância da Terra. E viram também os resíduos de outro “arroto” que ocorreu há 100 mil anos.

“Os buracos negros são comedores vorazes, mas não têm boas maneiras à mesa”, afirmou Julie Comerford, da Universidade do Colorado Boulder, nos Estados Unidos, durante a 231ª reunião da Sociedade Americana de Astronomia, em Washington.

“Há muitos exemplos de buracos negros a soltar ‘arrotos’ individuais, mas descobrimos uma galáxia com um buraco negro gigantesco que não solta um, mas dois arrotos”. O “arroto”, em si, consiste num fluxo de partículas de alta energia que é lançado para fora do buraco negro.

Os buracos negros “supermassivos”, considerados os maiores, são encontrados nos centros de quase todas as grandes galáxias. A emissão de raios-X da galáxia em questão – a SDSS J1354 + 1327 – foi captada pelo telescópio Chandra, que permitiu aos cientistas identificar com precisão a localização do buraco negro.

O Hubble mostrou, por sua vez, uma nuvem de gás azul esverdeado que se distanciava do buraco negro, um rescaldo do “arroto” anterior.

Os astrónomos descobriram que eletrões tinham-se largado dos átomos da massa de gás, e supõem que isso foi causado por uma explosão de radiação na vizinhança do buraco negro. Enquanto isso, a radiação expandia-se para 30 mil anos-luz de distância do próprio buraco negro.

Mas os cientistas identificaram uma pequena circunferência nas imagens: o sinal de um novo “arroto” a emergir do buraco cósmico. “Esse novo ‘arroto’ está em movimento, na verdade, como uma onda de choque que se desloca muito rápido”, disse Comerford.

“Pensei numa metáfora para isso, e estava a decidir se deveria usá-la ou seria um pouco demais… mas imagine alguém a jantar na mesa da cozinha, come e arrota, come e arrota. até que percebemos que ainda tem um ‘arroto’ antigo suspenso no ar na direção do aperitivo. Enquanto isso, eles comeram o prato principal e soltaram um novo ‘arroto'”.

Stsci / CXC / NASA

Setas indicam os dois ‘arrotos’ do buraco negro – o mais antigo está na parte inferior, e o mais recente no topo

Segundo Comerford, o buraco negro estava a passar por um ciclo de “refeição, arroto e soneca” antes de recomeçar o ciclo. As observações, publicadas no Astrophysical Journal, são importantes uma vez que sustentam teorias anteriores – não demonstradas até agora – de que os buracos negros devem passar por esses ciclos.

Esperava-se que ficassem brilhantes durante o processo de comer e arrotar e, na fase da soneca, escurecessem.

“A teoria previa que os buracos negros deveriam acender e apagar muito rapidamente. E a prova dos buracos negros dessa galáxia é que eles ‘reluzem’ com hiatos de 100 mil anos – o que é muito lento em prazos humanos, mas muito rápido quando se trata de intervalos de tempo cosmológicos”, conta Comerford.

Os cientistas acreditam que o buraco negro “arrotou” duas vezes porque fez duas refeições separadas.

A explicação pode estar no fato de que a galáxia em que se encontra colidiu com outra galáxia próxima. O impacto teria gerado uma abundância de gás cósmico – um verdadeiro “banquete” para o buraco negro.

“Há uma corrente de estrelas e gás que ligam essas duas galáxias. A colisão levou o gás a vazar para o buraco negro supermassivo e alimentá-lo com duas refeições separadas, que levaram a esses dois ‘arrotos’ isolados”, acrescenta Comerford.

ZAP // BBC / Phys.org

PARTILHAR

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …