Os buracos negros também arrotam. E este arrotou duas vezes

NASA

Conceito artístico de um buraco negro devorando massa de gás

Quando o gás cósmico se aproxima de um buraco negro, acaba por ser sugado pela força gravitacional – mas parte da energia é devolvida ao espaço sob a forma de um “arroto”.

Os telescópios espaciais Hubble e Chandra, da NASA, identificaram um novo “arroto” a emergir de um buraco negro localizado a 800 milhões de anos-luz de distância da Terra. E viram também os resíduos de outro “arroto” que ocorreu há 100 mil anos.

“Os buracos negros são comedores vorazes, mas não têm boas maneiras à mesa”, afirmou Julie Comerford, da Universidade do Colorado Boulder, nos Estados Unidos, durante a 231ª reunião da Sociedade Americana de Astronomia, em Washington.

“Há muitos exemplos de buracos negros a soltar ‘arrotos’ individuais, mas descobrimos uma galáxia com um buraco negro gigantesco que não solta um, mas dois arrotos”. O “arroto”, em si, consiste num fluxo de partículas de alta energia que é lançado para fora do buraco negro.

Os buracos negros “supermassivos”, considerados os maiores, são encontrados nos centros de quase todas as grandes galáxias. A emissão de raios-X da galáxia em questão – a SDSS J1354 + 1327 – foi captada pelo telescópio Chandra, que permitiu aos cientistas identificar com precisão a localização do buraco negro.

O Hubble mostrou, por sua vez, uma nuvem de gás azul esverdeado que se distanciava do buraco negro, um rescaldo do “arroto” anterior.

Os astrónomos descobriram que eletrões tinham-se largado dos átomos da massa de gás, e supõem que isso foi causado por uma explosão de radiação na vizinhança do buraco negro. Enquanto isso, a radiação expandia-se para 30 mil anos-luz de distância do próprio buraco negro.

Mas os cientistas identificaram uma pequena circunferência nas imagens: o sinal de um novo “arroto” a emergir do buraco cósmico. “Esse novo ‘arroto’ está em movimento, na verdade, como uma onda de choque que se desloca muito rápido”, disse Comerford.

“Pensei numa metáfora para isso, e estava a decidir se deveria usá-la ou seria um pouco demais… mas imagine alguém a jantar na mesa da cozinha, come e arrota, come e arrota. até que percebemos que ainda tem um ‘arroto’ antigo suspenso no ar na direção do aperitivo. Enquanto isso, eles comeram o prato principal e soltaram um novo ‘arroto'”.

Stsci / CXC / NASA

Setas indicam os dois ‘arrotos’ do buraco negro – o mais antigo está na parte inferior, e o mais recente no topo

Segundo Comerford, o buraco negro estava a passar por um ciclo de “refeição, arroto e soneca” antes de recomeçar o ciclo. As observações, publicadas no Astrophysical Journal, são importantes uma vez que sustentam teorias anteriores – não demonstradas até agora – de que os buracos negros devem passar por esses ciclos.

Esperava-se que ficassem brilhantes durante o processo de comer e arrotar e, na fase da soneca, escurecessem.

“A teoria previa que os buracos negros deveriam acender e apagar muito rapidamente. E a prova dos buracos negros dessa galáxia é que eles ‘reluzem’ com hiatos de 100 mil anos – o que é muito lento em prazos humanos, mas muito rápido quando se trata de intervalos de tempo cosmológicos”, conta Comerford.

Os cientistas acreditam que o buraco negro “arrotou” duas vezes porque fez duas refeições separadas.

A explicação pode estar no fato de que a galáxia em que se encontra colidiu com outra galáxia próxima. O impacto teria gerado uma abundância de gás cósmico – um verdadeiro “banquete” para o buraco negro.

“Há uma corrente de estrelas e gás que ligam essas duas galáxias. A colisão levou o gás a vazar para o buraco negro supermassivo e alimentá-lo com duas refeições separadas, que levaram a esses dois ‘arrotos’ isolados”, acrescenta Comerford.

ZAP // BBC / Phys.org

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …