Os arcos-íris circulares existem. Só tem de estar no sítio correto para os ver

Os arcos-íris circulares completos podem ser vistos na natureza, mas é preciso estar no sítio certo para os detetar. Na realidade, todos os arco-íris são circulares, só que estamos habituados a vê-los a partir do chão. Isto significa que a metade inferior está tapada (ou não visível), apesar do restante do fenómeno existir.

Um exemplo recente foi captado pelos trabalhadores da construção civil no Centro Lakhta, em São Petersburgo, que trabalhavam num arranha-céus de 87 andares e 462 metros de altura. Com estas medidas, o edifício é o mais alto da Europa e o 16º mais alto do mundo, o que o torna um ótimo ponto de observação.

De acordo com o IFL Science, a razão pela qual temos de estar num ponto mais alto para ver os arcos-íris completos tem que ver com a necessidade de haver gotas de água por baixo do seu horizonte observável. Isso só acontece se se estiver muito longe do solo.

“O centro de um arco-íris é diretamente oposto à posição do Sol no céu, pelo que mais do que um arco-íris pode ser visto à medida que o sol se aproxima do horizonte”, explicou o UK Met Office. “Por consequência, normalmente veremos a maior percentagem de um arco-íris (50%) ao nascer ou ao pôr-do-sol”.

Isto significa que os aviões também são um bom local para a observação de arcos-íris. De facto, as aeronaves são usadas em truques divertidos da luz como na ilusão ótica que faz parecer que a sombra de um avião está a ser iluminada por uma auréola da cor do arco-íris.

Este fenómeno, conhecido arco de piloto, é produzido por processos semelhantes aos que criam um arco-íris, mas com uma pequena alteração. O fenómeno tem, na realidade, pouco a ver com a sombra. Ocorre simplesmente no mesmo local da sombra porque este é o ponto anti-solar, o ponto diretamente oposto ao Sol da perspetiva do observador. Por outras palavras, o Sol está diretamente atrás da sombra do espectador.

Um ponto alto é, geralmente, um bom local para diversões com o Sol, e há muitas fotografias e vídeos excelentes de pessoas que aproveitam ao máximo, por exemplo, os espectros de Brocken, local onde a ilusão ótima foi observada pela primeira vez, garantindo-lhe o nome local Brockengespenst.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.