Os americanos estiveram mesmo na Lua (e quem o confirma são os chineses)

A corrida espacial continua, mas desta vez com cientistas chineses a provarem que os americanos pisaram mesmo a Lua. A China utilizou um sistema de laser para medir a distância entre a Terra e a Lua (LLR), fazendo uso do retrorrefletor colocado pelo astronauta americano David Scott.

Há muito tempo que os defensores da teoria da “conspiração lunar“, segundo a qual os norte-americanos nunca pisaram a Lua, acusam a NASA de ter falsificado as filmagens das alunagens de Neil Armstrong, alegam que tudo não passou de uma fraude, e sustentam que a NASA não tinha ainda na altura tecnologia para levar o Homem até ao nosso satélite.

Embora a generalidade dos entendidos opte por nem dar atenção à teoria conspiratória, diversos argumentos são normalmente apresentados como prova de que o Homem deu sim um passo de gigante na Lua – nomeadamente o facto de nada menos que 12 astronautas o terem feito, e trazido (ou deixado) souvenirs para mais tarde recordar.

Entre essas provas, conta-se a experiência LLR, ou Lunar Laser Ranging, uma técnica baseada na emissão de um raio laser em direcção a um dos espelhos deixados na superfície da Lua pelas missões Apollo, com o intuito de medir o tempo que a radiação demora a ser reflectida – e a partir daí calcular com precisão a distância da Terra à Lua.

A técnica Lunar Laser Ranging foi protagonista de um dos episódios de Big Bang Theory, durante o qual Leonard e Sheldon tentam explicar a Zack, um personagem “menos brilhante”, como funciona a experiência. Sem grande sucesso, diga-se.

Apesar da aparente simplicidade com que quatro geeks montam num telhado o equipamento necessário e realizam a experiência, até agora apenas equipas de cientistas dos Estados Unidos, França e Itália a tinham efectivamente realizado com êxito.

Esta segunda-feira, a China entrou na corrida ao LLR.

Segundo revela o jornal chinês gbtimes, uma equipa de investigadores chineses usou um sofisticado sistema de lasers, com um telescópio de 1.2 metros, para atingir um dos quatro Lunar Laser Ranging Retroreflector (LLRR) – neste caso, o maior deles, instalado pelo astronauta David Scott a 31 de julho de 1971, durante a missão Apollo 15.

Através dos impulsos laser refletidos pelo espelho, localizado na região lunar de Hadley–Apennine, a equipa de astrónomos dos Observatórios de Yunnan conseguiu medir a distância entre o dispositivo na Lua e a estação terrestre em que se encontravam – provando assim uma vez mais que um dia o Homem pisou a Lua.

A experiência LLR mede a distância entre a Terra e a Lua calculando o tempo que demora um pulso de laser a viajar da estação terrestre até ao retrorrefletor situado na Lua e a voltar para a Terra. Segundo concluíram os cientistas chineses, a distância é de 385.823,433 a 387.119,600 quilómetros.

David Scott / NASA

O Lunar Laser Ranging RetroReflector de David Scott 105×65 cm

Além do LLRR de David Scott, há mais três retroreflectores na Lua. Dois deles foram deixados nos locais de alunagem das missões Apollo 11 e 14, e o terceiro está instalado no Lunokhod 2, o segundo dos rovers não tripulados que a Rússia lançou para a Lua.

“Num futuro próximo, a China irá colocar o seu próprio retrorrefletor na Lua, impulsionando assim mais um passo da tecnologia LLR na China”, afirmou Li Yuqiang, investigador dos Observatórios de Yunnan.

A experiência LLR chinesa foi realizada no contexto dos preparativos de lançamento da sonda lunar Chang’e-4, previsto para 2018. Além da sonda que vai permitir estudar a metade da Lua que ainda não foi explorada, vai ser lançado um satélite que permite facilitar a comunicação com os investigadores em Terra.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. lol…

    supostamente houve n missões não tripuladas que poderiam ter colocado os ditos reflectores, ou seja, isto não prova absolutamente nada.

    aliás a desconfiança no que a NASA diz é perfeitamente natural qd estes srs hoje dizem o seguinte:
    * perdemos TODA a informação relativamente à telemetria das missões à lua, ou seja, perderam os dados das missoes mais importantes da NASA e quiça da humanidade….lol

    * perderam tb a tecnologia que supostamente os levou à lua.

    isto não é inventado, é dito pela propria NASA.

  2. A única coisa que eu sei… é que os políticos portugueses nunca lá estiveram. Caso contrário os ditos refletores já não estariam lá há muito.

  3. Porque que a nasa nunca mais mandou mais naves a lua?
    Perderam a tecnologia? Como é que isso acontece?
    A verdade é que se hoje em dia fossem à lua ia ser exigido muito mais.. as pessoas iam querer provas sem margem para dúvida! Não só umas que facilmente podem ser feitas em estúdio , como foram…
    porque que não instalaram uma câmera na lua a apontar para a terra? Porque não temos feed ao vivo da lua?
    Por isso garanto que nunca mais mandam ninguém lá.. vão inventar desculpas atrás de desculpas… “a missão vai falhar”.
    Eles nunca foram a lua.. porque que pessoas comuns não conseguem efectuar essa experiência do laser?
    Só esses “cientistas” da nasa e da China… porque não há provas que a experiência foi feita? É só “resultados da experiência são…. SIM, tá provado que os EUA foram a lua! Tem espelhos lá.. tá provado sem margem p dúvida”

        • Adoro quando fazem-se de espertos.. até perceber que não tem argumentos.. só sabem insultar exatamente porque não sabem o que dizer…
          Se é assim tão absurdo, porque não tens argumentos?
          Ah já sei.. “não vou perder o meu tempo a te ensinar”… claro!

  4. Glenn Armstrong??? Não terá sido um tal de Neil Armstrong? Vejam lá se não há aqui um erro.
    Esta experiência já foi realizada várias vezes, não é nada de novo a não o facto de desta terem sido os chineses a faze-la. Quando às teorias da treta são isso mesmo uma treta, essa gente nunca pensou que em plena Guerra Fria os soviéticos jamais deixariam passar isso em branco caso não tivesse sido mesmo realizado? No entanto, calaram-se, porque os norte-americanos de facto estiveram lá. Vai ser engraçada a imagem que essas pessoas terão quando os netos e bisnetos forem fazer turismo0 a visitar esses locais históricos.

RESPONDER

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …