/

Reveladas as origens de um famoso monumento da Idade da Pedra

Arthur’s Stone, um dos monumentos da Idade da Pedra mais famosos do Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram as origens de Arthur’s Stone, um dos monumentos mais famosos da Idade da Pedra do Reino Unido.

Arthur’s Stone, que data do período Neolítico, por volta do ano 3700 A.C., está localizado no topo de uma colina com vista para o Vale Dourado, em Herefordshire, e inspirou a “Mesa de Pedra”, um dos lugares do mundo fictício da obra “As Crónicas de Nárnia”.

Num comunicado da Universidade de Manchester, o professor Julian Thomas, que liderou a investigação, explicou que o túmulo neolítico está ligado aos “corredores dos mortos” que lhe ficam próximos, descobertos em 2013.

Os arqueólogos sempre presumiram que a sua enorme pedra angular erguida sobre uma série de pedras de suporte e uma câmara menor com uma passagem em ângulo reto ficavam dentro de um monte de pedras em forma de cunha, semelhante aos que se encontram em Cotswolds e Gales do Sul.

No entanto, a equipa de investigadores mostrou agora que o monumento se estendia originalmente para um campo imediatamente a sul do túmulo.

Os cientistas descobriram que, inicialmente, o túmulo havia sido um grande monte composto por turfa empilhada, mantida por uma paliçada de postes verticais colocados numa paliçada estreita em torno do monte. Porém, quando os postes apodreceram e o monte desabou, foi adicionada uma avenida de postes maiores, que conduziam ao monte do Vale Dourado mais abaixo.

O monte inicial, identificável na fenda da paliçada e nas marcas visíveis de cima das câmaras de pedra, aponta para o topo da colina próxima de Dorstone Hill.

No entanto, a última avenida de postes, juntamente com as duas câmaras de pedra e uma pedra vertical localizada imediatamente à frente deles, alinha-se no horizonte distante na falha entre Skirrid e Garway Hill, a sudeste.

“As diferentes orientações das duas fases de construção são significativas porque as nossas escavações em Dorstone Hill, entre 2011 e 2019, revelaram três grandes montes semelhantes em construção aos que agora se sabe que representam a primeira etapa da Arthur’s Stone”, explicou Thomas.

“Cada um destes três montes de turfa foi construído sobre a pegada de um grande edifício de madeira que foi deliberadamente queimado. Portanto, a Arthur’s Stone foi agora identificada como estando intimamente ligada a esses ‘corredores dos mortos’ próximos.”

“De facto, o bloco de terras altas entre o Vale Dourado e o Vale Wye está agora a revelar que alberga uma paisagem cerimonial neolítica integrada”, concluiu o investigador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.