Descoberta a origem de cancro cerebral mortal

Uma equipa de investigadores descobriu a origem do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral maligno. Os cientistas acreditam que pode ser o primeiro passo para encontrar um tratamento.

O glioblastoma é um tipo agressivo de cancro que pode aparecer no cérebro ou na espinal medula. Os sinais e sintomas iniciais são pouco específicos e podem incluir cefaleias, alterações de personalidade, náuseas e sintomas semelhantes aos de um acidente vascular cerebral.

Agora, uma equipa de investigadores da Universidade McGill, no Canadá, identificou a origem e um gene específico necessário para o crescimento do tumor no glioblastoma. Os investigadores encontraram mutações causadores de cancro num gene chamado PDGFRA, que impulsiona a divisão celular e o crescimento quando é ativado.

“Nós investigamos grandes conjuntos de dados públicos de pacientes, crianças e adultos, além daqueles que geramos a partir de amostras de pacientes em laboratório, e chegamos à mesma conclusão: o PDGFRA foi indevidamente ativado nestes tumores. Isto levou-nos a suspeitar que essa quinase desempenha um papel importante na formação do tumor”, disse Carol Chen, uma das coautoras do estudo, citada pelo Tech Explorist.

Os autores descobriram que este tumor cerebral maligno tem origem num tipo específico de célula estaminal neuronal. Os resultados foram publicados recentemente na revista científica Cell.

“Como estes tumores cerebrais retêm uma memória, ou pegada, da célula em que se originaram, poderíamos então apontar o tipo de célula mais semelhante para estes tumores, neste caso, progenitores neuronais inibitórios que surgem durante o desenvolvimento fetal ou após nascimento em estruturas específicas do cérebro em desenvolvimento”, explicou Claudia Kleinman, coautora principal do estudo.

A questão é que, normalmente, o PDGFRA não é ativado nesta população de células estaminais neuronais, cujo ADN tem uma estrutura única que permite que o gene seja ativado onde não deveria estar, levando a este tipo de cancro.

Existem medicamentos aprovados usados para ter como alvo o PDGFRA, que inibem a sua atividade para outros cancros pelos quais as mutações neste gene são responsáveis. Os autores realçam que isto oferece esperança na procura por um tratamento para o glioblastoma.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …