Astrónomos usam organismo unicelular para recriar teia de filamentos cósmicos

NASA, ESA, and J. Burchett and O. Elek – UC Santa Cruz

Mapa da teia cósmica gerada a partir do algoritmo baseado no physarum polycephalum

Uma equipa de astrónomos usou um pequeno organismo unicelular para mapear a teia cósmica, considerada a “espinha dorsal” do Universo.

Este organismo unicelular – Physarum polycephalum – constrói redes muito semelhantes a teias e comparáveis aos filamentos criados pela gravidade por todo o Universo. O ser vivo unicelular amarelado, que tem a aparência de um fungo mas age como um animal, usa a sua habilidade para criar complexas redes de filamentos em busca de alimentos.

A gravidade, que molda o Universo, constrói uma vasta estrutura de filamentos em forma de teia de aranha, interligando galáxias e aglomerados de galáxias ao longo de tubos invisíveis de gás e de matéria escura com centenas de milhões de anos-luz de comprimento.

Face à semelhança entra as duas teias, os cientistas decidiram usar a única que conseguimos observar para mapear e tentar entender as que são invisíveis, adianta o ScienceAlert.

Um dos elementos-chave da teia cósmica é a matéria escura que, apesar de invisível, compõe a maior parte do material do Universo. Os astrónomos tiveram dificuldade em encontrar estes fios, uma vez que o gás dentro deles é demasiado escuro para ser detetado. Por isso, recorreram ao organismo celular para construir um mapa dos filamentos no universo local – ou seja, num perímetro que vai até 100 milhões de anos-luz de distância da Terra – e assim encontrar o gás.

Os cientistas projetaram um algoritmo inspirado no comportamento do organismo e aplicaram-no aos dados que contêm as localizações de mais de 37.000 galáxias já mapeadas por cientistas. Posteriormente, o computador produziu um mapa tridimensional da estrutura da teia cósmica subjacente.

De seguida, analisaram a luz de 350 quasares distantes catalogados no Hubble Spectroscopic Legacy Archive. Os quasares servem como lanternas cósmicas, já que possuem uma luz intensa que viaja através do espaço e da teia cósmica. Nessa luz, estava a assinatura do gás hidrogénio invisível que a equipa analisou em pontos específicos ao longo dos filamentos.

Uma vez que esses pontos se encontram muito longe das galáxias, que são ricas em gás, a equipa estava em condições de vincular o gás à grande estrutura do Universo. As assinaturas deste gás já são detetadas há muito tempo, mas, agora, esta equipa conseguiu provar a “probabilidade teórica de que este gás abrange a rede cósmica”.

Durante este trabalho, cujos resultados foram publicados no Astrophysical Journal Letters, os cientistas também tiveram algumas surpresas: uma delas foi o facto de este estudo ter revelado gás associado à teia cósmica, a mais de 10 milhões de anos-luz de distância das galáxias.

Além disso, os astrónomos também descobriram que a assinatura ultravioleta do gás fica mais forte nas regiões mais densas dos filamentos, mas depois desaparece. Tal é explicado pelas violentas interações das galáxias com o meio intergaláctico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …

Animais terrestres começaram a morrer muito antes da vida marinha no Permiano

Uma equipa internacional de geólogos e paleobiólogos descobriu evidências que poderão redefinir a linha do tempo estabelecida quando a vida começou a desaparecer na extinção do Permiano-Triássico. Há cerca de 252 milhões de anos, a grande …

Num clima de incerteza, Orçamento do Estado entra em vigor

O Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) entra em vigor esta quarta-feira, depois de ter sido publicado ontem em Diário da República.  O documento foi promulgado, a 23 de março, pelo Presidente da República, depois de ter …

DGS admite 9.500 infetados, pico pode já ter ocorrido e Costa não descarta reabertura gradual das escolas

Na terça-feira, decorreu uma reunião à porta fechada que juntou o núcleo de especialistas da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Ricardo Jorge com a elite política e os parceiros sociais. Alguns ficaram "otimistas", outros …