/

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

11

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies.

De acordo com o Science Alert, um novo vídeo divulgado nas redes sociais mostra várias orcas — Orcinus orca — a perseguir tubarões-brancos — Carcharodon carcharias — perto da Seal Island (Ilha das Focas), na África do Sul.

Tal como o nome indica, esta pequena ilha é o lar de uma população de cerca de três mil lobos-marinhos-australianos (Arctocephalus pusillus), assim como de pinguins e outras espécies, tornando-a popular entre os tubarões-brancos para caçar as suas refeições.

O vídeo foi filmado pelo conservacionista Elton Polly e publicado no Facebook pela Oceans Research. “As orcas foram vistas a perseguir um tubarão-branco, e outros também estavam na vizinhança na altura. Um tubarão-branco parece estar nervoso com a presença das orcas, mas outro não parecia muito perturbado”, escreveu a organização.

“Vamos monitorizar a atividade entre as orca e os tubarões-brancos nos próximos dias, para ver se há alguma mudança de comportamento”, acrescentou na mesma publicação.

https://www.facebook.com/OceansResearch/videos/420059681992976/?v=420059681992976

De acordo com o mesmo site, é difícil dizer se as orcas estão de facto envolvidas numa manobra coordenada, ou se o seu comportamento foi uma coincidência. No entanto, evidências recentes sugerem que os dois animais não se dão bem (e que, nestes casos, as orcas geralmente saem por cima).

Investigações recentes descobriram que, quando as orcas aparecem num local de caça dos tubarões-brancos, os tubarões tendem a tornar-se escassos, desaparecendo em minutos e ficando longe do mesmo local para o resto da temporada.

Além disso, já deram à costa no Cabo Ocidental carcaças destes tubarões com marcas de dentadas e, curiosamente, sem os seus fígados, sendo que também já foram avistadas orcas a comer o fígado de outros tubarões. Logo, não é muito difícil perceber o que é que está a acontecer.

Para além de ser enorme (chegando a pesar várias centenas), o fígado do tubarão-branco tem muitas calorias, obtidas a partir da gordura das focas que estes animais comem. De acordo com um artigo publicado em 2013, o fígado de um tubarão-branco de 456 quilos contém cerca de 400 litros de óleo.

ZAP //

11 Comments

  1. fígado de um tubarão-branco de 456 quilos contém cerca de 400 litros de óleo.
    Não brinquem. Para isto, era preciso que o bicho tivesse 11% de corpo e 89% de pança…!!!

  2. O vídeo deixou bem claro que a ‘Orcinus orca’ é oportunista também. Ficou evidente que o grande golfinho tenta intimidar um jovenzinho ‘carcharodon carcharias’ em fuga, percebe-se pela barbatana dorsal cortando a superfície d’água. A evidência mostra um tubarão-branco passando rente ao barco apenas observando a situação ou aprendendo com ela. Registro bem interessante sobre a interação desses dois predadores de topo.
    Logo no início do vídeo, será que não foi o tubarão que buscou proximidade com as orcas que estavam de passagem, e houve uma reação de um golfinho adulto?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.