Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies.

De acordo com o Science Alert, um novo vídeo divulgado nas redes sociais mostra várias orcas — Orcinus orca — a perseguir tubarões-brancos — Carcharodon carcharias — perto da Seal Island (Ilha das Focas), na África do Sul.

Tal como o nome indica, esta pequena ilha é o lar de uma população de cerca de três mil lobos-marinhos-australianos (Arctocephalus pusillus), assim como de pinguins e outras espécies, tornando-a popular entre os tubarões-brancos para caçar as suas refeições.

O vídeo foi filmado pelo conservacionista Elton Polly e publicado no Facebook pela Oceans Research. “As orcas foram vistas a perseguir um tubarão-branco, e outros também estavam na vizinhança na altura. Um tubarão-branco parece estar nervoso com a presença das orcas, mas outro não parecia muito perturbado”, escreveu a organização.

“Vamos monitorizar a atividade entre as orca e os tubarões-brancos nos próximos dias, para ver se há alguma mudança de comportamento”, acrescentou na mesma publicação.

This footage was captured yesterday at Seal Island, Mossel Bay.Orcas were spotted chasing a white shark, and a few other white sharks were in the vicinity at the time. One white shark appears to be unnerved by the presence of the orcas, but another shark didn't seem too perturbed.We'll monitor the orca and white shark activity over the next few days, to see of there are any behavioural changes. 🎥 Elton Polly

Publicado por Oceans Research em Quinta-feira, 7 de novembro de 2019

De acordo com o mesmo site, é difícil dizer se as orcas estão de facto envolvidas numa manobra coordenada, ou se o seu comportamento foi uma coincidência. No entanto, evidências recentes sugerem que os dois animais não se dão bem (e que, nestes casos, as orcas geralmente saem por cima).

Investigações recentes descobriram que, quando as orcas aparecem num local de caça dos tubarões-brancos, os tubarões tendem a tornar-se escassos, desaparecendo em minutos e ficando longe do mesmo local para o resto da temporada.

Além disso, já deram à costa no Cabo Ocidental carcaças destes tubarões com marcas de dentadas e, curiosamente, sem os seus fígados, sendo que também já foram avistadas orcas a comer o fígado de outros tubarões. Logo, não é muito difícil perceber o que é que está a acontecer.

Para além de ser enorme (chegando a pesar várias centenas), o fígado do tubarão-branco tem muitas calorias, obtidas a partir da gordura das focas que estes animais comem. De acordo com um artigo publicado em 2013, o fígado de um tubarão-branco de 456 quilos contém cerca de 400 litros de óleo.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. fígado de um tubarão-branco de 456 quilos contém cerca de 400 litros de óleo.
    Não brinquem. Para isto, era preciso que o bicho tivesse 11% de corpo e 89% de pança…!!!

  2. O vídeo deixou bem claro que a ‘Orcinus orca’ é oportunista também. Ficou evidente que o grande golfinho tenta intimidar um jovenzinho ‘carcharodon carcharias’ em fuga, percebe-se pela barbatana dorsal cortando a superfície d’água. A evidência mostra um tubarão-branco passando rente ao barco apenas observando a situação ou aprendendo com ela. Registro bem interessante sobre a interação desses dois predadores de topo.
    Logo no início do vídeo, será que não foi o tubarão que buscou proximidade com as orcas que estavam de passagem, e houve uma reação de um golfinho adulto?

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …