Órbitas caóticas podem levar a Terra a colidir com Marte

(cv) NASA 360

-

Segundo o geofísico norte-americano Stephen Meyers, dentro de alguns milhares de milhões de anos a Terra pode “matematicamente” colidir com Marte.

Um estudo realizado pelo geofísico Stephen Meyers, investigador da Universidade do Wisconsin–Madison, nos EUA, permitiu ao investigador norte-americano concluir que o Sistema Solar é caótico – e um dia isso poderia ter consequências desagradáveis.

“A grande descoberta desta investigação foi ter encontrado a primeira prova geológica inequívoca que confirma a ideia de que o Sistema Solar é caótico“, diz Meyers em entrevista ao podcast da revista Scientific American.

Referindo-se a estas propriedades caóticas do sistema, Meyers usa o sentido matemático da palavra, segundo o qual o futuro de um sistema complexo é fortemente dependente das suas condições iniciais. Assim, uma mudança ocasional nas órbitas dos planetas pode ser causada por uma interacção mal determinada entre diferentes corpos no Sistema Solar.

“Isso é conhecido como o efeito borboleta. É exactamente o mesmo fenómeno – a ideia de que uma borboleta a voar sobre o Oceano Índico poderia influenciar padrões climáticos na América do Norte uma semana mais tarde,” explica Meyers.

O cientista encontrou provas da sua teoria numa rocha no Colorado. A rocha é sedimentar, o que indica alterações climáticas causadas pelas variações da quantidade de luz solar que atinge o planeta. Segundo Meyers, isso resultou das mudanças da órbita terrestre.

De acordo com o cientista, durante os últimos 50 milhões de anos a órbita mudou de forma uma vez em cada 2,4 milhões de anos, o que provocou, simultaneamente, dramáticas alterações climáticas.

Entretanto, a equipa de Meyers examinou as rochas do Colorado e concluiu que há cerca de 85 milhões de anos atrás, o ciclo da mudança de órbita foi de apenas 1,2 milhões de anos. Segundo os cientistas, essa variação está ligada à interacção entre a Terra e Marte – e é característica de um sistema caótico.

Segundo Meyers, uma das consequências possíveis é a colisão de Marte com a Terra – embora a probabilidade de que isso aconteça não seja grande.

Na realidade, além do “efeito borboleta”, Meyers está também a aplicar à escala dos corpos planetários um outro conceito teórico da mecânica quântica: o de que o caótico Movimento Browniano das partículas num fluido pode fazer com que uma molécula num copo de água “decida” inesperadamente seguir uma trajectória vertical e saltar do copo.

A probabilidade de que tal aconteça não é zero. É apenas muito muito muito pequena.

AJB, ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …