Órbitas caóticas podem levar a Terra a colidir com Marte

(cv) NASA 360

-

Segundo o geofísico norte-americano Stephen Meyers, dentro de alguns milhares de milhões de anos a Terra pode “matematicamente” colidir com Marte.

Um estudo realizado pelo geofísico Stephen Meyers, investigador da Universidade do Wisconsin–Madison, nos EUA, permitiu ao investigador norte-americano concluir que o Sistema Solar é caótico – e um dia isso poderia ter consequências desagradáveis.

“A grande descoberta desta investigação foi ter encontrado a primeira prova geológica inequívoca que confirma a ideia de que o Sistema Solar é caótico“, diz Meyers em entrevista ao podcast da revista Scientific American.

Referindo-se a estas propriedades caóticas do sistema, Meyers usa o sentido matemático da palavra, segundo o qual o futuro de um sistema complexo é fortemente dependente das suas condições iniciais. Assim, uma mudança ocasional nas órbitas dos planetas pode ser causada por uma interacção mal determinada entre diferentes corpos no Sistema Solar.

“Isso é conhecido como o efeito borboleta. É exactamente o mesmo fenómeno – a ideia de que uma borboleta a voar sobre o Oceano Índico poderia influenciar padrões climáticos na América do Norte uma semana mais tarde,” explica Meyers.

O cientista encontrou provas da sua teoria numa rocha no Colorado. A rocha é sedimentar, o que indica alterações climáticas causadas pelas variações da quantidade de luz solar que atinge o planeta. Segundo Meyers, isso resultou das mudanças da órbita terrestre.

De acordo com o cientista, durante os últimos 50 milhões de anos a órbita mudou de forma uma vez em cada 2,4 milhões de anos, o que provocou, simultaneamente, dramáticas alterações climáticas.

Entretanto, a equipa de Meyers examinou as rochas do Colorado e concluiu que há cerca de 85 milhões de anos atrás, o ciclo da mudança de órbita foi de apenas 1,2 milhões de anos. Segundo os cientistas, essa variação está ligada à interacção entre a Terra e Marte – e é característica de um sistema caótico.

Segundo Meyers, uma das consequências possíveis é a colisão de Marte com a Terra – embora a probabilidade de que isso aconteça não seja grande.

Na realidade, além do “efeito borboleta”, Meyers está também a aplicar à escala dos corpos planetários um outro conceito teórico da mecânica quântica: o de que o caótico Movimento Browniano das partículas num fluido pode fazer com que uma molécula num copo de água “decida” inesperadamente seguir uma trajectória vertical e saltar do copo.

A probabilidade de que tal aconteça não é zero. É apenas muito muito muito pequena.

AJB, ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …