Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre uma espécie em perigo e humanos.

Habitantes da pequena vila de Lusan avistaram um orangotango de Bornéu a vaguear pelas ruas no dia 7 de junho. À Vice, o autarca Muhammad Irham disse que o macaco saltava de árvore em árvore à procura de comida. “Parecia estar com fome”, contou.

As imagens captadas pelos locais mostram o orangotango, grande e pesado, a atravessar uma estrada enquanto alguns residentes tentam conduzir o animal.

Uma pessoa chegou até a segurar a mão do animal, enquanto outras gritaram, quer por medo, quer por alegria. Os mais impressionados, registavam o momento com os seus smartphones.

Depois de ser presenteado com um banquete de banana, jaca e leite, o orangotango adormeceu encostado a uma árvore atrás de uma casa.

Apesar de os orangotangos serem animais simpáticos, os mais selvagens podem atacar os seres humanos. “Se orangotangos selvagens se perderem na aldeia, será perigoso, porque podem matar os moradores”, disse Jamartin Sihite, CEO da Fundação de Sobrevivência de Orangotango de Bornéu.

Alertados sobre o visitante inesperado, funcionários do Centro de Conservação de Recursos Naturais de Kalimantan Oriental transportaram o animal para um centro de conservação, onde será eventualmente libertado na floresta.

O centro suspeita de que o macho adulto terá sido solto como parte de um programa de conservação, depois de ter sido encontrado um microchip no seu corpo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …

Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado. Trata-se de um túnel construído há vários séculos como …

Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos. Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto …

Inflação aumenta para 1,5% em julho

A inflação terá atingido os 1,5% em julho, um aumento de 1,0 pontos percentuais face ao registado em junho, de acordo com a informação já apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). “Tendo por base a …

Autoridades israelitas investigam empresa que criou programa Pegasus

Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel, foi a Paris conversar com a sua homóloga francesa, Florence Parly. Em Telavive, as autoridades israelitas inspecionaram, esta quarta-feira, os escritórios da NSO. O Expresso escreve que, esta quarta-feira, …

PS e PAN discordam da decisão de Marcelo de enviar Carta dos Direitos na Era Digital para o TC

O artigo 6.º da Carta Portuguesa dos Direitos Humanos na Era Digital tem sido polémico, por prever a existência de entidades certificadas para atribuir selos de qualidade a órgãos de comunicação social que produzam informação …

Cientistas estão a desvendar os mistérios da origem da fotossíntese

Um novo estudo planeia desvendar os mistérios da origem da fotossíntese. Embora seja um processo pré-histórico, ainda pouco se sabe sobre as suas origens. Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar …

Governo prolonga apoio à retoma progressiva às empresas

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada esta quinta-feira a prorrogação …

Oito números que não aparecem no Censos 2021

Dados preliminares foram divulgados nesta semana. Médias, comparações e percentagens que podem ser feitas a partir dos números publicados. O Instituto Nacional de Estatística anunciou nesta semana que já estão disponíveis os dados preliminares dos Censos …

Governo aprova designação de Ana Paula Vitorino para liderar AMT

A ex-ministra do Mar e deputada do PS, Ana Paula Vitorino, foi esta quinta-feira aprovada para liderar a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O Governo de António Costa aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, …