Oracle será “parceira tecnológica” do TikTok nos EUA. Microsoft fica pelo caminho

A empresa de tecnologia norte-americana Oracle foi a escolhida como “parceira técnica” da rede social TikTok, juntando-se à a sua empresa-mãe chinesa, ByteDance para orientar as operações da empresa nos Estados Unidos (EUA).

Segundo noticiou o Financial Times e o Washington Post, citados pelo Observador, o acordo em causa não prevê a venda total da rede social. Fontes ligadas ao processo relatam que a TikTok apresentou uma proposta ao governo dos EUA que permite à ByteDance manter a propriedade mas ceder a outra empresa a gestão da “cloud” de dados dos utilizadores.

A TikTok escolheu a Oracle no domingo e as empresas intermediaram o negócio para satisfazer as preocupações dos reguladores norte-americanos. De acordo com o Washington Post, a proposta, que ultrapassou a da Microsoft, pode envolver uma mudança da sede fora da China.

O Observador avançou que o negócio não está totalmente fechado mas, se de facto envolver a Oracle, poderá estar em cima da mesa a compra de participação na ByteDance.

Também no domingo, a Microsoft informou que a sua oferta para adquirir as operações da TikTok nos EUA tinha sido rejeitada.

Como lembrou a agência Lusa, a Casa Branca considerou a TikTok uma ameaça para a segurança nacional dos EUA por ser propriedade de uma empresa chinesa, apesar de a ByteDance ter recusado as acusações norte-americanas de que partilha informação dos utilizadores norte-americanos com o Governo chinês.

Em agosto, Trump mostrou-se favorável a que a Oracle, com estreitas relações com a Casa Branca, assumisse as operações da TikTok nos EUA. Com mais de 80 milhões de utilizadores no país, é das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, convertendo-se no principal meio de entretenimento e um canal de marketing para as celebridades.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China manifestou clara oposição à venda forçada da TikTok por considerar que violaria os princípios da Organização Mundial do Comércio.

Pequim vê a venda da TikTok como mais um capítulo da guerra comercial com Washington, que tenta conter o crescente poderio tecnológico do gigante asiático, com restrições impostas à empresa de telecomunicações Huawei e à popular rede social WeChat, do conglomerado digital Tencent.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Candidatura de Santana surpreendeu Silvano. Paulo Cunha apontado à liderança do PSD (mas não já)

Pedro Santana Lopes apresentou-se este domingo como candidato à Câmara da Figueira da Foz. Candidatura surpreendeu secretário-geral e coordenador autárquico do PSD, José Silvano. Apesar de andar há mais de um mês no terreno e nas …

Marcelo quer ver regionalização debatida depois das autárquicas

O Presidente da República insiste na importância de se discutir a regionalização na aplicação dos fundos europeus, mas considera que isso só deve acontecer depois das eleições autárquicas. "Tenho visto alguns autarcas dizerem que, por termos …

Desarticulação do Governo em relação ao sistema de avaliação indigna a Função Pública

Sem propostas para alterar o sistema de avaliação da Função Pública, o Governo admitiu falta de articulação interna na reunião aos sindicatos. Os sindicatos da Função Pública não receberam qualquer proposta para alterar o atual sistema …

Porto ganha força e pode mesmo acolher a final da Liga dos Campeões

A hipótese de o Porto receber a final da Liga dos Campeões começa a ganhar força, após a reunião entre a UEFA e o Governo britânico não ter corrido de feição. Londres era a opção favorita …

Cerca sanitária em Odemira revela lacunas na ligação entre entidades

O resultado da intervenção da GNR no controlo dos que pretendem trabalhar nas explorações agrícolas sem ter realizado teste à covid-19 não é comunicada à ACT. O porta-voz do Comando Territorial de Beja da GNR disse …

Jorge Costa responde a Pepe: "Deve ter-se esquecido de quem eu sou"

O treinador do Farense e ex-jogador do FC Porto respondeu a Pepe na flash interview, depois da troca de palavras entre ambos no final do jogo desta segunda-feira no Estádio do Dragão (5-1). "O Pepe deve …

Salgado começa a ser julgado em junho. Defesa recorre da decisão de separar processos

O antigo presidente do BES começa a ser julgado a 7 de junho por três crimes de abuso de confiança, no âmbito da Operação Marquês, mas a sua defesa já entregou um recurso por …

Onda de violência em Jerusalém não tem fim. UE considera ataques "inaceitáveis"

A situação continua a ser preocupante em Israel e a comunidade internacional já tem deixado alguns alertas para que seja posto fim à violência. Na noite desta segunda-feira, um incêndio rompeu na zona da Esplanada das …

Sporting já tem autocarro decorado e reclama 23.º título. A FPF só reconhece 18

A apenas uma vitória do título, o Sporting já tem o autocarro decorado para celebrar a conquista. Os 'leões' reclamam 23 títulos, embora a FPF só reconheça 18. O Sporting CP está a uma vitória de …

Descoberta vila da Idade do Bronze submersa num lago suíço

A descoberta de uma vila da Idade do Bronze, submersa num lago suíço, redefine a história da cidade de Lucerna e sugere que a área foi colonizada 2.000 anos antes do que se pensava. O lago …