Oracle será “parceira tecnológica” do TikTok nos EUA. Microsoft fica pelo caminho

A empresa de tecnologia norte-americana Oracle foi a escolhida como “parceira técnica” da rede social TikTok, juntando-se à a sua empresa-mãe chinesa, ByteDance para orientar as operações da empresa nos Estados Unidos (EUA).

Segundo noticiou o Financial Times e o Washington Post, citados pelo Observador, o acordo em causa não prevê a venda total da rede social. Fontes ligadas ao processo relatam que a TikTok apresentou uma proposta ao governo dos EUA que permite à ByteDance manter a propriedade mas ceder a outra empresa a gestão da “cloud” de dados dos utilizadores.

A TikTok escolheu a Oracle no domingo e as empresas intermediaram o negócio para satisfazer as preocupações dos reguladores norte-americanos. De acordo com o Washington Post, a proposta, que ultrapassou a da Microsoft, pode envolver uma mudança da sede fora da China.

O Observador avançou que o negócio não está totalmente fechado mas, se de facto envolver a Oracle, poderá estar em cima da mesa a compra de participação na ByteDance.

Também no domingo, a Microsoft informou que a sua oferta para adquirir as operações da TikTok nos EUA tinha sido rejeitada.

Como lembrou a agência Lusa, a Casa Branca considerou a TikTok uma ameaça para a segurança nacional dos EUA por ser propriedade de uma empresa chinesa, apesar de a ByteDance ter recusado as acusações norte-americanas de que partilha informação dos utilizadores norte-americanos com o Governo chinês.

Em agosto, Trump mostrou-se favorável a que a Oracle, com estreitas relações com a Casa Branca, assumisse as operações da TikTok nos EUA. Com mais de 80 milhões de utilizadores no país, é das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, convertendo-se no principal meio de entretenimento e um canal de marketing para as celebridades.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China manifestou clara oposição à venda forçada da TikTok por considerar que violaria os princípios da Organização Mundial do Comércio.

Pequim vê a venda da TikTok como mais um capítulo da guerra comercial com Washington, que tenta conter o crescente poderio tecnológico do gigante asiático, com restrições impostas à empresa de telecomunicações Huawei e à popular rede social WeChat, do conglomerado digital Tencent.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Almeida segura camisola rosa (e ganha tempo à concorrência)

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) reforçou esta terça-feira a camisola rosa, numa 16.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta ganha pelo esloveno Jan Tratnik (Bahrain-McLaren), resistente da fuga do dia. Tratnik, de 30 anos, cortou …

Trump refere-se a Fauci como "um desastre" e acusa-o de ser "idiota"

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que o principal rosto do combate à pandemia no governo, o imunologista Anthony Fauci, é um "desastre" e possivelmente um "idiota", numa altura em que o …

Estado condenado a indemnizar cidadão romeno por tratamento desumano

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado português ao pagamento de 14 mil euros por tratamento desumano do cidadão romeno Lonuţ-Marian Bădulescu, durante a detenção deste na cadeia do Porto. Numa decisão esta …

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …