Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

Jose Mario Pires / Wikimedia

Clínica Universidad de Navarra.

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite.

No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária de Navara menciona a homossexualidade e a promiscuidade como “dados epidemiológicos”. De acordo com a clínica, estes dados são “essenciais para orientar a etiologia” da gastroenterite e ajudam a determinar possíveis casos de proctite, salmonela ou gonorreia.

O código ético da clínica diz que todos os que lá trabalham devem “atuar de acordo com as normas da ética profissional e conforme os ensinamentos morais da Igreja Católica“. Dessa mesma forma, explica o jornal espanhol Público, todas as investigações devem respeitar os princípios da moral católica “relativos à sexualidade e à procriação humana”.

Também os tratamentos psiquiátricos e neurológicos da clínica “responderão aos princípios da antropologia cristã“.

“Não conheço nenhum protocolo de cuidado à gastroenterite aguda em emergências que contemple a homossexualidade ou os hábitos sexuais como causa, direta ou indireta, da diarreia aguda”, explicou ao diário espanhol Juan Luis Uria, especialista em medicina preventiva e saúde pública.

É a primeira vez que leio algo assim em quarenta anos de profissão. Não têm provas científicas e só pode ser entendido como chaves ideológicas”, acrescentou.

A clínica de Navarra, no nordeste de Espanha, pertence à Opus Dei, uma prelatura pessoal da Igreja Católica que, segundo o seu site, “ajuda os cristãos correntes a procurar a santidade no sue trabalho e nas suas atividades correntes”.

O guia de atuação, que inclui os protocolos para intervenções de emergência para esta condição médica, menciona ainda a importância de ter em consideração outros fatoress para além da homossexualidade e da promiscuidade, nomeadamente “viagens recentes” ou “ocupação do paciente”. Além disso, o consumo de água ou alimentos contaminados também é referido.

Em sua defesa, a clínica espanhola afirma que outros guias de referência, como por exemplo o da Associação Espanhola de Gastroenterologia, mencionam a “homossexualidade ou um paciente afetado com SIDA” como uma indicação de possível parasitocultura.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quando tocamos com reportagens sobre bichas com Gastroenterite?.. O que deveriam pegar para Vitória dos homens de boa vontade, seria uma super bactéria no anus para que viesse fazer cair seus pintos!

  2. Que historia mais sem anexo por favor espanha não se torne tapada agora em pleno seculo de mudança que vergonha para uma clinica quero passar longe dessa clinica super decepcionado

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …