Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

Jose Mario Pires / Wikimedia

Clínica Universidad de Navarra.

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite.

No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária de Navara menciona a homossexualidade e a promiscuidade como “dados epidemiológicos”. De acordo com a clínica, estes dados são “essenciais para orientar a etiologia” da gastroenterite e ajudam a determinar possíveis casos de proctite, salmonela ou gonorreia.

O código ético da clínica diz que todos os que lá trabalham devem “atuar de acordo com as normas da ética profissional e conforme os ensinamentos morais da Igreja Católica“. Dessa mesma forma, explica o jornal espanhol Público, todas as investigações devem respeitar os princípios da moral católica “relativos à sexualidade e à procriação humana”.

Também os tratamentos psiquiátricos e neurológicos da clínica “responderão aos princípios da antropologia cristã“.

“Não conheço nenhum protocolo de cuidado à gastroenterite aguda em emergências que contemple a homossexualidade ou os hábitos sexuais como causa, direta ou indireta, da diarreia aguda”, explicou ao diário espanhol Juan Luis Uria, especialista em medicina preventiva e saúde pública.

É a primeira vez que leio algo assim em quarenta anos de profissão. Não têm provas científicas e só pode ser entendido como chaves ideológicas”, acrescentou.

A clínica de Navarra, no nordeste de Espanha, pertence à Opus Dei, uma prelatura pessoal da Igreja Católica que, segundo o seu site, “ajuda os cristãos correntes a procurar a santidade no sue trabalho e nas suas atividades correntes”.

O guia de atuação, que inclui os protocolos para intervenções de emergência para esta condição médica, menciona ainda a importância de ter em consideração outros fatoress para além da homossexualidade e da promiscuidade, nomeadamente “viagens recentes” ou “ocupação do paciente”. Além disso, o consumo de água ou alimentos contaminados também é referido.

Em sua defesa, a clínica espanhola afirma que outros guias de referência, como por exemplo o da Associação Espanhola de Gastroenterologia, mencionam a “homossexualidade ou um paciente afetado com SIDA” como uma indicação de possível parasitocultura.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quando tocamos com reportagens sobre bichas com Gastroenterite?.. O que deveriam pegar para Vitória dos homens de boa vontade, seria uma super bactéria no anus para que viesse fazer cair seus pintos!

  2. Que historia mais sem anexo por favor espanha não se torne tapada agora em pleno seculo de mudança que vergonha para uma clinica quero passar longe dessa clinica super decepcionado

RESPONDER

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …