Opositores detidos na Venezuela por “conspirar para assassinar Maduro”

Agencia de Noticias ANDES

Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro

Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro

O Ministério Público (MP) venezuelano anunciou hoje a emissão de uma ordem de detenção contra o ex-embaixador venezuelano Diego Árria e os opositores Pedro Burelli e Ricardo Koesling por alegada conspiração para assassinar o presidente Nicolás Maduro.

O anúncio foi feito pela Procuradora-Geral da República, Luísa Estela Morales, que disse ao canal estatal Venezuelana de Televisão (VTV) que o MP convocou várias pessoas para prestarem declarações no âmbito de um alegado plano de magnicídio denunciado recentemente pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), no poder.

“A primeira pessoa que foi citada, Pedro Burelli, não compareceu perante o MP e temos a certeza de que outros dois deles também não vão comparecer. Ordenámos a detenção destes cidadãos, sabemos que não estão no país e por isso vamos solicitar à Interpol que sejam capturados”, disse.

Segundo Luísa Estela Morales, “surgiram alguns elementos de investigação que levaram o Executivo a fazer uma importante denúncia” que passam pela existência de “planos políticos violentos, de parte de grupos desestabilizadores, de parte de grupos que estão atuando à margem da lei, para atentar contra a vida do Presidente da República, contra a vida de altos funcionários, criar um clima de caos e desestabilização no país”.

“Intensificámos a investigação e decidimos adotar um conjunto de medidas para por um travão a tudo isto. Não podemos esperar que ocorram os fatos”, frisou.

Segundo a Procuradora, os três são acusados de alegada “traição à pátria, instigação para cometer delito, instigação pública e conspiração contra um Governo legitimamente constituído” e foi também citada para declarar, como testemunha, a dirigente estudantil e militante do partido opositor Vontade Popular, Gabriela Arellano.

No passado dia 06, sete dirigentes opositores foram intimados pelo MP para prestar declarações, entre os dias 09 e 25 de junho, no âmbito de uma investigação sobre um alegado plano de magnicídio contra o Presidente Nicolas Maduro.

Entre os citados estão também o ex-candidato presidencial Henrique Salas Römer, a opositora Maria Corina Machado, que em fevereiro de 2012 participou, juntamente com Diego Árria, nas eleições primárias da oposição, em que Henrique Capriles Radonski, foi eleito como candidato da ‘Unidade’ contra Hugo Chávez.

A 28 de maio, o “alto comando político” da revolução bolivariana acusou vários dirigentes políticos opositores de, com o apoio de um banqueiro, estarem a preparar um golpe de Estado e um atentado contra Nicolás Maduro.

“Temos todas as provas do plano de magnicídio e do golpe de Estado (…) O que estamos apresentando faz parte de uma investigação penal que envolve setores da direita venezuelana”, disse o dirigente do PSUV, Jorge Rodríguez.

Segundo aquele responsável os planos conspirativos começaram antes das eleições municipais de 08 de dezembro de 2013 e contemplam o incentivo à violência nas ruas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …