Oposição lança gás lacrimogéneo no Parlamento do Kosovo

sc Lajminet Kosovë / Youtube

-

Deputados da oposição interromperam esta quinta-feira uma sessão no Parlamento do Kosovo, depois de recorrerem a latas de gás lacrimogéneo e apitos.

A sessão parlamentar consistia em chegar a um acordo para normalizar as relações com a Sérvia, algo que a oposição considera que ameaça a integridade territorial do país, avança o The Guardian.

“Os acordos alcançados em Bruxelas e a demarcação da fronteira com o Montenegro não vão passar por nós”, disse em comunicado o bloco de oposição do partido Vetëvendosje.

“Nós não vamos permitir o regresso da Sérvia ao Kosovo. Os territórios do Kosovo não vão ser doados a Montenegro. O governo tem de acabar com este acordo”.

Para mostrar o seu desagrado, alguns dos deputados lançaram três latas de gás lacrimogéneo, uma delas através de Albin Kurti,  líder do mesmo partido que, mais tarde, ainda atirou um copo de água a outros membros do Governo.

Dois deputados desmaiaram, entre eles o representante da União Europeia no Kosovo Samuel Zbogar e a deputada Fljora Brovina, mas ninguém se encontra em estado grave. A sala teve de ser evacuada e foi preciso esperar meia hora para retomar o debate.

O deputado Ismet Beciri declarou, citado pelo RT, que esta posição não pode ser considerada uma atitude democrática.

“Gás lacrimogéneo e balas são o que, noutros tempos, o exército sérvio e a polícia usavam contra os albaneses”, disse.

Este episódio é apenas o terceiro de uma série de vários incidentes que foram protagonizados pela oposição. No mesmo dia, o presidente do Parlamento já tinha sido impedido de falar com os jornalistas, através do uso de apitos.

Um dos membros do partido da oposição, Glauk Konjufca, disse que estes protestos vão continuar. Não houve qualquer intervenção policial e nenhum dos intervenientes foi detido.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.