Desperdiçamos oportunidades de 5 minutos para sermos felizes todos os dias

A recente reportagem da Harvard Business Review defende a priorização do tempo em detrimento do dinheiro e a tomada de decisões diárias. Infelizmente, segundo a professora Ashley Whillans, a maioria de nós faz exatamente o oposto.

Um dos pontos mais intrigantes do artigo é este: “Nós sobrestimamos a quantidade de tempo necessária para desfrutar de uma experiência”.

O resultado, de acordo com Whillans, é que “acabamos por desperdiçar pequenos tempos livres e que poderíamos usar com mais eficiência. Cinco minutos dedicados à socialização com um colega ou 20 minutos numa bicicleta elíptica geralmente têm benefícios de humor mais poderosos do que esperamos”.

Whillans não especifica as formas como desperdiçamos esses pequenos tempos, mas podem ser, por exemplo, verificar e-mails ou navegar nas redes sociais nos cinco ou dez minutos entre as reuniões. Segundo o nosso raciocínio, não é tempo suficiente para fazer algo agradável, por isso preenchemo-lo sem pensar.

Uma grande lição  é a importância de abordar o tempo livre com intencionalidade. Como a especialista em gestão de tempo Laura Vanderkam escreve no seu livro Off the Clock, “poucas pessoas apareciam no trabalho às 8h00 sem nenhuma ideia do que fariam até as 13h00, e ainda assim as pessoas voltavam para casa às 18h00 sem pensar o que farão até às 23h00.”

Como Whillans, Vanderkam recomenda especificamente a socialização com amigos e familiares, observando que aqueles que dão tempo às pessoas importantes das suas vidas são mais propensos a sentir que têm tempo para as coisas que querem fazer. “As pessoas expandem o tempo”, escreve.

Outra grande lição é que não sabemos predizer como qualquer experiência – como treinar ou conversar com um colega de trabalho – nos fará sentir.

De facto, um estudo de 2014 publicado no Journal of Experimental Psychology: General descobriu que as pessoas são mais felizes quando conversam com um passageiro durante uma viagem – embora pensem que ficariam mais felizes se mantivessem em silêncio para si mesmas.

O tempo – mesmo que sejam “só” cinco minutos – é um bem precioso.

PARTILHAR

RESPONDER

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …

Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada. A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio …

Governo duplica ajuda a bares e discotecas

O Governo vai duplicar o limite máximo dos apoios, através do programa Apoiar,  a empresários em nome individual de setores que se mantêm encerrados por lei. O Governo decidiu não só prolongar o programa Apoiar para …

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …