Desperdiçamos oportunidades de 5 minutos para sermos felizes todos os dias

A recente reportagem da Harvard Business Review defende a priorização do tempo em detrimento do dinheiro e a tomada de decisões diárias. Infelizmente, segundo a professora Ashley Whillans, a maioria de nós faz exatamente o oposto.

Um dos pontos mais intrigantes do artigo é este: “Nós sobrestimamos a quantidade de tempo necessária para desfrutar de uma experiência”.

O resultado, de acordo com Whillans, é que “acabamos por desperdiçar pequenos tempos livres e que poderíamos usar com mais eficiência. Cinco minutos dedicados à socialização com um colega ou 20 minutos numa bicicleta elíptica geralmente têm benefícios de humor mais poderosos do que esperamos”.

Whillans não especifica as formas como desperdiçamos esses pequenos tempos, mas podem ser, por exemplo, verificar e-mails ou navegar nas redes sociais nos cinco ou dez minutos entre as reuniões. Segundo o nosso raciocínio, não é tempo suficiente para fazer algo agradável, por isso preenchemo-lo sem pensar.

Uma grande lição  é a importância de abordar o tempo livre com intencionalidade. Como a especialista em gestão de tempo Laura Vanderkam escreve no seu livro Off the Clock, “poucas pessoas apareciam no trabalho às 8h00 sem nenhuma ideia do que fariam até as 13h00, e ainda assim as pessoas voltavam para casa às 18h00 sem pensar o que farão até às 23h00.”

Como Whillans, Vanderkam recomenda especificamente a socialização com amigos e familiares, observando que aqueles que dão tempo às pessoas importantes das suas vidas são mais propensos a sentir que têm tempo para as coisas que querem fazer. “As pessoas expandem o tempo”, escreve.

Outra grande lição é que não sabemos predizer como qualquer experiência – como treinar ou conversar com um colega de trabalho – nos fará sentir.

De facto, um estudo de 2014 publicado no Journal of Experimental Psychology: General descobriu que as pessoas são mais felizes quando conversam com um passageiro durante uma viagem – embora pensem que ficariam mais felizes se mantivessem em silêncio para si mesmas.

O tempo – mesmo que sejam “só” cinco minutos – é um bem precioso.

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …