Desperdiçamos oportunidades de 5 minutos para sermos felizes todos os dias

A recente reportagem da Harvard Business Review defende a priorização do tempo em detrimento do dinheiro e a tomada de decisões diárias. Infelizmente, segundo a professora Ashley Whillans, a maioria de nós faz exatamente o oposto.

Um dos pontos mais intrigantes do artigo é este: “Nós sobrestimamos a quantidade de tempo necessária para desfrutar de uma experiência”.

O resultado, de acordo com Whillans, é que “acabamos por desperdiçar pequenos tempos livres e que poderíamos usar com mais eficiência. Cinco minutos dedicados à socialização com um colega ou 20 minutos numa bicicleta elíptica geralmente têm benefícios de humor mais poderosos do que esperamos”.

Whillans não especifica as formas como desperdiçamos esses pequenos tempos, mas podem ser, por exemplo, verificar e-mails ou navegar nas redes sociais nos cinco ou dez minutos entre as reuniões. Segundo o nosso raciocínio, não é tempo suficiente para fazer algo agradável, por isso preenchemo-lo sem pensar.

Uma grande lição  é a importância de abordar o tempo livre com intencionalidade. Como a especialista em gestão de tempo Laura Vanderkam escreve no seu livro Off the Clock, “poucas pessoas apareciam no trabalho às 8h00 sem nenhuma ideia do que fariam até as 13h00, e ainda assim as pessoas voltavam para casa às 18h00 sem pensar o que farão até às 23h00.”

Como Whillans, Vanderkam recomenda especificamente a socialização com amigos e familiares, observando que aqueles que dão tempo às pessoas importantes das suas vidas são mais propensos a sentir que têm tempo para as coisas que querem fazer. “As pessoas expandem o tempo”, escreve.

Outra grande lição é que não sabemos predizer como qualquer experiência – como treinar ou conversar com um colega de trabalho – nos fará sentir.

De facto, um estudo de 2014 publicado no Journal of Experimental Psychology: General descobriu que as pessoas são mais felizes quando conversam com um passageiro durante uma viagem – embora pensem que ficariam mais felizes se mantivessem em silêncio para si mesmas.

O tempo – mesmo que sejam “só” cinco minutos – é um bem precioso.

PARTILHAR

RESPONDER

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …