/

Operação de evacuação em Aleppo já começou

1

Depois do primeiro acordo ter sido ignorado tanto pelas forças do regime como pela oposição, esta quinta-feira dá-se finalmente a operação de evacuação de milhares de civis e rebeldes da cidade síria.

As forças do regime de Bashar al-Assad e da oposição chegaram esta madrugada a um novo acordo para a retirada de civis e combatentes do leste de Aleppo, a última zona da cidade controlada pelos rebeldes.

As fontes dos serviços secretos disseram à AFP que o acordo foi conseguido depois de conversações entre a Turquia e a Rússia, países que apoiam as forças da oposição e do regime sírio respetivamente.

Cerca de quatro mil rebeldes e as respetivas famílias estão a ser retirados da cidade, noticiou hoje a televisão estatal síria. No entanto, ativistas sírios estão também a acusar as forças governamentais de terem alvejado ambulâncias que tentavam sair da cidade com os primeiros feridos.

Em declarações à CNN, o médico Hamzah al-Khateab, responsável por toda a logística médica no processo, afirmou que “quatro pessoas ficaram feridas e uma morreu”.

O primeiro cessar-fogo, acordado na passada terça-feira, foi abortado, depois dos bombardeamentos violentos terem regressado à cidade.

Ainda não é certo o número de pessoas que se encontram presas na cidade mas, segundo o presidente dos Médicos do Munde, Françoise Sivignon, serão “cerca de 100 mil pessoas” que se encontram encurraladas num verdadeiro “inferno”.

A perda de Aleppo vai representar mais um golpe duro na estratégia dos rebeldes, que conquistaram a parte oriental da segunda maior cidade síria em 2012, mas estão agora confinados a um pequeno reduto, na sequência da ofensiva lançada pelas forças do regime de Assad em meados de novembro.

Desde o início do conflito, em 2011, já morreram mais de 300 mil pessoas e metade da população do país fugiu.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Afinal o Bashar e os russos também se preocupam com a evacuação de civis ( e até dos rebeldes !).
    Falta saber quantos civis estarão mortos ou para morrer em Mossul, bombardeada pelos states e atacada pelos iraquianos e curdos….
    Parece que carnificina é só em Alepo onde estão os russos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.