Operação de evacuação em Aleppo já começou

Depois do primeiro acordo ter sido ignorado tanto pelas forças do regime como pela oposição, esta quinta-feira dá-se finalmente a operação de evacuação de milhares de civis e rebeldes da cidade síria.

As forças do regime de Bashar al-Assad e da oposição chegaram esta madrugada a um novo acordo para a retirada de civis e combatentes do leste de Aleppo, a última zona da cidade controlada pelos rebeldes.

As fontes dos serviços secretos disseram à AFP que o acordo foi conseguido depois de conversações entre a Turquia e a Rússia, países que apoiam as forças da oposição e do regime sírio respetivamente.

Cerca de quatro mil rebeldes e as respetivas famílias estão a ser retirados da cidade, noticiou hoje a televisão estatal síria. No entanto, ativistas sírios estão também a acusar as forças governamentais de terem alvejado ambulâncias que tentavam sair da cidade com os primeiros feridos.

Em declarações à CNN, o médico Hamzah al-Khateab, responsável por toda a logística médica no processo, afirmou que “quatro pessoas ficaram feridas e uma morreu”.

O primeiro cessar-fogo, acordado na passada terça-feira, foi abortado, depois dos bombardeamentos violentos terem regressado à cidade.

Ainda não é certo o número de pessoas que se encontram presas na cidade mas, segundo o presidente dos Médicos do Munde, Françoise Sivignon, serão “cerca de 100 mil pessoas” que se encontram encurraladas num verdadeiro “inferno”.

A perda de Aleppo vai representar mais um golpe duro na estratégia dos rebeldes, que conquistaram a parte oriental da segunda maior cidade síria em 2012, mas estão agora confinados a um pequeno reduto, na sequência da ofensiva lançada pelas forças do regime de Assad em meados de novembro.

Desde o início do conflito, em 2011, já morreram mais de 300 mil pessoas e metade da população do país fugiu.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Afinal o Bashar e os russos também se preocupam com a evacuação de civis ( e até dos rebeldes !).
    Falta saber quantos civis estarão mortos ou para morrer em Mossul, bombardeada pelos states e atacada pelos iraquianos e curdos….
    Parece que carnificina é só em Alepo onde estão os russos.

RESPONDER

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …