O onze das maiores vendas do FC Porto ombrearia com os “gigantes” europeus

(dr) FC Porto

Falcao e Hulk.

Um onze com as maiores vendas do FC Porto permitiu um encaixe de 365 milhões de euros aos cofres portistas. Esta equipa daria aos ‘dragões’ um lugar entre as melhores equipas da Europa.

Ainda esta semana, a imprensa inglesa destacou um onze de antigas estrelas do Benfica que “lutaria pela Liga dos Campeões” e em que foram encaixados 465 milhões de euros. O ZAP decidiu investigar o onze das maiores vendas do FC Porto e, pelo resultado final, percebe-se que os ‘dragões’ também não teriam dificuldades em ombrear com os ‘gigantes’ do futebol europeu.

Com estes onze jogadores, o emblema portista conseguiu um encaixe de 365 milhões de euros. A mais humilde das vendas foi a de Vítor Baía ao Barcelona, em 96/97, que rendeu 6,5 milhões de euros aos cofres ‘azuis e brancos’.

A defesa foi a principal fonte de lucro do clube e nela perfilam alguns jogadores de alto gabarito. Éder Militão, vendido na última temporada por 50 milhões ao Real Madrid, é a venda mais cara de sempre do FC Porto e divide o centro da defesa com Mangala. O francês acabou por nunca atingir o seu potencial, mas foi vendido por 45 milhões de euros — a segunda venda mais cara.

Nas alas, Danilo e Alex Sandro fizeram outrora uma dupla de sucesso no Estádio do Dragão e foram vendidos por 31,5 e 26 milhões de euros, respetivamente.

O onze das maiores vendas do FC Porto

O meio-campo do Porto é o setor mais humilde e fragilizado, contando com um flop do clube e um jovem talentoso que acabou por desiludir em Manchester. Imbula foi vendido por 24,25 milhões após uma temporada desapontante em Portugal e Anderson foi vendido ao United com rótulo de craque, por 31,5 milhões de euros.

O destaque vai para João Moutinho, que já perto do fim da sua carreira ainda continua a brilhar no Wolverhampton de Nuno Espírito Santo. Na altura, em 2013/14, Moutinho foi vendido por 25 milhões de euros.

O ataque desta equipa concetual também traz boas lembranças aos adeptos portistas. Hulk e James na linhas, e Falcao no meio, trazem memórias de tempos áureos da conquista de campeonatos e da Liga Europa. Todos eles foram vendidos por verbas elevadas: Hulk foi para o Zenit por 40 milhões, James para o Mónaco por 45 milhões e Falcao para o Atlético de Madrid, também por 40 milhões de euros.

Há ainda jogadores vendidos por grandes valores que não conseguiram um lugar nesta equipa. André Silva, Jackson Martínez e Ricardo Carvalho são alguns dos portistas vendidos por mais de 25 milhões de euros que não conseguiram lugar no onze.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …