ONU oferece proteção a ‘Julieta da Arábia’

Aslan Media / Flickr

foto: Peter Hagyo-Kovacs / wikimedia

foto: Peter Hagyo-Kovacs / wikimedia

A história de Huda al-Niran, 22 anos, e do namorado, o iemenita Arafat Mohammed Tahar, 25, evoca a de Romeu e Julieta e tem motivado campanhas online e protestos de rua. Huda fugiu do seu país com o namorado e recebeu agora protecção da ONU enquanto tenta obter asilo.

Huda conheceu Arafat há três anos atrás, numa loja de telemóveis na Arábia Saudita, e os dois apaixonaram-se.  Arafat pediu a mão de Huda em casamento, mas o pedido foi negado pelo pai de Huda.

A minha família queria que eu me casasse com um outro homem“, diz Huda, “mas recusei-me. Disse que ninguém me tocaria senão Arafat. Foi aí que pensei que tinha que fugir.

Huda saiu de casa e cruzou a fronteira entre a Arábia Saudita e o Iémen, disfarçada de trabalhadora iemenita.

Segundo um comunicado da ONG Human Rights Watch, que conversou com o advogado do casal, Arafat também fugiu; planeavam casar-se no Iémen, mas foram ambos detidos na fronteira. Hura foi acusada de imigração ilegal.

Asilo

A Human Rights Watch diz que a Arábia Saudita está a pressionar o Iémen pela deportação de Huda, mas alertou que a jovem correria risco de sofrer violência por parte de sua própria família.

No domingo passado, representantes da Acnur, o braço da ONU para os refugiados, afirmaram à BBC que foi aberto um pedido de asilo para a jovem, aceitando a ideia de que a sua vida correria risco se ela voltasse para casa.

Enquanto o pedido é estudado, Huda está sob protecção da ONU e não pode ser deportada. A Acnur revelou à BBC que é grande a possibilidade de que ela receba o status de refugiada nos próximos dias – o que significaria que ela e Arafat ficariam livres para se casar.

Apoio

A história do casal teve grande repercussão no Facebook no Iémen, e diversas páginas foram criadas para apoiar os jovens apaixonados. Dezenas de pessoas saíram às ruas da capital do país, Sanaa, para protestar a favor de Huda e Arafat.

Muitos iemenitas têm apoiado a causa não apenas por ser uma história de amor, mas porque o caso desafia a Arábia Saudita – país vizinho com o qual o Iêmen tem relações por vezes tensas.

Segundo a France Presse, a Justiça iemenita ainda não decidiu sobre o caso. Uma nova audiência será realizada no dia 1 de dezembro.

As acusações que recaíam sobre Arafat foram retiradas, mas ele recusou-se a deixar a prisão onde está Huda. O casal encontra-se uma vez por semana, durante as audiências.

A empatia com Huda é porque ela se revoltou contra a sua cultura“, diz Fahad, funcionário público de 33 anos que organizou um dos protestos de apoio ao casal, que acrescenta que “ela enfrentou uma sociedade patriarcal que lhe ordenava que se casasse. Isso mostra a necessidade de termos Estados modernos, com liberdades e direitos e onde as pessoas possam, por exemplo, escolher com quem querem se casar.”

A história de Romeu Montéquio e Julieta Capuleto não terminou propriamente bem. Será que Julieta da Arábia e Romeu do Iémen vão ter direito a um final feliz?

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …